Melhores práticas para melhorar o AEO

O AEO é uma importante estratégia para as empresas, porque ajuda nas ações de Marketing Digital. Por isso, é necessário que as marcas a conheçam e saibam como utilizá-la em seu dia a dia.

As pesquisas por voz têm ganhado espaço, uma vez que as pessoas acessam cada vez mais a internet pelos dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

E o AEO veio para facilitar esse tipo de pesquisa para o usuário e para as empresas.

Neste artigo, vamos falar o que é essa estratégia, sua importância, e as melhores práticas para seu funcionamento, dentre outras informações. Acompanhe a leitura!

O que é AEO?

AEO é uma sigla para Answer Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Resposta, e tem como função entregar resultados de pesquisa mais apropriados para as buscas realizadas por voz.

O próprio Google tem aperfeiçoado sua capacidade para interpretar os questionamentos do usuário. Portanto, os buscadores têm se transformado em mecanismos de resposta.

O SEO continua sendo importante, mas essa nova ação tem se especializado nos mecanismos de resposta e ajudado no ranqueamento das páginas.

Importância do AEO para o ranqueamento

Cada vez mais pessoas têm realizado buscas na internet por meio de pesquisas de voz, usando os dispositivos móveis. Esses aparelhos são parte do dia a dia da sociedade e ajudam de muitas maneiras.

A tendência é que esse tipo de busca supere as pesquisas por texto. Portanto, se uma empresa quer liderar o topo das respostas do Google, ela precisa usar as estratégias em AEO.

Como usar AEO

A busca por voz não é algo novo, mas que tem crescido a cada dia. Dessa maneira, as empresas precisam aplicar o AEO em seus sites, blogs ou portais, por meio de ações como:

1 – Usar a semântica HTML5

Se o usuário pesquisou por empresa de empilhadeira, o Google precisa oferecer uma resposta a ele. Para isso, ele vai procurar por informações organizadas e que tenham uma estrutura fácil de interpretar.

A HTML5 usa tags que definem o conteúdo que carregam. Por exemplo, <section> define uma seção de documento e <div> não diz muito sobre o que pode conter.

2 – Utilizar schema.org

Esse código ajuda a organizar informações dentro de uma página, por meio da marcação estruturada de dados. Uma codificação que complementa o HTML e ajuda a compreender o conteúdo.

Uma fabricante de andaime para pintura, por exemplo, pode fazer isso usando o Google Search Console.

Como mensurar resultados

Para mensurar os resultados desse investimento técnico, é preciso, primeiramente, definir as métricas. Após isso, algumas ferramentas podem ser usadas, como:

1 – Google Analytics

Trata-se da ferramenta mais popular, pois além de eficiente é gratuita. Com ela é possível realizar ações como:

  • Extrair números de relatórios;
  • Número de visitas;
  • Interação do usuário;
  • Integrá-lo ao site.

É possível que uma empresa que ofereça serviços como calafetar piso de madeira consiga mensurar os dados desde a primeira visita do usuário até o momento em que ele se transforma em lead.

2 – Google Search Console

Este é o antigo WebMaster Tool, uma ferramenta de análises estruturais. Por meio dela, é possível fazer uma análise mais técnica das configurações do site, sua programação e o impacto gerado no público.

O que deve ser evitado ao aplicar o AEO

O AEO, assim como o SEO, envolve o uso de palavras-chave para facilitar os resultados e manter a página em uma boa posição.

No entanto, antigamente, era comum encontrar textos sem nenhum conteúdo, repetindo diversas vezes uma palavra, apenas com intuito de aumentar o tráfego.

Ou seja, eram páginas que não ofereciam conteúdo relevante, por isso, essa prática ficou conhecida como black hat.

Quando o Google identifica essa e outras práticas que se configuram como black hat como conteúdo oculto, conteúdo duplicado etc, ele “pune” essas páginas de muitas formas, podendo até bani-las completamente de seus resultados.

Por isso, para evitar essas situações, as práticas de AEO devem ser bem executadas e realmente trazer resultados para os usuários.

Conclusão

É importante acompanhar as tendências para que os usuários possam encontrar páginas de sites e blogs das empresas com facilidade.

Se antes o usuário procurava tudo o que precisava pelo computador, agora ele faz isso cada vez mais exclusivamente pelo celular ou tablet.

Escrever não é a mesma coisa que falar, por isso, o Google precisa interpretar o que o usuário quer dizer e as estratégias em AEO vão fazer o buscador entender que o seu site oferece aquilo que está sendo procurado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.