Piso emborrachado para academia vale à pena?

Piso emborrachado

A academia é um local onde tudo deve contribuir para ajudar os alunos a se exercitarem da melhor forma possível e com segurança. Sendo assim, cada detalhe deve ser pensado com cuidado. Para colocar no chão, o piso emborrado pode ser uma ótima opção.

Por conta do suor e água, pisos comuns em academia pode não ser uma decisão muito boa. Os exercícios necessitam de força e precisam de toda uma segurança. Com isso, pisos comuns podem ser um risco aos atletas, principalmente por causa dos equipamentos pesados que os cercam.

O mais adequado para este tipo de estabelecimento é de fato o piso emborrachado, que não deixa escorregar e ainda alivia a pressão do impacto causado pelos pesos.

Estas e outras características do piso emborrachado, serão vistas a seguir neste artigo.

Piso emborrachado: O que é e quais as vantagens?

O piso emborrachado, geralmente é feito através de raspa de pneu e possuem alta durabilidade e resistência.

É feito de material reciclado o que faz com que garanta um benefício ao meio ambiente além das vantagens do próprio piso. Desse material reciclado formam-se placas de fácil instalação.

São altamente indicados para lugares onde precisam de pisos que não escorregam e que sejam resistentes, como por exemplo, academias, playgrounds e pistas de caminhada.

São várias as vantagens em optar por pisos emborrachados, entre elas estão:

  • Absorve impactos: Eles garantem melhor a segurança seja de crianças em playgrounds que, por estarem em constante movimento, correndo e brincando, correm o risco de em algum momento cair. Como também de alunos de academia. O uso de piso emborrachado não permite grandes impactos no momento da queda e agrega valor ao estabelecimento.
  • É antiderrapante: Mesmo que o piso molhe de alguma forma, o piso emborrachado evita escorregões, pois é antiderrapante, sendo assim garante mais segurança ao quem estiver por ali.
  • Agrada esteticamente: As cores dos pisos emborrachados são diversas. Apesar de ser mais comum em academias o uso de piso emborrachado preto, em parquinhos ou playgrounds, por exemplo, é possível encontrar desses pisos coloridos. Com isso, além de ser prático e seguro, é também bonito esteticamente.
  • Fácil higiene: Áreas públicas ou que envolvam crianças, ou ainda lugares onde há pessoas fazendo exercícios físicos, são mais fáceis de acumular sujeira. Este piso é de fácil higiene, ou seja, é mais fácil de limpar e a secagem é mais rápida também. Além disso, evita a proliferação de fungos e bactérias, tornando-o ainda mais vantajoso.
  • Não retém água: Essa é mais uma ótima característica do piso emborrachado, não retém água, pois a água escoa através das juntas do piso e é drenada pelo próprio solo. Essa função ajuda a garantir uma durabilidade maior do piso, não permitindo que ele se danifique com facilidade.

Como deve ser feita a manutenção do piso emborrachado?

Apesar de ter uma maior durabilidade, por ser feito de borracha como os pneus, os pisos podem ser prejudicados ao serem expostos à fatores do tempo (sol, umidade, frio, calor e vento). Estes fatores podem fazer com que este tipo de piso tenha seu tempo de durabilidade comprometido.

Pensando nisso, a manutenção torna-se indispensável. Ao serem instaladas as placas de borrachas, devem ser colocadas de forma em que não haja abertura e as partes fiquem bem juntas uma à outra.

O mais indicado é que quando a instalação for feita, seja contratado um profissional especializado que entenda bem do assunto para não correr o risco de comprometer a duração dele.

profissional especializado

É importante que seja feita limpeza com frequência para não acumular poeira nem areia. O acúmulo deste tipo de sujeira pode fazer com que as placas fiquem endurecidas e não sejam mais capazes de absorver impactos na hora da queda.

Para limpar é muito simples. Basta ter em mãos uma vassoura boa e uma mangueira, de preferência com uma jato potente de água para facilitar.

Caso o piso seja colorido, é possível renovar a cor pintando quando necessário.

Se cuidar da maneira correta, é possível garantir um bom piso emborrachado até por anos.

Onde é possível usar piso emborrachado?

Como já vimos, o piso emborrachado é normalmente utilizado em academias e playgrounds. Mas, além desses ambientes, este tipo de piso pode ser ideal para ser instalado em outros lugares também, facilitando a vida e deixando mais agradável, bonito e aconchegante.

Um desses lugares é em escritórios. Principalmente quando o escritório fica em casa, o piso emborrachado é ideal para compor o ambiente e facilitar na hora da limpeza. Ele pode contribuir também para facilitar a refrigeração do ambiente.

Fica esteticamente bonito, não tem o risco de escorregar e facilita a limpeza do local.

Além de academias pagas, muitas pessoas optam por fazerem um local para se exercitarem em casa. Se esse for o caso, optar pela instalação do piso emborrachado é uma ótima decisão.

A cozinha é a parte da casa mais utilizada, nela acontecem os preparos das refeições e bebidas e muitas vezes o chão molhado pode contribuir para acidentes domésticos. Colocar o piso emborrachado na cozinha, deixará o cômodo elegante e seguro.

Outra parte de uma casa que é recordista em acontecer acidentes é o banheiro. Se for parar para analisar, o piso emborrachado para este cômodo pode ser de fato o ideal. No banheiro, além da umidade, há exposição à sabonetes e shampoos que tornam o ambiente extremamente escorregadio.

Para uma pessoa idosa, por exemplo, o risco de acontecer acidentes domésticos torna-se ainda maior. Atribuir a ideia desse piso pode contribuir para evitar esses acidentes.

Onde comprar piso emborrachado?

Algumas lojas trabalham com a venda desses pisos prontos em placas que, podem ser compradas por metros quadrados e serem colocadas na quantidade que quiser.

Há também lugares onde pode fazer encomendas de acordo com o tamanho do local onde será feita a instalação.

É importante saber as medidas e pesquisar pelo melhor preço. Com a disponibilização de sites e frete grátis, por exemplo, pesquisar e fazer a encomenda pode ser uma ótima opção.

Na hora da instalação, independentemente do espaço a ser atribuído o piso, o ideal é chamar um profissional e garantir o melhor serviço e uma durabilidade maior, economizando na hora da manutenção.