Marketing digital em 2020: conheça as principais tendências

Conquistar e encantar os consumidores é crucial quando falamos em tendências em Marketing Digital para 2020. Afinal de contas, eles estão cada vez mais exigentes e buscam por empresas que, além de oferecerem um excelente atendimento, também ofereçam soluções para os seus problemas.

A cada ano que passa, o marketing digital se torna cada vez mais necessário e é reconhecido como uma ferramenta que consegue proporcionar ótimos resultados para qualquer tipo de negócio.

Ter presença online se tornou essencial para as empresas, já que os consumidores realizam buscas e gostam de fazer pesquisas antes de tomar a decisão de compra.

Para se ter sucesso em 2020, é necessário entender que as atualizações em marketing digital são constantes e você deve segui-las corretamente. Afinal, acompanhar as tendências e compreender as preferências dos consumidores é muito importante, principalmente em um mercado que se tornou tão competitivo.

Pensando nisso, separamos as principais tendências de marketing digital 2020 para você começar a se planejar e aplicá-las em seu negócio. Confira!

Principais tendências de marketing digital em 2020

Com a alta demanda do dia a dia em uma empresa, fica um pouco difícil de acompanhar todas as novidades e atualizações em marketing digital. No entanto, elas podem ser o que o seu negócio precisa para conquistar as metas que você deseja!

Confira a seguir quais são as tendências de marketing digital para o ano:

Chats personalizados:

As redes sociais se tornaram uma das principais ferramentas para interação entre empresas e consumidores e, inclusive, possuem opções que funcionam como chats privados, como o caso do “direct” no Instagram.

Isso criou uma grande aproximação entre marcas e clientes, pois como já falamos um pouco mais acima, os consumidores querem um atendimento excelente, que vai muito além de ser apenas cordial, é necessário resolver os seus problemas e dúvidas de forma rápida e eficiente.

Para 2020, chats com atendimento personalizado serão um grande destaque. Você pode configurar na hora de criar seu site seu site ou loja virtual, em um aplicativo ou pelo WhatsApp, só lembre de personalizar e oferecer um excelente atendimento ao cliente.

Inteligência artificial:

O que parecia muito distante de acontecer, se tornou real. A inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso dia a dia como, por exemplo, através de atendentes virtuais que simulam seres humanos e criam conexão com os consumidores.

A expectativa é que o investimento neste recurso cresça muito mais nos próximos anos, obtendo muita expansão e se desenvolvendo cada vez mais. Um dos maiores exemplo de inteligência artificial é a busca por voz, que hoje em dia, não fazem parte apenas de celulares modernos, mas também de acessório para dentro de casa, como a Alexa.

Para aproveitar essa tendência, cada empresa deve buscar pela melhor forma de aplicá-la de forma que seja benéfica para seus consumidores.

Escolha por empresas transparentes:

Os consumidores não querem mais um atendimento “robotizado”, eles querem que as empresas ofereçam um atendimento personalizado, mesmo que ele seja prestado por inteligência artificial, como citamos na tendência anterior.

Com as redes sociais em alta, por mais que sejam excelentes ferramentas de marketing, também é muito importante ter atenção ao conteúdo, ao posicionamento e a imagem que a empresa transmite para os usuários.

Além do atendimento e qualidade de produtos e serviços, os consumidores também estão buscando por empresas que tenham posicionamentos parecidos com os deles.

Um bom exemplo, é que o assunto de sustentabilidade está cada vez mais em alta e muitos consumidores estão mudando os seus hábitos de consumo. Empresas que não apoiam causas ambientais podem ficar para trás. Logo, é muito importante que você reavalie os valores do seu negócio, caso seja necessário.

Aumento de conteúdo em áudio:

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas estão optando por conteúdo em áudio, já que podem consumir o conteúdo em transportes públicos, no trabalho, em momentos de lazer, etc.

E graças aos benefícios que proporciona, o conteúdo em podcast está cada vez mais em alta e será uma das principais tendências de marketing digital em 2020.

Você pode criar um canal de podcast para dar dicas ou falar sobre assuntos relacionados com o seu nicho, ou pode incluir um player como alternativa em algum texto para tornar o conteúdo mais atraente e prático.

É importante lembrar que assim como todo o conteúdo que você produz para site, blog e redes sociais, o em áudio deve ter relação com o seu público-alvo e não deve ser diretamente relacionado ao seu produto ou serviço. Isso quer dizer que você deve oferecer um conteúdo de qualidade, que seja necessário, como dicas direcionadas para a solução de problemas, que tenham relação com sua área de negócio, mas que ofereça benefícios para a audiência.

Como aplicar as tendências de forma eficiente

Agora que você já sabe quais são as principais tendências de marketing digital em 2020, será que é possível aplicar todas elas em seu negócio?

Antes de decidir investir em qualquer estratégia de marketing digital é muito importante avaliá-las e entender muito bem como elas funcionam, para que o investimento realmente tenha um bom retorno.

Caso sejam aplicadas de forma incorreta ou sem planejcamento, pode ser que você não alcance os objetivos que deseja.

Se você está com dúvidas sobre em quais estratégias deve investir, procure pela ajuda de um profissional especializado em marketing para empresa. Assim, além de esclarecer todas as suas questões, o profissional ainda conseguirá indicar as melhores opções para a sua empresa.