Influência das mídias sociais em produtos

redes sociais

Se você pensa em meios para aumentar suas vendas e tornar sua empresa mais reconhecida no mercado, então as mídias sociais são uma excelente opção para você se destacar.

Isso, pois elas possuem uma grande influência sobre os produtos e serviços das empresas de diversos setores.

Se você ainda tem dúvidas, é só olhar para trás e ver como foi a mudança dos processos de compra em vendas.

Antigamente, para comprarmos um produto, como o lençol de borracha, por exemplo, era necessário realizar uma grande pesquisa entre as lojas, achar o preço mais acessível e observar a característica de cada um dos produtos.

Hoje em dia, com a expansão da internet e o desenvolvimento de novos avanços tecnológicos, apenas acessando as redes sociais ou olhando nos sites de busca, como o Google ou o Bing, podemos achar o produto que queremos em questão de instantes.

E pensando nisso, nós elaboramos esse post para te mostrar quais são as mídias sociais que mais possuem influência sobre a maioria dos produtos e serviços disponibilizados nos meios online. Quer saber quais são eles? Então não deixe de ler esse post!

O que são as mídias sociais

De forma simples, as mídias sociais são plataformas disponíveis na internet que possuem como finalidade integrar as pessoas, otimizando o processo de comunicação e relacionamento.

De outra forma, normalmente, as pessoas utilizam as mídias sociais para compartilharem informações, se relacionarem e interagirem entre si.

No entanto, para as empresas, as mídias sociais são ferramentas perfeitas para chegar até novos clientes e maximizar suas vendas.

Atualmente, existem diversas mídias sociais espalhadas pela internet. Algumas delas são acessadas em tempo de lazer, já outras em ambientes de trabalho, e outras com o intuito de obter aprendizado.

Quais são as mídias sociais mais utilizadas e suas influências

Agora que você já sabe sobre as mídias sociais, vamos ver agora sobre as suas principais influências sobre os produtos e serviços, por isso, continue nos acompanhando!

Sites e blogs

Os sites e blogs são plataformas online em que as empresas e pessoas compartilham informações, vendem seus produtos e serviços e também divulgam a própria empresa.

Os sites, por sua vez, são separados entre sites de vendas (ou também chamado como e-commerces) ou site institucional. Os sites de vendas são os mais utilizados, visto que eles podem maximizar as vendas e alcançar mais clientes por meio da internet.

Se você vende domus para telhado, por exemplo, na internet, é possível alcançar mais clientes e ter compras realizadas com mais facilidade.

Atualmente, quanto maior for a posição de um site nos sites de busca, mais relevância e influência ele trás aos seus produtos e serviços.

Muitas pessoas, ao comprarem de sites, também observam seu histórico de vendas, segurança e seu posicionamento diante da internet.

Além disso, quanto mais popular e relevante forem os conteúdos escritos em um blog, mais influência ele terá sobre os produtos!

Facebook

O Facebook é um ambiente onde a informação e o entretenimento são as principais influências.

Nessa plataforma, as empresas possuem uma chance de se relacionar com os potenciais clientes e o público de maneira mais informal, alcançando mais posicionamento e se destacando.

Uma das formas mais simples de gerar influência em seus produtos e serviços com o Facebook é compartilhando posts engraçados e se relacionando por meio de comentários e chat com o público.

Você também pode divulgar promoções e ofertas nessa plataforma, assim, mais clientes se interessaram pelos seus produtos e serviços.

Também não se esqueça que é possível patrocinar posts e segmentar campanhas, com o objetivo de alcançar novos clientes com mais precisão!

Instagram

O Instagram é uma plataforma muito semelhante ao Facebook, mas ao contrário dessa ferramenta que utiliza texto, fotos e vídeos, o Instagram é mais focado em fotos e vídeos curtos.

Milhares de pessoas e empresas utilizam o Instagram para compartilharem fotos de alta qualidade e divulgarem seus produtos e serviços. Nessa ferramenta, quanto maior for o número de seguidores, mais as pessoas verão que a empresa é reconhecida.

E o melhor de tudo, é possível até mesmo realizar uma compra sem sair do aplicativo. Essa ferramenta também conta com toda estrutura necessária para que uma empresa possa fazer suas estratégias sem impedimentos e gerar influência sobre seus produtos e serviços.

LinkedIn

Entre as mídias sociais, o LinkedIn é uma das plataformas que envolvem mais profissionalismo e seriedade.

Nessa ferramenta, as empresas podem adicionar todos os seus dados institucionais e recrutar pessoas para serem colaboradores de forma mais otimizada.

Se você atua com aluguel de compressor, é possível encontrar milhares de pessoas com cargos relacionados ao seu ramo de atuação, por exemplo.

Se uma empresa é bem presente nessa mídia social e compartilha informações relevantes, ela fica mais reconhecida e posicionada diante do público, e isso contribui para gerar mais credibilidade e autoridade.

Youtube

Não poderíamos fazer esse post sem mencionar a mídia social que gera mais influência entre todas, não é mesmo?

O Youtube é uma plataforma onde pessoas e empresas compartilham vídeos de tudo quanto é segmento.

Apesar do maior índice de vídeos enviados serem de entretenimento, a ferramenta também é popular por disponibilizar uma quantidade considerável de vídeos educativos e profissionalizantes.

Hoje em dia, também existem os chamados “Influencers digitais”, que são pessoas que compartilham ideais, valores e condutas de éticas para seu público.

Nessa ferramenta, todos os vídeos geram um tipo de influência, sendo ela negativa ou positiva.

Como estratégia, sua empresa pode criar um canal ativo e otimizado, e assim explicar e fornecer informações relevantes sobre seu ramo de atuação.

Desse modo, as pessoas interessadas no assunto irão assisti-los e considerar seu negócio como uma autoridade no assunto!

Agora que você já sabe tudo sobre a influência das mídias sociais nos produtos e serviços, o que você acha de utilizar algumas delas e obter sucesso?