Quanto custa montar um laboratório de análises clínicas?

Quando se pensa sobre quanto custa montar um laboratório de análises clínicas algumas questões sempre devem ser consideradas de forma mais rigorosa.

Isso porque no momento em que se pretende abrir algum tipo de negócio, o idealizador sabe que os investimentos financeiros são completamente indispensáveis. Ou seja, esses custos não se limitam a apenas equipamentos, ou materiais, os gastos sempre vão além.

Sendo assim, quem pensa lidar com esse tipo de empreendimento precisa considerar de fato, o quanto custa montar um laboratório de análises clínicas. Além de ter custos com a contratação de profissionais, existem também outros tipos de despesas.

Essas, por sua vez, se tratam dos gastos operacionais, sem contar, os investimentos fixos com manutenção da estrutura, entre outros. Além de todas essas questões, um gerenciador de um laboratório de análises clínicas também precisa estar atento a outros detalhes.

Como por exemplo, o marketing, além de suporte de uma assessoria de contabilidade e também de departamento jurídico. Ou seja, considerando todos esses passos, quanto custa montar um laboratório de análises clínicas?

Sendo assim, existe uma resposta, não tão exata, mas que dá para garantir uma noção mais específica. A questão a ser observada é: quanto maior se apresenta a estrutura do empreendimento, maior são os gastos.

Ou seja, de acordo com algumas abordagens, incluindo todo investimento que um laboratório precisa, os gastos podem girar em aproximadamente 200 mil reais. Nesse valor estão incluídos os custos com equipamentos, bem como todo recurso necessário para os departamentos administrativos.

Sem contar que reformas e outras coisas que envolvem os aspectos físicos do imóvel também podem ser incluídos.

Quanto se gasta com equipamentos?

Primeiramente, antes de entender ao certo quanto custa montar um laboratório de análises clínicas é preciso compreender que a maior parte dos gastos estão relacionados aos equipamentos.

Esse custo, depois de algumas observações, pode alcançar em média 85 mil reais. Além desse custo, foi visto que aproximadamente 14 mil reais são investidos em equipamentos para o setor administrativo.

Esse valor corresponde a equipamentos de alta qualidade. E que de fato atenda ao público da melhor forma possível. Além disso, alguns dos materiais selecionados dentro deste orçamento são disponibilizados para atender às estruturas.

Móveis, prateleiras, suportes, gavetas, arquivos, assim como armários também são condicionados como materiais essenciais e que fazem parte da composição da estrutura.

Sendo assim, pode ser planejado aproximadamente 30 mil reais só com esses gastos. É válido lembrar que os gastos com materiais não param por aí. Existem também os móveis que vão compor os espaços administrativos.

Investimentos fixos para quem deseja montar um laboratório de análises clínicas

Existem alguns gastos que não podem ser deixados de lado, então quando se planeja uma base de quanto custa montar um laboratório de análises clínicas é necessário visualizar os gastos fixos.

Não diferente dos demais empreendimentos, esse é um que, certamente, dependerá de manutenções em sua estruturação. Além disso, poderá contar com os investimentos gastos de insumos, assim como matéria-prima. 

Atrelado a isso, os investimentos com as questões trabalhistas também são classificadas como gastos fixos. Ou seja, durante todo o período o laboratório deverá manter o pagamento de seus funcionários.

Esses, por sua vez, se classificam como: responsável técnico, técnicos de laboratório, auxiliares, gerentes, atendentes, auxiliares administrativos, entre outros que atuam conforme a necessidade e estrutura.

Software que garante as melhores soluções

Tendo em vista todos os gastos que giram em torno do quanto custa montar um laboratório de análises clínicas, existe um mecanismo que pode garantir ao empreendimento excelentes vantagens de custo-benefício.

Conheça agora o Sistema Vida, um aplicativo que promove todo o gerenciamento da parte operacional. Ou seja, tudo que envolve o atendimento, bem como triagem, coleta, mapas e até mesmo os resultados.

Além disso, esse software cuida de toda a parte relacionada aos orçamentos. Sendo assim, questões que envolvem o faturamento, assim como o controle de caixa, dentre outros, são algumas das vantagens do aplicativo.

O aplicativo denominado como O vida, possui rastreabilidade completa. Dessa forma também oferece integração B2B que se ajustam de forma satisfatória com mecanismos de webservice.

Com isso, podem ser oferecidas atualizações automáticas, assim como informações mais completas. Ou seja, tudo que confere ainda mais confiabilidade nos serviços disponibilizados pelo laboratório.