Marketing de Conteúdo ou Adwords? Escolha a melhor estratégia para seu site

Quando o objetivo é atrair visitantes para um site, é comum entrar em um dilema. O que é melhor: investir em Marketing de Conteúdo ou Adwords? Para escolher a melhor estratégia, você precisa entender como funciona, custos e quando surgirão seus resultados.

Esclareça agora todas suas dúvidas sobre esses tipos de tráfego e prepare-se para fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo tem o objetivo de atrair pessoas, de maneira pouco invasiva, por meio de conteúdo relevante. Com isso, há a conversão e, possivelmente, a venda. Para que o relacionamento seja duradouro, também é feito um serviço de pós-atendimento.

O SEO (Searching Engine Optimization) deve ser trabalhado neste caso, pois ajuda o conteúdo a ter melhores posições no ranking de busca do Google. O ranqueamento funciona através da soma da autoridade do site em que o material foi publicado, com as palavras-chaves escolhidas, qualidade e quantidade de backlinks.

Quanto custa o Marketing de Conteúdo?

Para trabalhar o Marketing de Conteúdo, não é preciso investir no Google. Basta que você alimente seu site com frequência, com a publicação de artigos otimizados no blog. Isso significa que você precisa seguir as técnicas.

Caso você não tenha habilidades o suficiente, pode contratar uma equipe especializada em Marketing de Conteúdo. Inclusive, fazendo isso, você garante mais chances de sucesso, visto que o Algoritmo do mecanismo de busca muda frequentemente, o que pode afetar negativamente o seu site.

Um redator com conhecimento em SEO pode produzir um conteúdo relevante, que vai gerar resultados sólidos, capazes de te fazer retornar o valor investido. Em média, um texto com mil palavras é vendido por R$ 200 a 400 reais.

Conheça algumas recomendações do conteúdo otimizado:

√ Títulos chamativos contendo a palavra-chave

√ Palavra-chave no primeiro parágrafo e em negrito

√ H2 com palavra-chave

√ Alt da imagem com palavra-chave

√ URL amigável

√ Fazer link para outros conteúdos internos

√ Fazer link para conteúdos relevantes de outros sites, como portais de notícia ou outros domínios que tenham expertise em algum assunto

Quais são as vantagens de trabalhar o Marketing de Conteúdo em um site?

Entre as vantagens do trabalho com o Marketing de Conteúdo, estão: maior tráfego para o site, maior taxa de conversão, destaque da concorrência, melhor usabilidade do site e fortalecimento de marca.

Quanto tempo leva para que o trabalho de SEO dê resultados? 

O trabalho de produção de conteúdo otimizado apresenta resultados de médio a longo prazo. Porém, é preciso levar em conta alguns critérios, como tempo de domínio, concorrência da palavra-chave trabalhada e se já foi realizado algum trabalho de marketing de conteúdo anteriormente.

Como funciona o Google Adwords?

O Google Adwords é uma forma de anunciar no Google. Isso permite que as empresas se destaquem em meio às demais, já que aparecem no topo ou na lateral das buscas.

Quanto custa o trabalho com o Google Adwords?

É possível escolher quanto investir mensalmente em Google Ads. Na maioria das vezes, é cobrado por clique gerado. Cada clique têm um custo diferente dependendo do segmento e palavra-chave. O pagamento é feito via cartão de crédito ou boleto bancário.

Quais são as vantagens de trabalhar com o Google Adwords?

Entre as principais vantagens de trabalhar com o Google Adwords, estão: possibilidade de direcionamento de público-alvo, o que torna o lead qualificado; controle de mensagens e elementos a serem exibidos no anúncio; maior tráfego no site; maior taxa de conversão.

Quanto tempo os resultados chegam? 

Os resultados do trabalho com o Google Ads são imediatos. Ou seja, a partir do momento que um anúncio passa a ser veiculado, há maiores chances de a página de destino receber tráfego.

Porém, a estratégia precisa estar alinhada para que os resultados cheguem com efetividade e haja maior lucro. Sendo assim, é recomendado contratar uma equipe de especialistas em campanhas de Google Adwords.

Será possível, com a ajuda de quem entende:

√ Encontrar nichos pouco explorados

√ Combinar palavra-chave com geolocalização de forma eficiente

√ Resultados sólidos mesmo com baixo investimento

Marketing de Conteúdo ou Adwords: o que é melhor?

Agora que você já entendeu um pouco das duas estratégias, pode decidir o melhor caminho para o seu negócio: Marketing de Conteúdo ou Adwords.

O Marketing de Conteúdo é gratuito, porém os resultados sólidos só aparecerão em meses. A parte positiva é que é alto estável. Ou seja, mesmo que pare de alimentar por um tempo, não perderá posições no ranking rapidamente e o site seguirá recebendo tráfego.

Em contrapartida, com o Google Adwords, os resultados são imediatos, mas os investimentos podem ser bem altos, já que é preciso pagar o anúncio e uma equipe de gestão. E, a partir do momento que a campanha parar de ser veiculada, o tráfego no site não será o mesmo.

Em resumo: se você precisa de resultados urgentes, escolha Google Ads, mas se quiser algo sólido, escolha Marketing de Conteúdo. Isso, é claro, se precisar escolher apenas um. Uma boa estratégia de Marketing Digital possui vários desdobramentos. Sendo assim, será efetivo caso consiga trabalhar os dois.