Vitória da Conquista: tudo sobre essa cidade!

Vitória da Conquista: tudo sobre essa cidade!

vitoria da conquista

Aprenda tudo sobre a cidade de Vitória da Conquista com nosso artigo. Desde sua economia, clima e até os esportes mais praticados. Confira!

Atualmente, a cidade já tem 180 anos e é uma das maiores e mais importantes de toda a Região Nordeste. Então, venha conhecer mais sobre Conquista agora mesmo.

Condições climáticas da cidade

Sempre que um turista visita essa cidade, um dos principais pontos que ele busca é a Serra do Periperi. A partir de lá, é possível ter uma grande vista dos vales e de toda aquela área.

Ao longo da cidade, o relevo tende a ser meio ondulado em alguns pontos. Por sua elevada altitude, o clima dali está entre os mais amenos da região nordeste.

Em geral, a máxima na estação quente do verão é em torno de 28°C. Enquanto isso, a temperatura mínima no mesmo período é de 17°C.

Já nos invernos, as temperaturas caem bastante, chegando a 14°C, com máxima de 23°C.

Economia de Vitória da Conquista

Inicialmente, quando ocorreu a fundação de Vitória da Conquista, sua principal atividade econômica era pecuária. Até que veio mudanças significativas na economia em 1940.

A partir daí, várias mudanças foram ocorrendo nas décadas seguintes. Por algum tempo, certos produtos agrícolas tornaram-se seu novo produto principal.

Porém, com o tempo isso mudou também. Atualmente, o foco da economia está na área urbana, principalmente no comércio. O setor industrial também prosperou bastante.

Nesse sentido, a cidade conta com uma infraestrutura excelente para prover serviços. Hoje ela é o sexto maior PIB da Bahia, e um dos que mais cresce em todos o Nordeste.

Dessa forma, Conquista tem um dos centros comerciais mais dinâmicos de toda a Região Nordeste. Há grande quantidade de empresas atacadistas e outros negócios diversos.

Também há grandes shoppings na cidade – Boulevard e Conquista Sul, e muitas opções de estabelecimentos para você aproveitar.

Embora a cidade também tenha perdido bastante economicamente com a crise, seu futuro ainda parece promissor.

Meios de Transporte

Pela sua estação Rodoviária, cidadãos podem viajar para qualquer cidade e região do país.

Além disso, a cidade também tem um aeroporto com aeronaves de grande porte. Com isso, é possível embarcar para onde precisar viajar dentro do Brasil.

Inicialmente, a cidade contava com o Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, porém ele não atendia as necessidades da população.

Por isso, inauguraram em 2019 um novo aeroporto com melhor atendimento e aviões mais bem equipados.

Assim, ele consegue prover boas viagens para a população local. Não apenas os conquistenses, mas cidadãos de várias outras cidades do Sudoeste da Bahia também embarcam ali.

Educação

Conquista também se destaca muito no campo educacional. Não apenas tem um dos maiores polos de educação na região Nordeste, mas de todo o país.

Milhares de jovens da cidade são universitários, e estudam em campus que oferecem ensino de qualidade. Por exemplo, podemos citar entre elas:

Além delas, existem outras opções também. Principalmente quando consideramos as que não estão em Conquista, mas nas regiões próximas.

Ou seja, os estudantes podem fazer breves viagens para estudar em uma cidade próxima também. Dependendo, é claro do local onde preferirem estudar.

Saúde

Em geral, o atendimento de saúde da cidade é de alto nível. Até mesmo já aconteceu de Conquista receber reconhecimento por ter hospitais muito eficientes.

Atualmente, o Hospital Geral administrado pelo governo é o principal. Porém, também há vários outros, tanto hospitais privados e públicos que atendem bem aos pacientes.

A maioria deles está bem equipada para tratar de situações médicas mais comuns. Dessa forma, a população local conta com boas opções para lidar com questões de saúde.

Esporte

Finalmente, vamos falar um pouco sobre a prática de esportes em Conquista. Assim como no restante do Brasil, o principal esporte da cidade é o futebol.

Existem dois clubes profissionais na cidade. São eles o Conquista F.C., fundado em 1978 e o ECPP – Esporte Clube Primeiro Passo que surgiu recentemente, em 2005.

Ambos disputam suas partidas no Estádio Lomantão. Ou seja, no Lomanto Júnior, que recebe esse apelido dos torcedores e da imprensa local.

Enfim, essas foram algumas informações sobre a cidade de Vitória da Conquista.