Vantagens ao investir no marketing digital

Muitas empresas se esforçam para se manter relevantes ao longo do tempo. Investir no marketing digital tem se provado muito eficiente para isso.

Basta pensar que, hoje em dia, a internet guia a maior parte dos hábitos de consumo das pessoas.

Com isso em mente, fica fácil entender por que investir em técnicas de marketing online é tão importante.

Nesse texto você vai encontrar as principais estratégias e os benefícios do marketing digital aplicado a vários tipos de empresas, desde indústria de papelão ondulado até e-commerce de roupas.

Formas de fazer marketing digital

Para ter certeza de que o marketing do seu empreendimento terá impacto, monte uma equipe coesa e capacitada.

O trabalho de profissionais especializados é essencial para levar sua marca para outro patamar.

Portanto, leia os tópicos a seguir e conheça estratégias de marketing digital que tem tudo para beneficiar sua empresa de decapagem química.

Identifique seu público

O primeiro passo para qualquer estratégia é identificar as principais características do público que sua empresa quer alcançar.

Existem duas formas de fazer isso: definir o público-alvo ou definir a persona.

O público-alvo é a definição do cliente médio da empresa, ou seja, o perfil que mais engaja com os conteúdos e ações divulgadas. Envolve informações como idade, nome e localização.

A persona é o conceito do cliente ideal para a empresa. É um perfil fictício que leva em conta aspectos mais pessoais, como:

  • Hábitos de consumo;
  • Hobbies;
  • Sonhos;
  • Inseguranças.

Se você fizer uso de algum desses conceitos, sua estratégia de marketing digital vai ter uma base sólida. 

Afinal, conhecer bem as pessoas para quem você está se dirigindo é fundamental.

Invista em marketing de conteúdo

Imagine que você é um autônomo que presta serviços domésticos. Você está encontrando dificuldades para divulgar seu trabalho usando apenas o boca a boca ou outros métodos tradicionais.

Considere criar um perfil em uma rede social para chegar a mais pessoas.

Nesse perfil, poste informações sobre como você realiza a instalação aquecedor a gás, destaque suas competências e publique depoimentos de clientes.

Isso é o que chamamos de marketing de conteúdo: divulgar um produto ou serviço por meio de conteúdos que sejam relevantes para o público.

No caso de empresas maiores, é ideal investir em um site próprio, além dos perfis nas redes sociais.

O site é um tipo de cartão de visitas virtual: quem entra nele deve ter acesso a todas as informações importantes sobre a marca para que haja a persuasão.

Use as redes sociais a seu favor

A importância das redes sociais para empresas vai além da possibilidade de divulgação de conteúdo. Elas são os meios de comunicação mais populares da web.

Ter um posicionamento consistente em algumas delas significa ter contato direto com os anseios, gostos e dúvidas do seu público.

Por isso, as marcas trabalham cada vez mais para criar proximidade entre elas e os clientes.

Um despachante pode fazer stories ou lives no Instagram tirando dúvidas sobre seu ramo de atuação.

É importante destacar que seu foco nas redes sociais deve ser trabalhar nichos. Isso quer dizer que não é indicado estar presente em todas as plataformas. Escolha aquelas que seu público-alvo mais frequenta.

Dessa forma, seus esforços vão ser direcionados para um perfil de público que já tem maior propensão a fechar negócio com você.

Faça campanhas de anúncio

A internet também é um ótimo lugar para fazer campanhas de anúncio direcionadas para quem você deseja alcançar.

Pesquise quais são as palavras mais procuradas pela sua persona no Google e baseie sua campanha sobre preços de serviços de contabilidade nisso.

Campanhas bem segmentadas em ferramentas como Facebook Ads e Instagram Ads podem render resultados ótimos sem um investimento tão alto.

Novamente, captar informações da sua base de clientes é primordial. Sem elas, sua segmentação pode não ser tão efetiva.

Aposte no e-mail marketing

Se as pessoas não chegam até você, é possível ir até elas por meio de estratégias de e-mail marketing.

Investir em conteúdo direcionado para e-mail é uma maneira muito eficiente de alcançar tipos diferentes de público.

Você pode enviar as principais ofertas da semana direto na caixa de entrada dos clientes, por exemplo.

Outra opção é fazer uma newsletter atrativa com informações relacionadas ao seu ramo de atuação.

