Marketing Imobiliário: tudo que você precisa saber

Atualmente, o marketing imobiliário tem sido um assunto em pauta entre profissionais, tanto de marketing quanto do mercado de imóveis.

Trabalhar com a compra e venda de imóveis nunca foi tarefa fácil, apesar de compensatória, quando os objetivos são atingidos.

Exatamente por isso, criar uma estratégia voltada ao marketing imobiliário é importante, pois ela facilita esse fluxo dentro do processo de compra e venda de imóveis.

Além de que, os profissionais voltados a esse segmento entendem a complexidade do funil de vendas relacionado ao mercado imobiliário.

A compra e venda de imóveis exige um alto investimento de tempo e dinheiro. Além disso, é um tipo de venda que impacta na vida do consumidor, pois é uma decisão, geralmente, para a vida toda.

Sendo assim, também se faz necessária uma relação de confiança entre o vendedor e o comprador. E é exatamente neste ponto que entram as estratégias em marketing imobiliário.

Elas ajudam a imobiliária e o profissional a construírem autoridade no assunto, fortalecendo a marca perante os consumidores.

Por isso, é importante que os profissionais do mercado imobiliário estejam cientes da necessidade em trabalhar esse aspecto.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é marketing imobiliário, possibilidades oferecidas por ele, seus desafios e dicas de estratégias.

O que é marketing imobiliário?

Pode ser considerado marketing imobiliário algumas estratégias on-line e off-line, voltadas à promoção de empresas que trabalham com imóveis, como imobiliárias e construtoras, por exemplo.

O objetivo desse marketing é atrair leads, aumentar o número de clientes e elevar o faturamento. Mas é importante dar bastante atenção ao marketing imobiliário on-line, porque a primeira coisa que alguém faz ao procurar um imóvel é acessar à internet.

Por meio de sites de busca, como o Google, as pessoas procuram imóveis, locação de guindaste SP e diversos outros produtos e serviços que estejam precisando.

Portanto, é fundamental que as imobiliárias aproveitem esse potencial digital que têm, para fecharem bons negócios.

Obviamente, as propagandas off-line também são importantes, como campanhas em rádio, panfletagem etc. Porém, é na internet que as estratégias de marketing imobiliário realmente dão resultado.

No entanto, essas estratégias devem ser sempre pensadas de acordo com as características atuais do mercado.

Também se faz necessário investir no relacionamento com o cliente, pois isso é a base de qualquer empresa, desde imobiliárias até fabricantes de elevador monta carga.

Ainda, trabalhando o marketing imobiliário, a empresa tem benefícios como:

  • Bom relacionamento com os clientes;
  • Maiores chances de indicação;
  • Fácil medição de resultados;
  • Fortalece autoridade da marca;
  • Acelera o ciclo de venda.

Apesar de tantas vantagens, esse tipo de marketing enfrenta desafios para alcançar os resultados almejados.

Desafios do marketing imobiliário

Na prática, o marketing imobiliário, apesar de trazer muitas vantagens, também enfrenta muitos desafios, como:

Concorrência forte

O mercado imobiliário é muito concorrido, pois existem muitas empresas competindo pelo mesmo consumidor.

Por isso, o melhor caminho é apostar no relacionamento com o cliente, construindo uma imagem forte para a marca.

Investimento alto

Comprar um imóvel não é como contratar serviço de medição tridimensional. Apesar de ser um serviço muito importante, ele não exige um alto valor de investimento, como no caso de um imóvel.

Isso faz com que o consumidor pense muito bem antes de fechar uma compra, verificando a credibilidade da imobiliária, realizando pesquisas e dentre outras ações que trazem mais garantia.

Comprar imóvel envolve objetivos de vida

O corretor e a imobiliária não lidam apenas com o dinheiro do cliente, mas também com suas emoções, seus objetivos e sonhos.

Eles lidam com o sonho da casa própria, um local que será morada daquela pessoa e, provavelmente, de seus filhos.

Por isso, é fundamental que, durante as estratégias de marketing imobiliário, a empresa gerencie muito bem o seu relacionamento com o cliente.

No entanto, essas estratégias também possuem infinitas possibilidades quanto a sua aplicação, que compensam os desafios.

Melhores estratégias em marketing para imobiliárias

O marketing imobiliário é muito completo e pode ser feito tanto on quanto off-line, como já foi dito anteriormente.

Estratégias on-line

Dentro das diversas possibilidades de estratégias on-line, podemos citar algumas importantes. São elas:

Sites preparados para conversão

Isso é de lei não só para imobiliárias, como para empresas de muitos outros setores, como as que oferecem serviço de blindagem nivel 3a.

