Quando renovar votos de casamento?

Quando renovar votos de casamento?

votos de casamento

Renovar os votos de casamento pode ser uma dúvida de muitas pessoas, principalmente sobre quando renovar. Muitas mulheres sentem faltas de todos os preparativos do casamento quando tudo acaba e ficam pensando em formas para conseguir arrumar um evento novamente e ter aquela euforia que é a preparação do casamento. Uma das opções é a renovação de votos de casamento, pois além de ser um evento, o mais importante é a celebração do amor do casal.

Mas sempre fica a dúvida, quando renovar os votos de casamento? Não existe uma data certa para a renovação de votos, existem pessoas que gostam de renovar no ano seguinte, ou pessoas que preferem renovar mais tarde, com 5,10,15 anos. Vale lembrar que existem algumas renovações tradicionais como 25 anos (Bodas de prata) e 50 anos (Bodas de Ouro). Mas isso não impede de renovar nas outras bodas. Ano a ano os casais completam bodas e é interessante fazer comemorações para manter a chama do amor acesa.

Então daremos alguns passos para que você pense em quando seria melhorar ocorrer a renovação dos seus votos de casamento, mas, de toda forma isso é muito pessoal do casal, então pense e analise como vocês estão lidando com tudo para que consiga planejar uma celebração de renovação de votos.

  • Saber como será a renovação: É muito importante pensar em como você pretende fazer a renovação. Pretende planejar um evento, ou pretende algo mais intimista que sejam só vocês dois, juntamente com a família e amigos? Ou até mesmo só vocês dois e pronto. Isso tudo deve ser muito bem pensado para que você se planeje financeiramente e com relação ao seu tempo e desgaste para o evento.

  • Entender como vocês estão no momento: Entender como vocês estão como casal e os sonhos de vocês para o futuro é muito importante para ver se no momento cabe uma renovação. Vale lembrar que não é necessário fazer a renovação de votos para comemorar o tempo de casado. Por isso é importante pensar em todos os fatores e colocar na balança.

  • Pensar em quanto tempo vocês tem juntos: Muitas vezes não necessariamente a renovação cabe somente na contagem de anos de casados. Geralmente é muito utilizada nos primeiros 10 anos. Mas, caso o casal tenha alguma data importante que queira utilizar para fazer a renovação pode ser interessante também. Por isso, parar para pensar em quanto tempo vocês estão juntos é sempre bom. Ou seja, as vezes vocês namoraram por 5 anos e estão casados há 5, nesse caso, porque não aproveitar o ciclo de 10 anos no total para fazer a renovação e trocarem palavras de amor?

  • Pensar no como e onde: Existem muitas pessoas que sonham com a renovação de votos em outro país, com uma outra cerimonia (são os famosos casamentos em outro país) e talvez até uma festa. Ou uma renovação dentro de um cruzeiro, ou uma viagem. Existem muitas possibilidades para a renovação. Nesses casos como é necessário pensar com antecedência é interessante ver em que momento cabe essa renovação e como você pode se planejar para isso. Não é porque você tem 2 anos de casada e pensa em uma renovação somente com 5 anos que você não deve começar a planejar desde já, ainda mais em casos assim um pouco mais complexos.

  • Surpresa: Esse é um ponto muito interessante pois existem muitas pessoas que fazem a renovação de votos surpresa para o parceiro. O que é muito interessante. Para isso, você também precisará de tempo, então se planeje com um pouco de antecedência para que a surpresa saia como planejado e todos fiquem bem felizes.

Essas são algumas das dicas que você pode estar utilizando para escolher quando renovar os votos de casamento. Aqui também cabe pensar que se você é uma pessoa romântica ou se quer fazer alguma surpresa ou dar uma levantada na relação à renovação pode ser muito interessante, pois faz com que os dois troquem palavras de amor fazendo com que tanto o sentimento quanto a relação se fortaleçam. Isso porque muitas vezes, com a correria do dia a dia as pessoas acabam entrando em um modo de rotina e não pensam em como regar o sentimento e a relação. Por isso a renovação também é importante nos momentos certos.

De toda forma, somente vocês poderão escolher uma data. Mas a essa altura você deve se perguntar se a renovação de voto pode acontecer mais de uma vez. Não existe um limite para você renovar os votos. Celebrar o amor entre duas pessoas é muito bonito, ver a cumplicidade e tudo que cresceram com o passar dos anos, por isso não existe um limite. Então se você achar que é interessante renovar os votos de 5 em 5 anos por que não fazer isso? Não precisa ter pessoas externas presenciando, vocês podem renovar sozinhos e comemorar o momento de vocês. Nada impede que a renovação aconteça.

Uma outra dúvida muito comum quando o casal vai renovar os votos de casamento é sobre a cerimônia, como ela deve ocorrer. Novamente é outro ponto pessoal. Pode ser algo mais informal somente entre vocês, como você pode chamar também um padre para uma benção, um pastor para uma palavra, depende muito de como você pensou o momento. Existem pessoas que gostam de trocar alianças novamente e pessoas que preferem deixar mais informal.

Com tudo isso que foi mencionado conseguimos perceber que escolher quando renovar os votos de casamento é algo muito pessoal do casal, onde não existe uma regra a ser seguida. Porém, o fator mais importante a ser pensado é entender se as duas partes estão de acordo e querem esse momento. Será um marco na vida do casal por isso é importante que seja acordado. Mas e no caso de surpresa? Tente um jeito de descobrir, ou se você conhece bem a pessoa você saberá se ela estará de acordo ou não com o momento, mas não fique só em cima disso e pensando que a pessoa não vai gostar, devemos sempre lembrar que o amor ultrapassa tudo e quando duas pessoas se amam elas querem mesmo é celebrar.

Ou de repente não seja hora de fazer toda uma cerimônia de casamento novamente, mas quem sabe fazer um novo pedido de casamento, para avivar aqueles sentimentos do início da relação.