É importante ressaltar que as pessoas precisam autorizar esse envio. Caso contrário, seu marketing será invasivo e irá por água abaixo.

Trabalhe com landing pages

As landing pages são páginas que têm o objetivo de conseguir conversões a partir de ofertas de conteúdos ricos.

As empresas podem oferecer downloads de e-books, webinars e outros materiais informativos em troca das informações de contato do visitante.

Sendo assim, é uma forma de captação de dados orgânica e sem prejuízos para nenhum dos lados.

Os conteúdos ricos também são uma modalidade de marketing de conteúdo com um direcionamento mais específico.

As vantagens do marketing digital

Como você pode ver, as estratégias de marketing digital são muito variadas e apresentam possibilidades muito promissoras.

Nesse tópico, saiba mais sobre as vantagens que essa prática representa para diferentes tipos de empresa, como escritório de despachantes e outros empreendimentos.

Clientes bem informados

Quando você possibilita que seus clientes se informem com profundidade sobre seu produto ou serviço, eles têm mais informações para analisar as ofertas.

Esse é o primeiro passo para convencê-los a passar por todas as etapas do funil de vendas, desde o primeiro contato até a venda concretizada.

Se você está tentando divulgar sua fábrica de epóxi, mas não informa como aplicar epoxi no chão, a tendência é que clientes em potencial desistam de comprar seu produto por falta de instruções mais detalhadas.

Mais oportunidades de negócio

O marketing digital permite que empresas pensem em ações simultâneas e integradas. Isso aumenta as oportunidades e traz mais segurança para o empreendimento.

Ter dados concretos da sua base de clientes dá a possibilidade de trabalhar nichos com mais exatidão.

É muito complexo conseguir alcançar uma audiência muito massiva na web a princípio. 

Começar identificando e qualificando grupos de clientes traz mais benefícios e a longo prazo, as audiências vão aumentando de forma orgânica.

Mais dados mensuráveis

Da mesma forma que é viável captar dados, é viável acompanhar em tempo real o impacto das ações de marketing da empresa.

A internet possibilita que você saiba com precisão quantas pessoas leram seu texto sobre certificado AVCB, abriram sua newsletter ou assistiram seu vídeo.

Essas informações são vitais para acompanhar a jornada de cada cliente no funil de vendas.

Sabendo qual é o comportamento de cada visitante no seu site, por exemplo, você pode trabalhar em conjunto com sua equipe de marketing e vendas para maximizar resultados.

Proximidade com os clientes

Os tempos em que as marcas se apresentavam como gigantes intocáveis passaram. Hoje em dia, investir na proximidade com os clientes é a palavra de ordem.

Tenha uma equipe de mídias sociais voltada para a administração dos perfis da marca na web.

Essa medida é interessante para ter contato mais direto com o público da marca, identificar padrões de comportamento e humanizar a empresa.

Além disso, marcas ativas nas redes sociais tendem a construir uma reputação mais positiva, pois isso demonstra preocupação e zelo com o cliente.

Autoridade da marca

As vantagens do marketing digital não dizem respeito só ao aumento de vendas. Seus benefícios se estendem até a reputação e a autoridade da marca.

A empresa que tem um site atualizado constantemente com conteúdos bem feitos passa a imagem de instituição séria e profissional.

Quanto mais qualificados seus clientes são, mais eles percebem a autoridade da empresa no mercado.

A longo prazo, isso influencia decisivamente na fidelização da clientela. Afinal, uma empresa que demonstra expertise estimula os clientes a continuarem com ela.

Ótimo custo x benefício

Uma vantagem crucial do marketing digital é que não é preciso investir grandes quantias para começar a ter resultados.

No marketing tradicional, os meios de comunicação são massivos, e por isso, inacessíveis a qualquer empresa que não seja de grande porte.

No marketing digital, por outro lado, empresas menores podem realizar ações baseadas em meios mais democráticos.

A internet traz muitas facilidades acerca das formas de interação e de publicação de conteúdos.

Use essas vantagens a seu favor para trabalhar com marketing digital sem comprometer as finanças da empresa.

Seja empresa de pequeno, médio ou grande porte, investir em formas de divulgação na web é um caminho certeiro para o sucesso.

Analise as possibilidades do seu empreendimento e conte com uma equipe bem capacitada para atingir grandes patamares.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.