Quando é necessário fazer o teste covid no seu filho?

Todos estamos passando por uma situação difícil devido a pandemia de coronavírus e existem muitas diretrizes diferentes que precisamos seguir. 

Com tantos casos de coronavírus em todo o mundo, muitas dúvidas ainda existem quando se trata em realizar ou não um teste de Covid

Principalmente se você tem filhos, não se preocupe se você não sabe quando precisa fazer o exame nos pequenos. 

Para ajudar a esclarecer as coisas, temos as respostas sobre quando eles precisam ser testados para o coronavírus e o que os resultados significam para você e sua família. 

Antes de continuar o artigo, é muito importante que você saiba que a opinião e orientação de um médico sempre é fundamental. Portanto, o pediatra do seu filho pode determinar quando o teste pode ser uma boa ideia e qual tipo de teste seria o melhor. 

Porém, para te ajudar a saber quando é necessário fazer o teste de Covid no seu filho, continue a leitura! 

Como posso saber se meu filho precisa de um teste?

Existem quatro principais razões pelas quais as crianças podem precisar fazer o teste de Covid. São elas:

  • Elas têm sintomas; 
  • Elas foram expostos a alguém infectado com o vírus;
  • Sua escola, creche ou hospital exige o teste;
  • Elas precisam disso como precaução antes e depois de viajar. 

Se o seu filho tem algum sintomas da Covid – mesmo os leves, como coriza ou dor de garganta – é uma boa ideia que ele faça o teste e fique em casa. 

Se o seu filho esteve em contato próximo com alguém que testou positivo para o coronavírus – mesmo que ele não tenha nenhum sintoma – ele também deve fazer o teste. 

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças definem contato próximo como passar pelo menos 15 minutos a menos de um metro e oitenta de alguém que tem a Covid (doença provocada pelo coronavírus), ou ter qualquer tipo de contato físico direto com uma pessoa infectada, incluindo beijos ou abraços.

Se seu filho está na escola ou creche, essas instituições podem ter regras sobre quando eles devem ser testados e qual tipo de teste devem fazer. 

É mais seguro ficar em casa, mas se você e seus filhos precisarem viajar, é recomendado fazer o teste um a três dias antes da viagem e, novamente, três a cinco dias depois da viagem.

Se você ainda não tem certeza se seu filho precisa de um teste, ligue para um pediatra. 

O que saber sobre o teste COVID-19

A partir de agora, as crianças são testadas da mesma forma que os adultos. Um cotonete longo é inserido na narina do seu filho para coletar uma amostra de secreção nasal.

Você deve receber os resultados do seu teste dentro de alguns dias. Mesmo com um resultado negativo, você e sua família ainda devem tomar precauções, pois um teste negativo não descarta o vírus. 

Use máscara, mantenha distância social e lave as mãos com frequência. Além disso, se seu filho desenvolver novos sintomas, continuar a ter sintomas ou piorar os sintomas, ele deve ser testado novamente.

Um resultado positivo significa que seu filho provavelmente está infectado com o vírus e deve entrar em quarentena, o que inclui dormir em um quarto separado dos outros membros da família. 

Compartilhe o resultado do seu teste com o seu pediatra para obter mais conselhos. 

Um teste de anticorpos positivo significa que meu filho é imune a COVID-19?

Os cientistas ainda não sabem se as pessoas que tiveram Covid-19 podem pegá-lo novamente, especialmente com cepas variantes circulando agora.

Portanto, com base no que sabemos hoje, um teste de anticorpos positivo não confirma a proteção contra o vírus.

Além disso, como a vacinação com Covid-19 pode causar resultados positivos no teste de anticorpos contra a SARS-CoV-2, os testes de anticorpos não são recomendados para confirmar a imunidade ao vírus após a vacinação ou para verificar a necessidade de uma vacina.

Os testes de anticorpos não devem ser usados ​​para tomar decisões sobre como entrar ou retornar com segurança a ambientes de grupo como escolas, creches ou dormitórios. 

Qualquer pessoa com um teste de anticorpos positivo deve continuar a prevenção contra a proliferação da Covid-19, fazendo o uso de máscaras, mantendo o distanciamento físico, lavando as mãos e recebendo uma vacina uma vez que se está disponível para eles.

Conclusão

Depois que seu filho fizer um diagnóstico ou teste de anticorpos, é importante conversar com seu pediatra sobre resultados positivos ou negativos do teste e o que fazer em seguida. 

Se você tiver alguma dúvida sobre a saúde do seu filho, ligue para um médico. Lembre-se que ele é a melhor pessoa para indicar a realização de algum exame. Além disso, é importante que ele seja informado sobre o resultado do teste. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro quando é necessário fazer o teste de Covid no seu filho!