Plano de negócios: Como aumentar minha vantagem competitiva no mercado

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Quer ter vantagem competitiva no mercado e não sabe por onde começar? A palavra-chave é: plano de negócios. Ficar atento nas inovações que surgem, saber o que os seus concorrentes estão fazendo, o que os clientes estão buscando no momento e priorizar pelo padrão de qualidade do seu empreendimento, são informações primordiais para planejar o seu próximo passo.

Pode até parecer fácil, mas você pode se perder em meio a tantas informações, e se não usar de forma correta, o planejamento não sai do papel e todo o seu trabalho não adianta de nada. E o pior de tudo, isso vai influenciar negativamente nos resultados do seu negócio.

Por esse motivo é que você precisa ter um plano de negócios assertivo quando o assunto é vantagem competitiva.

Mas afinal, o que é vantagem competitiva?

Ter vantagem competitiva no mercado significa basicamente ter algo que a concorrência não oferece. Você sabe qual o diferencial da sua empresa? Se ainda não sabe, ao longo do texto vamos te ajudar a descobrir e usar como vantagem estratégica no seu plano de negócios.

Mas acredite, muito trabalho está por vir e o seu plano de negócios deve ser continuamente atualizado, para conseguir se adaptar às mudanças que ocorrem constantemente no mercado.

Essa estratégia deve ser adotada não apenas para aumentar o seu faturamento, mas também para expandir a visibilidade da sua marca e se fortalecer diante da concorrência.

Plano de negócios para aumentar sua vantagem competitiva no mercado

Antes de saber por onde começar, o seu negócio precisa de alguma forma gerar valor ao cliente e se tornar insubstituível, de uma forma que você consiga sustentar esse plano ao longo do tempo diante à concorrência.

Por isso, você precisa analisar o mercado para saber o que sua empresa tem de diferencial, e só assim, começar a pensar em estratégias para segmentar o seu produto ou serviço de forma inteligente e liderar a capacidade de produzir em custos menores.

Para ficar mais fácil, separamos o passo a passo para você conseguir realizar o seu plano de negócios de forma correta.

  • Passo 1 plano de negócios: Analise a concorrência e identifique seu diferencial
  • Passo 2 plano de negócios: Estratégias para segmentar seus produtos ou serviços
  • Passo 3 plano de negócios: Lidere a produção com custos menores

Preparado? Vamos para as dicas!

Passo 1 plano de negócios: Analise a concorrência e identifique seu diferencial

Para se manter competitivo no mercado, você precisa analisar o que seus concorrentes estão fazendo e analisar o que o seu negócio tem de diferente para oferecer aos clientes. Assim, você consegue saber o que mais agrada e o que os deixa insatisfeitos, e a partir disso, pensar em melhorias para atender esses gargalos.

Aqui também é legal pensar na experiência e conforto que você pode oferecer para conquistar ainda mais os clientes. Seja na rápida entrega, ou o menor tempo de produção, isso agrega valor ao seu produto ou serviço, o que faz com que as pessoas fiquem dispostas a pagar um pouco mais caro para ter essas regalias, por exemplo.

Passo 2 plano de negócios: Estratégias para segmentar seus produtos ou serviços

Se você tenta atingir todos os tipos de públicos, a chance de fracassar é grande. Tenha em mente que, quanto mais segmentado, melhor. Até porque, fica mais fácil de você conseguir pensar em como você pode melhorar o dia a dia do seu cliente com seus produtos e serviços.

Passo 3 plano de negócios: Lidere a produção com custos menores

Caso você consiga produzir a mesma quantidade de produto, com a mesma qualidade da concorrência, e inclusive, com um custo menor de produção, a sua vantagem competitiva estará na oferta mais barata do mercado.

Mas cuidado! Para conseguir esse tipo de vantagem, você deve ter baixo custo de trabalho, materiais e infraestrutura, para no final conseguir obter um lucro significativo. Então, se você quer partir para essa estratégia, foque em soluções para diminuir seus custos, sem perder a qualidade do que você oferece.

Para se tornar a primeira opção de um cliente você precisa lembrar que valor e qualidade são os primeiros itens que eles avaliam. E quando o seu negócio consegue encontrar esse equilíbrio, seu negócio consegue decolar.

Gostou das nossas dicas? Comente os insights que você teve para fazer o seu plano de negócios voltado para aumentar sua vantagem competitiva no mercado.