Profissões do futuro na área de Marketing: saiba quais são as previsões

Um profissional de marketing digital está sempre acompanhando as tendências do futuro da área. Isso inclui as profissões do futuro na área de marketing. Afinal, esse é um cenário em constante mudanças.

Os profissionais de marketing têm sido impactados por novas tecnologia e transformação digital frequentemente, tudo indica que o cenário se tornará ainda mais desafiador com as transformações que ainda estão por vir.

Grandes cidades que trabalham com marketing digital, como Lisboa e Londres já mostram tendência de novas profissões.

Uma pesquisa realizada pela Cognizant, para o Futuro do Trabalho, mostrou uma lista com 7 profissões no marketing digital que irão aparecer nos próximos anos. Então, confira a seguir quais são essas profissões.

Conheça as 7 profissões do futuro para a área de marketing

Diariamente surgem novas profissões que nos impressiona. O mais importante é que daqui a cinco anos surgirão novas profissões que serão moda e, hoje, nós ainda nem imaginamos.

Se você quer estar atualizado e precisa saber para onde as tendências atuais estão caminhando, não perca este artigo! Nele diremos quais são as sete profissões do futuro na área de marketing digital.

Auditor de viés algorítmico

Com o uso de inteligência artificial, o auditor será encarregado de monitorar cada elemento da inteligência artificial usada em chatbots. Sendo assim, ele cuidará desde o desenvolvimento de produtos, análise de vendas, e até revisão de contratos para certificar-se que sejam usados corretamente.

O profissional dessa área deverá criar caminhos acessíveis e inclusivos na jornada de consumo.

Etnógrafo de dados

Mais uma das profissões do futuro na área digital é o etnógrafo não só analisa números, como também os utiliza para desenvolver uma história sobre com seus clientes interagem com a sua empresa.

Dessa forma, é essencial para o marketing digital, graça a sua enorme quantidade de informações coletadas através de transações online, dispositivos móveis, entre outros. Sendo assim, o profissional precisa encontrar os dados certos e extrair as melhores informações para otimizar a experiência do cliente.

Planejador de missão e valores

O planejador de missão e valores irá ajudar seus clientes a desenvolver suas contribuições para a sociedade e seus objetivos para colaboradores e funcionários. O cargo necessita de total entendimento de ambientes corporativos além do uso de diferentes redes sociais para manter organizar e gerenciar recursos em um mercado cada dia mais concorrido.

Neuro testador A/B

Quando as empresas conhecem seus clientes reais, através de campanhas experimentais e sensoriais, é a chance de conseguir dados brutos sobre o que esses clientes pensam sobre seus produtos e serviços.

Sendo assim, o neuro testador deverá desenvolver relatórios sobre a atividade cerebral de consumidores quando se comunicam com a sua marca durante campanhas. Esse cargo é perfeito para que é apaixonado por neurociência e ama a experiência de consumo.

Engenheiro de lealdade

Entre as profissões do futuro dentro da área de marketing digital temos o engenheiro de lealdade. Esse profissional une as habilidades do marketing digital com as necessidades de clientes e insights para realizar tutoriais on-line, oportunidades, eventos e adaptações aos programas de fidelidade tradicionais.

Para trabalhar nessa área é preciso conhecer os programas de fidelidade, marketing B2B e as iniciativas de community marketing.

Gerente de humor e empatia

A habilidade de desenvolver o equilíbrio entre as emoções e causar a interação certa de empatia dos consumidores é indispensável entre as profissões do futuro na área de marketing digital.

Por isso, os gerentes de humor e empatia serão essenciais para indústrias como a do varejo, visto que a competição de preços e produtos estacionou e as emoções formam o próximo campo de batalha.

Essa profissão analisa todas as situações de interação do cliente com a marca, qualifica as emoções envolvidas e propõe soluções para obter essa experiência.

Designer de Feedback e Avaliações

Os clientes interagem por mais tempo quando têm acesso a experiências exclusivas. Entretanto, muitas empresas não interagem com milhões de possíveis clientes por meio de diversos canais. Por isso, é importante que esse profissional saiba desenvolver e automatizar o feedback e os mecanismos na jornada de consumo da marca.

Desta maneira, o designer de feedback vai desenvolver e testar os ajustes de mecanismos de inteligência artificial que recolhem os feedbacks de clientes, e os transforma em melhorias para o trajeto de consumo.

Quando pensamos em profissões do futuro na área de marketing digital, apesar de tanta tecnologia ainda não é possível prever o futuro. Com decisões sendo tomadas com base em dados a otimização das informações será uma porta de entrada para muitas profissões no futuro.