Roteiro de vídeo para publicar na web: saiba como se organizar

Se você quer ter um canal no YouTube de sucesso, precisa saber como fazer um bom roteiro de vídeo para publicar na web.

Afinal, os tempos em que bastava ligar a câmera e falar qualquer coisa para fazer um bom vídeo já acabaram. Ou sequer existiram.

Hoje em dia, é importante que o vídeo seja coeso e tenha uma mensagem bem definida para poder angariar visualizações e converter inscritos para o seu canal.

E aí, quer aprender como fazer roteiro de vídeo para publicar na web? Então veja as nossas dicas a seguir!

Comece o roteiro de vídeo para publicar na web pelos pontos-chave

O primeiro passo para criar um bom roteiro de vídeo para publicar na web é definir quais serão os pontos-chave do seu conteúdo.

O principal benefício dessa técnica é poder interligar ideias e organizar o seu raciocínio de uma forma mais compreensível.

Isso é necessário pois não compreendemos exatamente como a nossa mente pensa. Nosso processo de raciocínio é muito individual e conta com vários atalhos.

Se simplesmente ligarmos a câmera e começarmos a gravar, não conseguiremos expor nosso pensamento adequadamente.

Por isso é importante anotar quais são as ideias-chave do vídeo. Depois, organize cada ponto de forma a criar uma sequência lógica.

Faça o roteiro pensando na edição do vídeo

Depois de montar a estrutura básica do seu roteiro, faça uma nova série de ajustes nele pensando sempre na edição do conteúdo.

Isso é importante, pois a edição de vídeo online não é só um processo para colocar o vídeo, mas sim uma camada extra do conteúdo.

Por exemplo, pense em um vídeo em que você pretende fazer um comentário irônico ou sarcástico. Seria bom colocar no roteiro que é hora de adicionar alguma vinheta sonora que indique o sarcasmo.

Ao fazer essas indicações no roteiro, o seu processo de edição ficará muito mais facilitado e você produzirá o seu vídeo mais rapidamente.

Além de vinhetas sonoras, pense também na organização visual do conteúdo, que tipo de inserções terá de fazer e como será melhor gravar cada fala para gerar um resultado melhor no seu vídeo.

Monte o roteiro do que falar palavra a palavra

Um erro comum de quem é iniciante em vídeos no YouTube, seja youtubers, seja empresas que querem criar conteúdo para a plataforma, é não ter um roteiro exato do que falar.

E por roteiro exato queremos dizer palavra por palavra. Sim: é importante ter escrito exatamente tudo que você pretende dizer no seu vídeo e “apresentar” o conteúdo como um apresentador de televisão.

Isso é importante pois ajuda a fixar os pensamentos e as frases na nossa cabeça. Sem esse auxílio, podemos perder a linha do pensamento e deixar o conteúdo do vídeo meio perdido, o que vai afastar o público.

Por isso, depois de organizar a estrutura básica do roteiro com as ideias-chave e os pontos de edição, escreva o roteiro com todas as suas falas do vídeo.

Revise e leia o roteiro do vídeo em voz alta para encontrar problemas

Quando terminar o seu roteiro, é importante que você o revise adequadamente (para encontrar erros de português) e leia o roteiro em voz alta pelo menos uma vez.

Isso é essencial pois o conteúdo escrito nunca sai tão fluído quando vamos falá-lo. Por exemplo, tente falar em voz alta essa última frase do nosso texto:

“Isso é essencial pois o conteúdo escrito nunca sai tão fluído quando vamos falá-lo”.

Fica estranho, né? O primeiro problema é a cacofonia do “falá-lo”, que parece “falalo”. O resultado não é legal.

Por isso, caso este texto fosse um roteiro de vídeo, teríamos de modificar esse ponto. Em vez de escrever “Isso é essencial pois o conteúdo escrito nunca sai tão fluído quando vamos falá-lo”, provavelmente teríamos de fazer algo como:

“Isso é essencial pois o que está escrito não tem a mesma fluência quando dito em voz alta”.

Ok, está melhor. No entanto, ainda dá para melhorar com o nosso próximo passo.

Adapte o seu roteiro para a sua linguagem

Imagine um YouTuber adolescente dizendo “Isso é essencial pois o que está escrito não tem a mesma fluência quando dito em voz alta”.

Meio estranho, né?

Essas palavras não combinam bem com um YouTuber adolescente. São sóbrias demais. Talvez para um YouTuber adulto, especializado em linguagem e em roteiro.

No entanto, é comum que o nosso conteúdo por escrito seja mais formal do que falado. Nós escolhemos palavras mais rebuscadas quando escrevemos.

Por isso, o último passo antes de finalizar o seu roteiro é “traduzi-lo” para a sua linguagem. Caso seu foco seja um vídeo um pouco mais formal, então mantenha a linguagem mais séria sem problemas.

Já se quiser uma ligação mais pessoal com o público, tente digerir o material e então usar palavras mais simples na hora de falar com a câmera.

E aí, aprendeu como fazer um roteiro de vídeo para publicar na web? Agora é só colocar a mão na massa e produzir os melhores vídeos para o seu canal!

Gostou das nossas dicas? Comente abaixo com a sua opinião!