Saiba se sua conexão é suficiente para jogar com o Google Stadia em 720p, 1080p ou 4K

Quase três meses após o anúncio do Stadia, o Google revelou muitos novos detalhes da plataforma, como seu preço, que será de 9,99 dolares por mês, ou disponibilidade, com o anúncio de que a plataforma de streaming estará disponível em Novembro deste ano. Ainda existem muitas dúvidas técnicas sobre o Stadia e sua operação no nível de dispositivos e navegadores.

Sabemos que o lega com 31 jogos e resolução de até 4K com uma taxa de 60 quadros por segundo, acompanhado de acordo com o caso do vídeo HDR. Mas, para atingir essas qualidades, além de pagar o Stadia Pro, a versão com assinatura, teremos que ter uma boa conexão. Lembre-se de que você precisa mover uma quantidade de informações em tempo real com a menor latência possível.

Como saber se a sua conexão é ideal para a Stadia ou não é possível obter a mais alta qualidade

Ao apresentar detalhes que não sabíamos sobre o Stadia, o Google mostrou o gráfico que vemos no topo. Dela extraímos que, para atingir a qualidade de 720p a 60 qps, o mínimo recomendado é de 10 Mbps , um número que quase a maioria das conexões ADSL da cidade excede em muito, mas que nas áreas rurais às vezes não é atingido.

Para que possamos reproduzir em resolução 1080p, ter vídeo HDR, 60 quadros por segundo e som surround 5.1, o Google exige 20 Mbps para o Stadia. Assim como hoje em dia 1080p é considerado a resolução padrão, o mesmo ocorre com 20 Mbps, para que a maioria possa desfrutar de uma experiência mais do que aceitável.

Para obter resolução 4K, HDR, 60 quadros por segundo e som surround 5.1, o Google recomenda que tenhamos pelo menos uma conexão de 35 Mbps . É um pouco superior ao que a Netflix pede para reproduzir conteúdo com as mesmas características.

Para descobrir quais valores sua conexão atinge, o Google ativou um teste de velocidade “minha conexão” que, além de fornecer o número exato que sua conexão com a Stadia atingirá, avalia a qualidade da sua conexão. No meu caso, com 100 Mbps de fibra da Vodafone, o Stadia recebe 70,60 Mbps , e a web determina que minha conexão é excelente para jogar. Com o teste de velocidade da Netflix, por exemplo, chego a 120 Mbps.

Mesmo assim, uma das chaves da Stadia, além de como percebemos a qualidade da imagem, será a latência. Embora uma conexão atinja 50 Mbps, o que daria para receber vídeo em 4K sem problemas, a realidade de um sistema que funciona 100% em streaming é que, se houver muita diferença temporária entre o que o Stadia mostra e o que é necessário para reagir ao jogo. Com base no que fazemos com o comando, a experiência não é mais agradável.

Com a fibra ou o futuro 5G, você pode alcançar latências muito pequenas, mas e quem tem uma conexão entre 50 e 100 ms, que não são valores tão estranhos para muitas pessoas? Teremos que esperar até novembro ou tentar de alguma forma para sair da dúvida.