Meritocracia: o que é e como implantar na sua empresa

A meritocracia sempre foi um dos assuntos mais debatidos entre as diferentes categorias de empresas.

Afinal de contas, dependendo da maneira como ela é aplicada, pode gerar diversos benefícios ou malefícios a uma organização.

Muitos negócios acreditam que a meritocracia traz resultados e aplicam essa metodologia em seus ambientes. Já outras, afirmam que a meritocracia promove a maior desigualdade entre as pessoas e também gera diminuição do trabalho em equipe.

No entanto, a meritocracia é mais complexa do que muitos acreditam: ela irá depender de uma série de fatores, como a atividade da empresa, localização e a própria competitividade dos funcionários, entre outros.

Por essa razão, se uma empresa quer decidir apostar em meritocracia, ela deve planejar uma série de detalhes e analisar a viabilidade desse projeto.

Pensando nisso, nós elaboramos esse post com o intuito de mostrar todos os detalhes sobre a meritocracia: como funciona, quais são seus benefícios e como você pode aplicá-la em seu negócio. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando!

Primeiro de tudo, o que é meritocracia?

Basicamente, a meritocracia é um sistema de gestão que leva em consideração o reconhecimento de uma pessoa, de acordo com suas aptidões e habilidades individuais.

Em outras palavras, a meritocracia é um sistema de reconhecimento individual. Dentro dessa situação, as pessoas que possuírem um melhor desempenho em suas funções ou se dedicarem mais, são recompensadas em forma de reconhecimento.

Já esse reconhecimento pode ser dado por meio de prêmios, promoções, folgas, aumento de salário, entre outras recompensas do agrado de cada pessoa.

De uma forma mais simples de entender, imagine que uma empresa que presta serviços de alpinismo industrial queria aumentar a produtividade e motivação dos seus funcionários. Por meio da meritocracia, ela pode conseguir fazer com que isso se torne realidade!

Abaixo, vamos ver outras vantagens do programa de metodologia dentro dos ambientes corporativos, por essa razão, continue lendo esse post!

Quais as vantagens da meritocracia?

Como citamos acima, aplicar a meritocracia em seu negócio pode trazer mais motivação e produtividade para os colaboradores.

Afinal de contas, quem não quer ganhar algum tipo de prêmio ou recompensa por ser mais dedicado ou contribuir mais com a organização?

Outra vantagem é que o trabalho e o desenvolvimento dos funcionários também são mais valorizados pela empresa. Isso significa que os funcionários podem se sentir mais reconhecidos e, consequentemente, realizarem seus serviços profissionais com mais qualidade!

Além disso, a empresa também consegue ter profissionais mais aptos se posicionarem em cargos mais altos na empresa.

Se você tem uma empresa de galvanização a fogo, por exemplo, que trabalha com um serviço específico, sua empresa consegue até mesmo ser mais reconhecida pelos seus clientes e futuros colaboradores.

Ou seja, além da maior produtividade, a meritocracia também contribui para a maior visualização e posicionamento de uma empresa!

Como aplicar a meritocracia em meu negócio?

Agora que você já sabe sobre o que se trata o programa de meritocracia e quais as suas vantagens, é muito importante ressaltarmos que o setor responsável pela gestão de pessoas da sua empresa deve desenvolver campanhas personalizadas para aplicar um sistema de meritocracia eficiente.

Alguns fatores negativos podem aparecer, caso a empresa não aplique um programa justo e transparente de meritocracia. Em alguns casos, a meritocracia pode fazer com que os membros da equipe sejam estimulados ao egocentrismo e à competitividade negativa.

Por essa razão, nós vamos te passar algumas dicas simples e que qualquer empresa pode aplicar para começar seu programa de meritocracia:

Inserção de metas

As metas são o ponto inicial para um sistema meritocrático eficiente. Separe todos os departamentos da sua empresa e veja com atenção como a empresa pode incluir metas para que os colaboradores tenham mais objetivos dentro da empresa.

Se você trabalha com oxigênio medicinal, por exemplo, a meta para as pessoas responsáveis pelas linhas de produção pode ser de acordo com a quantidade ou qualidade da fabricação dos insumos e do produto final.

Já para o departamento de marketing, organize metas de alcance de clientes, aumento de tráfego online do seu site, aumento de visibilidade, entre outros. Tudo isso vai depender do setor e das necessidades da sua empresa.

No alcance das determinadas metas, os colaboradores podem receber bônus e prêmios variados!

Salários e comissões flexíveis

Nessa etapa, o sistema de meritocracia já está um pouco mais avançado. Uma das estratégias é fazer com que os funcionários ganhem um aumento de salário, dependendo do seu esforço ou tempo de organização.

Além disso, você também pode incluir um sistema de comissão, especialmente na área de vendas e telemarketing, onde os resultados são mais cruciais para a saúde da empresa. O que acha disso?

Saiba o ritmo de cada funcionário

Além de tudo que falamos, é muito importante que a empresa saiba que os colaboradores são diferentes e únicos, e por essa razão, é essencial criar meios reais para que os mesmos não se sintam incapazes de realizar tal meta ou objetivo.

Além disso, as metas também precisam seguir a linha de desenvolvimento de cada funcionário. Não inclua metas abusivas ou que tirem a moral de um colaborador!

Dessa forma, a organização consegue motivar cada funcionário de acordo com o desempenho individual.

Cuidado com o trabalho em equipe

Por fim, mesmo com um programa de meritocracia eficiente aplicado na empresa, se a mesma não envolver seus funcionários e criar campanhas de integração, o trabalho em equipe pode diminuir.

Aliás, a meritocracia parte de um ponto individualista e, se for utilizada de maneira exagerada pela empresa, os membros da equipe podem ser competitivos de um modo negativo e até mesmo gerar futuros conflitos indesejados.

Por isso, aplique campanhas e metas que envolvem o trabalho em equipe e também analise e monitore os resultados. Assim, é possível criar campanhas mais eficientes e obter sucesso na aplicação dessa metodologia!

Agora que você já sabe tudo sobre a meritocracia nas empresas, o que acha de aplicá-la em seu próprio negócio? Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.