Por que a velocidade do site deve ser uma prioridade em SEO?

Por que a velocidade do site deve ser uma prioridade em SEO

Por que a velocidade do site deve ser uma prioridade em SEO

Quando as empresas pensam em seus sites, a maioria acha que basta ter um. Hoje, porém, isso geralmente não é mais o caso – pelo menos, não se você se preocupa com seus esforços de SEO e marketing digital.

Há uma coisa que muitas vezes importa ainda mais do que um site simplesmente funcionando: velocidade do site. Obviamente, os consumidores gostam de usar páginas da Web que carregam rapidamente, mas você deve estar se perguntando: “A velocidade do site realmente afeta tanto os meus negócios?”

A resposta é um sim bem grande. Existem algumas maneiras diferentes de a velocidade do site afetar o seu negócio, incluindo classificações de SEO, taxas de conversão e concorrência. Visite o Guia da Trendszone sobre posicionamento no Google.

Por fim, ter um site de carregamento rápido pode beneficiar você e seus clientes. Vamos dar uma olhada nos benefícios de otimizar a velocidade do site e como fazê-lo. Você notará que muitas vezes o problema não esta no seu site e sim na Hospedagem de sites que contratou.

Aumentar as classificações de SEO

Como a maioria dos profissionais de marketing já são cientes, é praticamente impossível acompanhar os algoritmos de busca em constante mudança do Google – de fato, foi relatado que a empresa altera seus algoritmos entre 500 e 600 vezes por ano. 

Algumas dessas alterações de algoritmo foram relacionadas à velocidade do site para computadores e dispositivos móveis. Em 2010, dois membros da equipe do Google escreveram: “Assim como nós, nossos usuários valorizam muito a velocidade – por isso decidimos levar em consideração a velocidade do site em nossas classificações de pesquisa. 

Utilizamos diversas fontes para determinar a velocidade de um site em relação a outros sites. “A velocidade da página se tornou um fator de classificação na pesquisa para celular em 2018.

Tudo isso significa que agora as empresas devem estar cientes de quantos segundos leva para o site e as páginas serem carregados. 

Um membro da equipe do Google relatou que estudos descobriram que dois segundos é “o limite para a ‘aceitabilidade do site de comércio eletrônico'”. No entanto, a empresa pretende menos de meio segundo. 

Isso é apoiado pela demanda do consumidor por velocidades rápidas do site: foi amplamente divulgado que 47% dos consumidores esperam que uma página da Web seja carregada em dois segundos ou menos.

Converta mais clientes para obter uma vantagem competitiva

A velocidade do site não afeta apenas seus rankings de SEO – também pode fazer ou quebrar diretamente uma compra em potencial. Comprovou-se que os longos tempos de carregamento da página afetam negativamente as taxas de conversão, ou seja, quanto mais tempo as páginas forem carregadas, maior a probabilidade do visitante abandonar a página.

Por outro lado, as taxas de conversão têm o potencial de melhorar imensamente quanto mais rápido o site carrega. Pense bem: se uma redução de um segundo no tempo de carregamento da página levar a um aumento de 2% nas taxas de conversão, você poderá aumentar facilmente a receita. 

Por exemplo, se sua empresa de comércio eletrônico ganhou R$ 1 milhão em vendas no ano passado e você pode aumentar sua taxa de conversão em apenas 2%, poderá ver outros R$ 20.000 – tudo isso com uma redução de um segundo no tempo de carregamento da página. Talvez seja a maneira mais fácil de você ganhar R$ 20.000 extras para o seu negócio.

Como bônus, aumentar a velocidade do site pode proporcionar uma forte vantagem competitiva. Sites de carregamento lento correm o risco de perder seus clientes em potencial para a concorrência direta, pois é provável que consumidores impacientes saiam da página e cliquem no próximo link na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Se o seu site for executado um ou dois segundos mais rápido, é mais provável que você mantenha a liderança na sua página e fique longe do site do concorrente.

Como otimizar a velocidade do seu site?

Agora que você sabe o quão importante é a velocidade do site, você provavelmente está se perguntando como pode classificar a velocidade de seu próprio site e melhorá-lo. Felizmente, existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis para ajudá-lo a garantir que seu site esteja com o melhor desempenho. 

O primeiro passo é simplesmente ver a rapidez com que o site é carregado – se tudo estiver funcionando corretamente, talvez você nem precise fazer mais nada. Você pode avaliar a velocidade da sua página com ferramentas como o PageSpeed ​​Insights do Google ou o WebPagetest.org. 

Basta digitar o endereço do site, e a ferramenta analisará o site e informará quais áreas específicas podem precisar de aprimoramento. Então, você (ou mais provavelmente, alguém do seu departamento de TI) pode resolver esses problemas.

Por exemplo, as imagens são um dos motivos mais comuns pelos quais um site pode carregar mais lentamente do que o ideal. Para otimizar suas imagens, você pode compactá-las e usar arquivos PNG para gráficos e arquivos JPEG para fotos. Você também pode criar modelos para itens como botões ou ícones, para que seu site não precise carregá-los individualmente em cada página.

Embora a velocidade do site nem sempre seja importante para todas as empresas, é algo que acredito que todos devem estar cientes. Um site rápido não só pode aumentar seus rankings de SEO, mas também pode ajudá-lo a criar mais conversões, manter mais visitantes por mais tempo e obter uma vantagem competitiva extra.