Segurança na internet: como se proteger no dia a dia

Trocar as senhas com frequência, ter cuidados com os pop-ups e manter o antivírus atualizado são algumas medidas básicas para navegar com mais tranquilidade

Pagar contas, conversar com chefe no expediente e com amigos nas horas de folga, fazer compras no mercado, pedir comida ou carro por aplicativos, ver filmes, procurar emprego, divulgar o seu negócio, conquistar novos clientes.

Hoje, é impossível imaginar o mundo sem internet. Em escala global, a diversidade de atividades realizadas virtualmente é crescente. Nesse contexto, é fundamental adotar práticas de segurança ao utilizar a Internet, para não ter seus dados vazados para terceiros nem sofrer golpes bancários.

Se você é um usuário assíduo da Internet, mas ainda não sabe muito bem como se proteger no ambiente virtual, confira algumas dicas de como navegar por ela com segurança, tanto no dispositivo móvel como no computador e notebook.

Cuidado com senhas

Deixar as suas senhas gravadas no computador e celular é uma praticidade, que economiza alguns segundos. Porém, ao deixá-las salvas em qualquer dispositivo aumentam as chances de serem descobertas, permitindo que estranhos acessem seus dados. Esse risco é ainda maior se o seu celular for furtado.

Por isso, o mais recomendado é não gravá-las em nenhum dispositivo — o que acaba sendo importante para você não esquecê-las. Além disso, é necessário alterá-las com certa periodicidade, a cada 3 meses pelo menos.

Outra dica essencial é inserir diferentes caracteres ao criar uma senha nova — letras maiúsculas e minúsculas, números  e símbolos — e não usar uma mesma senha para todos os seus sites e aplicativos.

Atualizar o antivírus

Manter o antivírus atualizado é outra medida simples importante para aumentar a segurança ao navegar nas redes. Alguns antivírus podem ser baixados e renovados  gratuitamente.

Antivírus são softwares que detectam, evitam e removem programas e arquivos infectados, capazes de proteger tanto computadores quanto celulares. Aliado a um bom antivírus, é importante ter cuidado na hora de acessar sites, baixar músicas, filmes e quaisquer arquivos. Faça downloads somente de plataformas conhecidas e seguras.

Ao acessar um link, verifique se há um cadeado no lado esquerdo do endereço e se ele começa por “https” (sigla em inglês que pode ser traduzida como “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”).

Ela consiste em um protocolo de transferência de dados entre redes distintas de computadores na rede e garante que o site  é seguro e não vai vazar seus dados para terceiros.

E-mails e falsas promoções

Você já recebeu mensagens com promoções arrebatadoras ou de e-mails desconhecidos (ou até em outra língua)? Cuidado. Esses costumam ser mecanismos frequentes para infectar computadores, celulares e contas.

Por isso, não clique em links ou arquivos de e-mails ou mensagens assim  — especialmente em grupos nas redes sociais. Além de promoções, os temas mais comuns nesses tipos de mensagens são propostas de emprego, rastreamento de encomendas e promessas para encontrar um amor.

Plug-ins e pop ups

Outro elemento que merece atenção são os plug-ins de browsers, uma maneira fácil de adicionar funções a eles (como acessar os feeds de redes sociais e baixar vídeos). Embora agilizem a sua navegação, essas extensões podem trazer vírus, atacar o seu navegador e roubar os seus dados.

Por isso, tenha cuidado e selecione bem quais plug-ins instalar em seu computador. Uma boa dica é ler avaliações realizadas por usuários na loja de aplicativos do navegador que você usa.

Os pop-ups são aquelas janelas ou cartazes que aparecem enquanto você navega por uma página, trazendo anúncios publicitários. Eles também merecem cuidado, já que também são capazes de infectar o seu dispositivo.

Não clique em qualquer anúncio, somente de lojas conhecidas e que você já comprou anteriormente. Se você não compra a partir desses anúncios, vale instalar um bloqueador para esses pop-ups.