Turismo esportivo no Rio de Janeiro: veja locais para conhecer

O Estado é repleto de destinos para a prática esportiva.

O turismo esportivo se refere a viagens que envolvem assistir ou participar de um evento esportivo. Essa modalidade de turismo é realizada desde a Antiguidade, quando as pessoas viajavam para praticar esportes e participar de eventos, como os jogos em Olímpia, na Grécia.

Esse é um dos segmentos de turismo que mais atrai estrangeiros para o Brasil. Nosso país é um destino interessante por sua grande extensão territorial, condições climáticas boas, geográficas e de infraestrutura para a prática de esportes.

O Brasil se tornou foco da atenção mundial ao sediar importantes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014, e as Olimpíadas de 2016. O estado do Rio de Janeiro, que sediou os Jogos Olímpicos, é um dos principais destinos do Brasil para aqueles que realizam turismo com motivação esportiva.

Rio de Janeiro

Em território nacional, você pode chegar aos destinos fluminenses através da Viação Águia Branca. A capital, Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis, Teresópolis e Petrópolis são algumas das cidades para se ir com o intuito esportivo. A “Cidade Maravilhosa” tem muitos atrativos esportivos além do futebol. Conhecer o Maracanã e assistir a um jogo é uma ótima pedida. Mas você pode se aventurar em muitas outras práticas esportivas.

Voo Livre

Uma delas é sobrevoar a cidade. O Rio de Janeiro é referência mundial em voo livre, contendo saltos duplos de asa-delta e parapente partindo da Pedra Bonita, com pilotos experientes que garantirão a sua segurança.

Surf

O Rio de Janeiro é uma cidade repleta de surfistas. As praias do Arpoador, Joatinga, Barra da Tijuca (Pepê), Recreio (Macumba), Prainha e Grumari são as que apresentam as melhores ondas da cidade. Em dias de ressaca, Copacabana, Ipanema e Leblon também são uma boa pedida.

A cidade também é um excelente destino para a prática de kite e de windsurf. Os ventos fortes e constantes tornam a Barra da Tijuca o cenário perfeito para esses esportes. Já a Lagoa Rodrigo de Freitas é lugar ideal para a prática de wakeboard, atraindo, inclusive, atletas profissionais.

Caminhada, Corrida e Ciclismo

A dupla calçadão e ciclovia à beira-mar é o convite perfeito para correr, pedalar e caminhar. De manhã, ou no final da tarde, o movimento é grande nas praias da zona sul e na Barra da Tijuca. Há na cidade um sistema de aluguel de bicicletas para aqueles que desejam realizar a prática.

Trekking, Rapel e Escalada

Com uma paisagem geográfica cheia de serras, montanhas, morros e pedras, o Rio de Janeiro oferece muitas opções de lugares para os adeptos da prática da escalada, do trekking e do rapel. Existe uma infinidade de trilhas na cidade, só na Floresta da Tijuca existem mais de cem. E elas podem levar os praticantes a cenários lindos e diversos, inclusive ao topo de cartões-postais como o Pão de Açúcar e o Corcovado.

Esporte à Vela

O cenário da Baía de Guanabara é ideal para a prática de iatismo, também conhecido como esporte da vela. Na Marina da Glória e no Iate Clube (Urca), locais perto da Baía, funcionam escolas para iniciantes.

Niterói

A cidade vizinha, Niterói, é um destino muito interessante para os amantes do surf. A Praia de Itacoatiara, por exemplo, apresenta grandes ondas. Niterói possui, no total, 11 quilômetros de praias, onde também se pratica bastante vôlei de praia e futevôlei. A cidade apresenta uma diversidade de parques naturais, serras e pedras para a prática de trilhas e esportes radicais.

Petrópolis

Com 200 quilômetros de trilhas, a região serrana de Petrópolis é cenário ideal para os interessados em esportes de aventura. A cidade é famosa por sediar torneios de mountain bike. Mas além das práticas de bike, a cidade oferece ótimos cenários para caminhadas e escaladas. Um excelente circuito é a Travessia Petrópolis-Teresópolis, que exige três dias de percurso e é considerada o trajeto de caminhada mais bonito do Brasil.

Teresópolis

A cidade possui uma diversidade de parques naturais, ideais para práticas como rapel, trilhas e escaladas. O principal deles é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, local excelente para a prática do montanhismo. O parque possui uma trilha suspensa, além de diversas cachoeiras, ou seja, um lugar agradável para estar em contato com a natureza.

Angra dos Reis

Para os mergulhadores ou interessados em iniciar a prática, o local ideal é Angra dos Reis. O município tem mais de 50 pontos de mergulho e várias praias de água cristalina. Em algumas é possível observar o fundo do mar com 10 metros de profundidade. Na cidade também se pratica passeio de escuna ou lancha, mountain bike, trekking, futevôlei, handbeach, vôlei de praia e futebol, entre outros esportes.