Qual é a diferença entre cerveja e chopp?

Qual é a diferença entre cerveja e chopp

Qual é a diferença entre cerveja e chopp

Você já parou para se perguntar qual a diferença entre cerveja e chopp? Se chegou até aqui, provavelmente porque busca a resposta. Então lhe ajudaremos!

Neste artigo mostraremos as principais diferenças como, por exemplo, sabor, composição e até o efeito barriguinha, assim ajuda decidir qual dos dois subirá em seu ranking, Vem conferir!

Qual a diferença entre cerveja e chopp?

Essas duas bebidas, além de estarem entre as mais apreciadas pelo brasileiro, contam com algumas semelhanças:

  • Tem os mesmos ingredientes;
  • Tem o mesmo processo de produção (variando apenas entre as marcas).

Contudo se diferenciam em sua finalização, uma é pasteurizada e a outra não.

O processo de pasteurização é comum no Brasil, ele se dá quando um alimento é submetido a alta temperatura e depois resfriado. Isso serve para que os microrganismos presentes na bebida sejam eliminados e aumente sua validade.

A nossa querida cerveja passa por esse processo, por isso é mais fácil de adquirir. Já o chopp pula essa etapa, por isso sua durabilidade é menor, mas traz alguns pontos positivos que são:

  1. Cremosidade: como o chopp não passa pelo calor da pasteurização acaba preservando algumas substâncias que ajudam a bebida ficar mais encorpada, permitindo ser mais cremosa ao paladar de quem consome;
  2. Aroma marcante: seu processo de finalização deixa o produto mais natural e por ser armazenado em maiores quantidades, faz com que o aroma perdura por mais tempo;
  3.  Leveza: seu modo de servir, através de chopeiras, garante um colarinho mais duradouro que é responsável por manter o frescor da bebida e é o que deixa essa sensação de leveza para quem toma.

Se ficou curioso a respeito dessa máquina maravilhosa que deixa o chopp que já é bom, melhor ainda,  a Chopeiras Bravo!Zero tem diversos modelos e preços acessíveis, vai lá conferir!

Bom, neste ponto já dá para notar algumas diferenças, mas geralmente quem busca informações a respeito destas duas destiladas, também quer saber “qual é mais forte?“.

Ou então, se você é amante de bebidas e está naquela dieta, busca respostas para “qual tem menos calorias?“. Essas são perguntas que responderemos a seguir.

O que é mais forte chopp ou cerveja?

Primeiramente, salientamos aqui que tudo vai depender do fabricante, ok? Mas o mercado apresenta uma porcentagem e é ela que iremos mostraremos a seguir. Em uma média geral:

  • A porcentagem de álcool encontrada geralmente em cervejas de diversas marcas, variam de 5% a 9%;
  • Já a porcentagem contabilizada do chopp normalmente fica na casa dos 5%.

Devemos também considerar que muitos consumidores afirmam que o chopp é uma bebida mais leve ao paladar. Assim tornando-se mais agradável, facilitando um consumo ainda maior. Então sendo cerveja ou chopp, a melhor dica sempre é: beba com moderação!

O que tem mais calorias cerveja ou chopp?

Agora que você já sabe qual é a média de álcool que cada uma dessas bebidas tem, a questão é: ” Qual vai ser mais fácil de adquirir, a barriguinha de cerveja ou a de chopp?”.

Com certeza já ouviu esses termos por aí né? Mas falando aqui sobre as calorias de ambas, é difícil trazer métricas específicas, isso porque, novamente, irá depender do fabricante e da composição de cada marca.

No entanto, temos também levantamentos feitos por diversos sites e rankings, e uma média de cada uma:

  1.  Cerveja: no geral uma lata de 350 ml de cerveja contém 154 calorias, já se você optar por uma garrafa de 600 ml vai ingerir 264 calorias;
  2. Chopp: em uma tulipa de 300 ml servindo chopp,  é encontrado em média 180 calorias.

Portanto, a cerveja é menos calórica que o chopp feito em uma chopeira elétrica, mas vamos lembrar aqui que não podemos generalizar. Existem outros fatores que vão interferir na sua barriguinha. Por mais que queira culpar sua gelada de cada dia, seja ela a cerveja ou o chopp, vamos dar aquela voltinha no quarteirão para compensar!

Conclusão

Mas e aí, já conseguiu decidir qual atendeu a suas expectativas? Qual subiu no seu ranking?

Caso não se lembre vamos fazer um breve resumo de qual a diferença entre a cerveja e o chopp:

  1. O chopp não é pasteurizado, já a cerveja sim, e não entrar nesse processo garante mais leveza, cremosidade e aroma a ele;
  2. A cerveja contém níveis de teor alcoólico igual ou maior que o chopp;
  3. O chopp tem uma quantidade maior de calorias em comparação a cerveja.

Claramente que como tudo na vida, o gosto pessoal, os critérios e a ocasião, vão interferir na hora de escolher. 

Esperamos ter ajudado!

Finalizando a saideira,  deixa aqui nos comentários qual você prefere ou se ficou com alguma dúvida. Um brinde e até a próxima!