Porque o SEO é importante para um site?

Porque o SEO é importante para um site

Porque o SEO é importante para um site

O SEO vai muito mais além do que aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca. 

Se você criou um site, você espera que ele seja utilizado por alguém, correto?

Como você espera que um usuário navegue pelo seu site ou consuma seu conteúdo se o seu site apresentar problemas de carregamento (o que normalmente causa abandono de página), links internos quebrados, páginas não encontradas, ausência de trilha de navegação, uma arquitetura ruim, elementos de design que não fazem sentido, resultados internos que não atendem à necessidade de busca do usuário…

O trabalho do profissional de SEO juntamente com o responsável pelo desenvolvimento de site,  é de manter o seu site “usável” e “saudável” para que seja possível atingir algum objetivo: vender um produto, adquirir leads, marcar uma consulta, fazer uma encomenda, etc.

Além de trabalhar com auditoria, análises e na construção de websites, o profissional de SEO também  trabalha com otimização de vídeos para YouTube, otimização de aplicativos em lojas de APP, otimizar fichas de empresas e estabelecimentos comerciais no Google Meu Negócio para Pesquisa Google e Google Maps. SEO NUNCA se resumiu à palavras-chave e conteúdo.

Algumas vantagens em investir em SEO:

Melhor Posicionamento nos resultados de pesquisa

A partir do momento em que você começa a aplicar as táticas de SEO em todo o conteúdo de sua página, empregar as palavras-chave adequadas e redesenhar o seu site para responsivo, ela será levada para as primeiras páginas dos motores de busca.

O Google Não Cobra 

De fato essa é uma ótima vantagem, você deverá somente se preocupar com investimento em conteúdo otimizado e seguir as “regras” baseadas em SEO que o Google requer para indexar sua página. O resultado é a longo prazo, mas sua página terá permanência de indexação, contudo, visualização duradoura.

Fortalecimento da Marca 

Como podem imaginar, os clientes em potencial foram educados com o fato de que, os sites que aparecem na primeira página de buscas orgânicas, são os mais confiáveis e que trazem um conteúdo de maior relevância. Aí está um grande motivo para Investir em SEO.

Atração de Público-Alvo Qualificado

Quando se tem um público-alvo definido, fica mais fácil saber como atraí-los, não é? Pois, ao empregar estrategicamente as palavras-chave em um conteúdo relevante, poderá atrair um lead e posteriormente o converter em vendas.

Fácil de Mensurar

Já sabemos que é de crucial importância mensurar resultados de seu trabalho. E com o SEO esse processo fica ainda mais fácil, pois possibilita certificar o que se pode mudar e quais táticas apresentam resultados mais eficientes.

SEO leva a uma melhor experiência do usuário

Existem muitas maneiras de aperfeiçoar seu site e maximizar a experiência do usuário.

Isso inclui munir seu público informações relevantes com fotos ou vídeos relacionados.

Tudo isso leva a uma melhor experiência do usuário. Isso resulta em mais cliques, mais leads, melhor visibilidade da marca e taxas de conversão mais altas.

É isso que os sites de mecanismos de busca como o Google estão procurando, melhorando assim seu ranking nas pesquisas.

SEO é uma fonte primária de leads

As estratégias de SEO são uma manadeira mais eficaz de tráfego e com as melhores taxas de conversões para leads através Business to Business (B2B), Business to Customer (B2C) e organizações sem fins lucrativos.

As fontes de tráfego primárias inclui a otimização para mecanismos de busca, mídias sociais, marketing de conteúdo, referências, entre outros.

Se você não está recebendo visitas de suas táticas de SEO, então você deve rever a sua campanha de SEO.

Outra empresa no mercado pode estar recebendo sua parte de tráfego orgânico vindo do Google.

SEO traz taxas mais altas de fechamentos de vendas

As estatísticas mostraram que uma taxa de fechamento média de 14,6% é alcançada a partir dos leads do SEO, em confronto com 1,7% de fechamento de leads de outros locais.

Alcançar clientes (mídias sociais, aproximação sem engajamento, sites de referências, etc) muitas vezes resulta em taxas de conversão mais baixas.

Considerando que o SEO está onde um cliente faz a pesquisa real do seu produto ou serviço, isso resultará em uma maior conversão.

Esses indivíduos que fazem suas pesquisas online já têm um requisitos específicos e um propósito em mente.

Temos a conclusão que

A oportunidade para sua marca, em termos de conscientização, reconhecimento e expansão, é ilimitada.

O mundo digital nos permite uma infinidade de opções para explorar com o objetivo de melhorar e alcançar as metas organizacionais.

A otimização para mecanismos de busca é uma das estratégias que o ajudarão crescer o seu negócio, quanto mais conteúdo de qualidade seu site oferecer para seus clientes, mais eles serão engajados em seu site e consequentemente mais bem posicionado seu site ficará.

O SEO refere-se à capacidade de um site de obter visitas quantitativas e qualitativas por meio de resultados orgânicos de mecanismos de busca.

Certifique-se de assumir o desafio e usar o SEO a favor de sua empresa.