Programa de Gift Cards: como ter sucesso com essa estratégia

É impressionante como os serviços digitais mudaram a nossa rotina. Agora, podemos ouvir músicas, assistir a séries, pedir comida em casa ou ir para qualquer lugar com aplicativos de delivery.

Com a evolução desses serviços, também apareceram novas alternativas de pagamentos. Nos Estados Unidos, os Gift Cards são utilizados com bastante frequência. E esse modelo está chegando com mais força aqui no país.

Quer descobrir como ele funciona? Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Afinal, o que é gift card?

Trata-se de um “cartão-presente”. Ele é um crédito financeiro que o consumidor pode utilizar como alternativa de pagamento em suas compras futuras, seja em estabelecimentos físicos ou on-line.

Grande parte dos clientes acredita que esse tipo de cartão é uma ótima opção para presentear entes queridos em momentos especiais. Isso porque não é necessário comprar um presente e o beneficiado garante flexibilidade para escolher o produto que deseja naquele determinado momento.

Como funciona o gift cards? 

Após descobrir o que é gift card, é fundamental entender como ela funciona na prática. Em grande parte dos casos, ele atua como um cupom de desconto. Ao concluir a compra de um produto ou serviço, o cliente mostra o código que pode ser localizado no cartão e é descontado o valor total do crédito.

Com esse presente, o cliente deve comprar produtos que estão em uma determinada faixa de preço, tendo liberdade para aumentar o valor gasto no estabelecimento. O gift card é utilizado com mais frequência em lojas de e-commerce. Serviços de streaming também já recorreram a esse tipo de estratégia, como o Spotify e aplicativos de corrida, como o Uber.

Como implementar gift card na empresa?

Já sabemos que o gift card é uma ótima estratégia para a sua empresa. No entanto, ele não pode ser implementado de qualquer forma no negócio. Por isso, resolvemos listar algumas dicas que ajudam nessa tarefa.

Defina uma faixa de preço

Inicialmente, você deve estabelecer qual será a faixa de preço dos gifts cards. É fundamental deixar claro que eles precisam ser compatíveis com o ticket médio da sua loja.

Um dos erros mais comuns entre os empreendedores é colocar valores muitos altos. Isso é muito ruim, pois pode prejudicar a experiência do cliente. Por isso, se o seu cliente tem como base consumir entre R$ 50,00 e R$ 100,00 em média no seu site, esse deve ser o padrão na hora de construir os gift cards.

Estabeleça um limite

Você também deve definir quantas vezes que o cliente pode usufruir do cartão-presente. Imagine que a Paula ganhou um gift card de dia dos namorados, e o item pelo qual ela se interessou corresponde à metade do valor do cartão. A partir daí, surgem vários tipos de questionamentos.

  • É possível utilizar o restante do valor para uma nova compra?
  • Quantas vezes é permitido utilizar o gift card?

A maioria das empresas permitem que os clientes utilizem o cartão-presente somente uma vez. Outras têm mais flexibilidade e não definem limites ao número de compras. Análise qual é a opção mais adequada para o seu negócio.

Tenha cuidado com a organização financeira

Para ter sucesso com a estratégia de gift card, recomendamos ter um cuidado especial com a sua organização financeira. Isso é muito importante para evitar problemas com o fluxo de caixa.

Uma dica interessante é estabelecer um limite para utilizar o cartão-presente. Assim, a gestão pode ser conduzida com mais facilidade. Além disso, você pode acionar um sinal de urgência para o cliente.

Seja transparente

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância da transparência. Você deve informar para os clientes o conceito de gift card, como ele funciona, quais são os benefícios, quais são as regras, entre outros detalhes. A comunicação clara é essencial para evitar clientes insatisfeitos, o que pode prejudicar a sua marca no ambiente on-line e offline.

Após descobrir como ter sucesso com programa de Gift Cards, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para o sucesso do seu negócio.