Quais as melhores maneiras de estudar online em 2020

Existem diversas formas de aprender online, não somente com cursos online formais, como graduação EAD, especialização à distância e cursos de atualização profissional online, mas também com cursos online livres, cursos gratuitos, cursos de extensão EAD e também outras opções além de cursos online, como plataformas educacionais em formato de jogo, sites com conteúdos úteis, exercícios online, videoaulas livres e muitas outras opções.

Formas de aprender

Para quem está em casa e quer aprender algo novo ou deseja se aprimorar profissionalmente, o que não faltam são opções para todas as preferências. Há pessoas que aprendem melhor quando outra pessoa as ensina, outros aprendem bem lendo e estudando por conta própria, mas gostam de um local que reúna toda a informação que elas precisam aprender e ainda há outras pessoas que preferem aprender fazendo exercícios e atividades para fixar a matéria.

Cursos livres

Existem muitos cursos ofertados online no Brasil em 2020, muitos são cursos de graduação e pós-graduação, que exigem pré-requisitos, mas a verdade é que a maioria dos cursos online, em termos de quantidade, são cursos livres ou cursos rápidos, em que o aluno não precisa apresentar nenhum comprovante de pré-requisito e pode aprender sobre o que quiser de forma livre, seja com videoaulas ao vivo, seja através de aulas pré-gravadas e organizadas de forma lógica e didática para o aluno ir aprendendo progressivamente, em seu ritmo, quando quiser entrar na plataforma e realizar as aulas.

Áreas muito procuradas

Algumas das áreas que possuem o maior número de cursos online são nos ramos de programação, design, marketing e negócios. Mas também há uma oferta muito grande de cursos de culinária, música e maquiagem.

Migração de cursos presenciais para online

Escolas profissionalizantes e que oferecem cursos de formação e especialização estão se mobilizando e já estão oferecendo muitos cursos novos de forma online, para que as pessoas que estão em casa querendo se aprimorar profissionalmente, possam fazê-lo sem sair de casa. Muitos cursos de psicologia, negócios, direito, finanças e diversas outras áreas estão sendo agora oferecidos na modalidade online.

Certificado nos cursos online

Existem muitas opções diferentes de cursos online e uma dúvida muito recorrente perante os alunos que estão procurando cursos online é se eles receberão um certificado de conclusão de curso. O recebimento do certificado depende de diversos fatores e as regras variam de plataforma para plataforma que oferta o curso. Os casos mais comuns são os seguintes, há plataformas que oferecem certificado digital e outras oferecem envio por correio do certificado impresso. Há plataformas que exigem um número mínimo de horas do aluno dentro do curso para entregar o certificado, outras exigem que o aluno faça uma prova online, outras pedem algum trabalho ou a realização de uma quantidade específica de exercícios. Na maioria dos casos, as plataformas cobram para a emissão do certificado, mas há algumas que oferecem o certificado digital no final do curso de forma gratuita.

Cursos gratuitos online

Para quem não está podendo gastar dinheiro no momento, existem muitos cursos gratuitos online de alta qualidade. Há cursos gratuitos que exercitam o corpo e a mente, desde aulas de dança ou yoga online até cursos de filosofia, idiomas e desenvolvimento pessoal. E quem não está conseguindo trabalhar pode aproveitar este tempo em casa para fazer cursos de qualificação profissional na sua área de atuação.

Muitas opções de cursos no Brasil

A gama de opções é grande e, muitas vezes não sabemos bem qual caminho seguir. Para quem não quer perder tempo procurando em mil lugares tudo que existe, a equipe da plataforma Aprimoramente.com, que é um guia de educação que busca listar todos os cursos online do Brasil, se dedica todos os dias para procurar e selecionar os melhores cursos online que surgem no Brasil.

Outras formas de aprender online além de cursos EAD

Além de aprender através de cursos online, se o aluno quiser, pode aprender a partir de diversos outros meios como com aulas de professores que disponibilizam suas videoaulas no Youtube ou através de artigos da internet, textos, livros gratuitos e livros pagos online e para crianças, há muitas atividades disponíveis gratuitamente na internet, que professores já prepararam e os pais podem imprimir em casa ou mesmo incentivar para que a criança preencha no computador ou tablet. Outra maneira divertida e interessante de aprender online é através de plataformas de jogos educativos online, muito comuns para o aprendizado de idiomas e de matemática. O que não faltam é opções, então, é só querer aprender que o aluno encontrará os meios.