Saiba como um software de gestão pode te ajudar com a NR12

Saiba-como-um-software-de-gestão-pode-te-ajudar-com-a-NR12

Um bom software de gestão é capaz de auxiliar qualquer empresa a lidar com o que é estabelecido pela NR-12, a tecnologia deve ser usada de forma estratégica para conseguir manter as obrigatoriedades definidas pela norma.

Felizmente, hoje em dia há diversos softwares para quem deseja gerir uma empresa de acordo com o que é dito pela NR-12, essas ferramentas podem auxiliar em diferentes aspectos da rotina de uma empresa.

Portanto, conhecer um pouco sobre essas ferramentas, te permite entender como esse tipo de tecnologia auxilia com a NR-12.

Lembre-se sempre de que a NR-12 é uma obrigação de toda empresa, sendo assim, contar com a ajuda de software pode ser o diferencial que você sempre necessitou.

Quer entender melhor sobre esse assunto, correto? Continue acompanhando esse artigo com bastante atenção.

Boa leitura!

Software de gestão: a aplicação da tecnologia para o controle de equipamentos

Não há dúvidas que a tecnologia, como o software de gestão, é essencial para a atividade de controle de equipamentos e adequação a NR-12.

Abaixo você vai conseguir entender como a tecnologia poderá ajudar no controle de equipamentos, como um bom software de gestão atua nesse sentido e porque as empresas devem optar por essa estratégia.

1 – Controle de movimentação dos equipamentos

Ter o controle sobre a movimentação de todos os equipamentos em estoque é essencial.

Ao ter essas informações em mãos, a tecnologia permite desenvolver um sistema que consiga:

  • Manter a garantia de qualidade dos serviços que envolvem qualquer tipo de manutenção;
  • Melhorar os recursos dos maquinários;
  • Realizar a gestão doa ativos.

Para que esses procedimentos sejam realizados da melhor maneira possível, é recomendado que cada ativo seja cadastrado em uma base de dados de forma adequada, logo, pode ser necessário um software de gestão.

Quando esse tipo de cadastro é feito fica muito mais tranquilo fazer a identificação de equipamentos, pois permitirá entender onde e como esse item está sendo usado, o trabalhador que o opera e quaisquer dados essenciais sobre ele.

Desta forma, as ordens de serviço na forma inteiramente digital conseguem desempenhar funções enormes, já que é possível comportar dados necessários sobre as tarefas que precisam ser realizadas.

2 – Softwares de digitalização

Hoje em dia, as empresas sabem que devem considerar a NR 12, que é necessário realizar o registro dos procedimentos que envolvem o controle de equipamentos.

Esse registro pode ser físico, assim como também poderá ser digital.

O registro físico acaba sendo muito mais recorrente, porém, a digitalização dos processos acaba sendo muito melhor para aquilo que é necessário nas rotinas.

Sendo assim, a tendência é que as empresas passem a optar por um software nr 12 para melhorar a qualidade de seus sistemas e aumentar o desempenho.

Consequentemente, tendo muito mais controle sobre os equipamentos, colaboradores, etc.

O controle de equipamentos com esse tipo de tecnologia é muito mais interessante, pois o smartphone com o software de gestão acaba sendo muito mais ágil e assertivo.

As maiores vantagens de optar por essa tecnologia nesse aspecto são:

  • Diminui a quantidade de erros;
  • Faz documentação com fotos;
  • Rápido em atividade com ordens de serviços digitais;
  • Permite ter acesso aos relatórios.

Desta forma, a digitalização com um bom software de gestão acaba sendo responsável pela automatização e pela garantia de maior confiabilidade de diversos dados.

3 – Tecnologia aplicada para manutenção

Quando você realiza uma análise, você consegue entender que é melhor investir tempo e dinheiro para que o bom funcionamento dos equipamentos sejam mantidos do que os substituir por melhores alternativas.

Seguramente, em algum momento você vai precisar fazer a substituição, já que a tecnologia acaba evoluindo de maneira muito ágil.

Entretanto, até que chegue esse momento, o controle de equipamento com a tecnologia, usando software de gestão, é a estratégia certeira.

Uma das maneiras de ter essa garantia é por meio de manutenções da categoria preventivas e preditivas.

A manutenção preventiva e manutenção preditiva conseguem desempenhar papéis extremamente importantes em diversas empresas.

Os maiores benefícios de fazer esse tipo de controle de equipamentos são:

  1. Aumenta o prazo de vida desses recursos;
  2. Melhorar o desempenho de produção;
  3. Determinar, com bastante tempo, quando o uso deve ser interrompido para gerir os itens que necessitam passar por manutenção;
  4. Diminui o trabalho emergencial que não é planejado;
  5. Reduz os custos direcionados a manutenção;
  6. Melhora o nível de confiança da performance dos equipamentos;
  7. Define de forma antecipada se é necessário algum serviço de manutenção em elementos específicos.

Portanto, a tecnologia aplicada no controle de equipamentos, por meio de bom software de gestão consegue proporcionar ótimas vantagens.

Agora é com você!

Viu só como aplicar software de gestão pode controlar com eficiência equipamentos? A tecnologia deve marcar presença em qualquer ambiente de trabalho que precisa de controle.

Gostou do artigo? Compartilhe-o!!