É crucial que a página consiga converter clientes em visitantes, por isso, o site precisa ter uma navegação simples e intuitiva.

Além disso, é fundamental optar pelos sites responsivos, já que as pessoas acessam a internet pelo celular, quase sempre.

O site responsivo possui layout adaptável a qualquer formato de tela, garantindo, também, que ele tenha mais velocidade de carregamento.

Isso é importante, porque os usuários não gostam de páginas que demorem mais do que 3 segundos para carregar.

Uso de método Inbound

O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração, tendo como função atrair os consumidores por meio de conteúdo rico e relevante.

Indo contra as metodologias de marketing tradicional, que vão atrás do cliente, o marketing de atração faz com que o cliente vá atrás da marca, por meio das redes sociais e blogs.

Para isso, empresas como imobiliárias e serralheria em Campinas investem em conteúdos de valor, que atraem visitantes para o site, transformando visitantes em leads, leads em vendas e fidelizando clientes.

Conteúdo de autoridade

Outra dica é investir na produção de conteúdo de qualidade, para conseguir estabelecer uma imagem de autoridade no assunto.

O consumidor moderno precisa confiar na empresa para comprar qualquer tipo de produto ou serviço. Mas quando se trata de imóveis, essa confiança precisa ser ainda maior.

Para atender às necessidades de seu público-alvo, as imobiliárias precisam explorar os desejos dele. Isso, porque quem vai comprar um imóvel, geralmente possui muitas dúvidas e inseguranças.

Isso faz com que a imobiliária tenha a oportunidade perfeita de entregar valor ao seu consumidor.

O mesmo é feito pelas empresas terraplanagem SP, que exploram conteúdos que abordam diversos assuntos.

Para as imobiliárias, esses assuntos podem ser dicas de economia, dicas de investimento, como escolher imóveis, dentre muitas outras oportunidades.

Os conteúdos precisam ser sempre diversificados, podendo ser distribuídos em diversos formatos, como vídeos, e-books, webinars e podcasts.

Uso de redes sociais

As redes sociais são um excelente espaço de interação entre empresas e clientes, principalmente no caso das imobiliárias.

Nelas, é possível encontrar os mais variados perfis de consumidores. Portanto, é necessário marcar presença, mantendo certa frequência de postagens para não perder engajamento.

Uso de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas digitais mais poderosas que existe. Isso, porque praticamente todos os usuários da internet possuem um e-mail.

Isso, por sua vez, garante que empresas como imobiliárias e fabricantes de sensor de vazão tenham contato com seu público-alvo.

Tal importância reforça o fato de que o e-mail marketing não pode ficar de fora das estratégias de marketing on-line.

Eles devem ser sempre enviados, de acordo com a posição do lead no funil de vendas, para que ele sinta que há cuidado e personalização em seu atendimento.

Estratégias off-line

Também vale a pena investir em estratégias de marketing imobiliário off-line. Entre as mais importantes podemos citar:

Panfletagem

A panfletagem ainda é uma das estratégias off-line mais utilizadas pelas imobiliárias e construtoras.

Isso, porque é uma maneira de falar com o cliente quando ele ainda não está conectado com a sua marca.

Além disso, a imobiliária pode optar pela distribuição da panfletagem em locais próximos ao empreendimento. Isso pode despertar a curiosidade do consumidor.

Ele pode se dirigir até o local, para olhar o espaço com mais calma, visita que pode gerar um novo contato para a imobiliária ou construtora.

A panfletagem é bem versátil, podendo ajudar na divulgação de muitos produtos, inclusive cerca ouriço.

Uso de placas

Apesar de a internet ser, hoje, a principal ferramenta na hora de procurar um imóvel, as placas de vende-se e aluga-se ainda são muito importantes.

Essas placas são excelentes divulgadoras e, apesar de fazerem parte das estratégias off-line, elas também podem ser usadas junto com estratégias digitais.

Um exemplo disso é o uso do QR Code nessas placas. Ao mesmo tempo em que anunciam o imóvel de maneira off-line, essa placa contém um código, que pode levar a um link que contenha informações sobre o imóvel.

Dentre essas informações podem conter imagens de seu interior, o que pode trazer mais segurança para o consumidor que estiver passando pelo local.

Isso otimiza o tempo de venda ou locação, porque a pessoa só vai entrar em contato se ela realmente gostar das informações do imóvel.

O marketing imobiliário traz estratégias inteligentes e que devem ser aplicadas para o sucesso nas vendas de um mercado tão concorrido.

Essas estratégias não facilitam apenas para os profissionais da área, aumentando os lucros, mas também para os consumidores que buscam o imóvel ideal para investir. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.