IPTV: Será que funciona mesmo?

Em relação aos seus programas de TV, a IPTV é totalmente diferente. Isso porque além de utilizar a internet para funcionar, oferece ao usuário a possibilidade de escolher seus programas.

Em outras palavras, o telespectador pode escolher o que e quando assistir.

No caso dos canais de televisão, geralmente são usados sistemas de transmissão via satélite ou por cabo para que as imagens cheguem até a sua casa.

Assim, a pessoa tendo uma TV, uma antena e um decodificador pode receber o sinal, mas com a IPTV, é muito mais simples e prático.

Nesse artigo, separamos algumas informações úteis para você que ainda não sabe como funciona essa tecnologia e está pensando em mudar.

Como funciona a IPTV?

Para você entender melhor como funciona a IPTV, vamos comparar o sistema com uma simples pesquisa que você faz no Google.

Quando você faz qualquer pesquisa, é só digitar no Google o que deseja saber e o resultado aparece, certo?

Então, no caso da IPTV Brasil, você escolhe um programa que deseja ver e o sinal correspondente é enviado.

E como os dados são enviados via internet, você não precisa de nenhuma antena parabólica ou qualquer outra para receber as imagens, apenas uma conexão com a internet.

assista sua IPTV onde quiser

Além disso, é compatível com os navegadores da Web, como Google Chrome, Safari, Microsoft Edge e Mozilla.

Mas para que suas imagens cheguem perfeitas, é aconselhável que tenha uma boa velocidade de internet.

Como as operadoras transmitem programas usando IPTV?

Na verdade, todo o processo é um pouco complicado. Em primeiro lugar, exige uma base de armazenamento muito avançada, e é aqui que a operadora armazenará todo o conteúdo para depois enviar para os assinantes.

Depois que o conteúdo é colocado nessa base de armazenamento, é criado um algoritmo de criptografia, o que permite que o usuário tenha a melhor qualidade de imagem possível.

Agora, no caso de transmissões em tempo real, são feitas sob a forma de demandas, isto é, o usuário precisa fazer a solicitação.

O processo é muito simples: é só assinar um provedor de serviços IPTV, fazer login na URL de transmissão e já ter acesso aos seus programas favoritos.

Apenas lembrando que apenas as SmartTVs conseguem receber os sinais transmitidos por IPTV, ou se quiser, pode conectar seu computador na TV utilizando um cabo HDMI.

E para começar a usar, é preciso baixar um aplicativo. Mas tudo é muito simples e prático.

Conheça as vantagens da IPTV

Separamos aqui algumas das vantagens deste protocolo:

  • Muito simples e fácil de configurar;
  • Não precisa de nenhum cabo ou tomada especial;
  • Os usuários têm total controle sobre o que assistem;
  • É possível pausar um programa, voltar ou avançar;
  • Funciona em muitas plataformas;
  • O custo benefício é muito vantajoso.

Sempre lembrando que é essencial ter uma internet com boa velocidade, caso contrário, pode demorar para carregar e a qualidade das imagens fica comprometida.

Agora que você já sabe tudo sobre a IPTV, sabia que pode ser uma ferramenta poderosa de marketing digital?

Isso mesmo! Você pode ser um revendedor e ganhar uma boa renda extra promovendo essa nova tecnologia. Mas vale a pena buscar o máximo de informações para passar aos seus clientes, mas com certeza, é que há de mais avançado em transmissão de programas, vídeos, jogos, etc.