Quais as inovações que o marketing digital traz em 2021?

O marketing digital é um ramo de constantes mudanças por natureza. Tecnologias evoluem, tendências vêm e vão e as estratégias precisam acompanhar esse movimento.

Em 2021 essa característica foi intensificada pela pandemia de COVID-19. Empresas foram obrigadas a trabalhar em regime de home office, adaptando processos que antes eram feitos presencialmente.

Uma vantagem dessa nova realidade é que facilitou a entrada de freelancers no marketing. Não é mais necessário procurar novos profissionais só em locais próximos à sede da empresa, já que tudo está sendo feito online.

O fato de que as pessoas agora passam mais tempo em casa influenciou hábitos de consumo, ou seja, as demandas aumentaram e cabe aos profissionais de marketing atenderem a elas da melhor forma possível.

Saiba mais sobre essa e outras inovações do marketing digital em 2021 a seguir.

Mudança nos objetivos e evidenciação deles

Conhecer a fundo o público e ter objetivos bem definidos sempre foram pré-requisitos para uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso.

Nesse ano, essa necessidade é intensificada pelo fato de as empresas precisarem se manter em evidência diante de uma realidade tão peculiar quanto a pandemia.

As vendas não são mais o objetivo principal, a saúde dos funcionários e dos consumidores, sim.

Por isso, investir em campanhas de conscientização da importância das medidas de distanciamento e do uso de máscaras pode ser uma amostra do compromisso e da seriedade da empresa em relação aos seus clientes.

Afinal, o grande objetivo de toda empresa é, acima de tudo, beneficiar a sociedade.

Marketing digital humanizado

Em um ramo guiado por métricas, vendas e resultados, pode ser fácil esquecer que estamos lidando com seres humanos.

Humanizar o contato com o público significa criar uma conexão real com ele. É mostrar que as opiniões e as necessidades dele são importantes para a empresa e, assim, conquistar sua confiança.

Existem várias estratégias de inbound marketing que buscam esse contato mais aprofundado.

Investir em uma presença digital personalizada é uma delas.

A empresa tem que vender uma imagem atraente e isso inclui falar a mesma língua dos clientes. A postura séria e impassível, já não é mais tendência no mercado.

A marca deve ir até onde o público está. Acompanhar as tendências das redes sociais é crucial para descobrir novas oportunidades de negócio, com uso do Twitter Ads, por exemplo.

Conteúdo gerado por usuários

Estimular os clientes da sua marca a produzir conteúdo para você de forma espontânea é uma inovação importante para 2021.

O usuário pode contribuir diretamente produzindo conteúdo na forma de:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Avaliações do produto;
  • Comentários.

Os meios de comunicação possibilitam que clientes em potencial conversem com clientes fiéis antes de fechar qualquer negócio.

A empresa que investe nesse setor aumenta as possibilidades de venda e constrói uma imagem de transparência, pois aposta nas boas avaliações do seu produto.

Essa estratégia também aproxima marca e público, já que o próprio cliente estará contribuindo para o sucesso da empresa que ele consome.

Experiências em tempo real

Com a impossibilidade de fazer shows presenciais, muitos artistas se voltaram às lives como alternativa. E foram muito bem-sucedidos nisso.

Agora, esse formato está consolidado na mente das pessoas. As empresas devem levá-lo em consideração na hora de promover eventos.

Promover cursos, entrevistas, palestras e webinars online já é uma realidade e só tende a crescer cada vez mais.

Isso se deve à comodidade de poder acessar novos conhecimentos no conforto do lar e à possibilidade de ter uma experiência em tempo real.

O público isolado anseia por experiências em tempo real para poder se conectar com outras pessoas.

Isso pode ser feito também pelas redes sociais e por conversas com chatbots. A demanda por experiências instantâneas é cada vez maior.

Assistentes por voz

De acordo com pesquisa da empresa de ciência de dados Ilumeo, o uso de assistentes virtuais cresceu 47% no Brasil durante o período da pandemia.

Tendências que já são realidade nos Estados Unidos estão chegando por aqui com força total. E onde o marketing se encaixa nesse cenário?

Por intermédio de assistentes por voz, é possível agilizar processos como transações bancárias e compras no supermercado, por exemplo.

Saber explorar essa nova oportunidade garante que sua empresa saia na frente no quesito tecnologia e esteja em uma posição privilegiada no mercado. E saber explorar isso é parte do marketing.

Conclusão

O ano de 2021 representa uma nova realidade para o marketing digital. A pandemia de COVID-19 mudou a relação das pessoas com a tecnologia, e as empresas devem acompanhar essas mudanças.

A palavra-chave é relevância. Manter sua marca relevante usando os meios de comunicação é o segredo para se adaptar sem sofrer grandes dificuldades.