Gestão de consultório: 4 dicas para administrar melhor seu negócio

A gestão é determinante para o sucesso ou fracasso do seu consultório. Quer saber como desenvolvê-la de forma eficiente com 4 dicas práticas e aplicáveis? Descubra agora!

Desenvolver o controle financeiro e empresarial de um consultório envolve a administração de suas finanças e recursos e como implementá-las para o crescimento do negócio e de seus profissionais a curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, além de equipe e gestores experientes e qualificados, cada vez mais os consultórios têm usado softwares de gestão odontológica a fim de tornar os processos mais simples e otimizados.

A gestão financeira com o auxílio de softwares possibilita que o acesso às informações sobre todas as áreas do consultório e consiga distribuir o capital entre eles de forma precisa.

Pelo software você tem um visão sobre estoque, atendimentos, agenda, dentre outros pontos relacionados ao seu trabalho.

Por que a gestão é fundamental ao seu consultório

A gestão do seu consultório deve visar a garantia que sua empresa esteja sempre “saudável”, ou melhor, segura que mesmo com as variações do mercado ela sobreviverá.

Por isso, o planejamento em relação às finanças deve assegurar estabilidade, segurança e longevidade ao consultório e aos profissionais.

O consultório odontológico, embora trabalhe com serviços primordiais à saúde, nem sempre terá demanda o ano inteiro, principalmente porque as pessoas não investem em prevenção e também colocam outras prioridades à frente da saúde.

Afinal, é comum que as pessoas deixem de fazer medidas corretivas pelo aparelho invisível preço e outras necessidades, ou mesmo opte por procedimentos estéticos como clareamento consultório em vez de tratamentos corretivos.

Dicas para uma gestão eficiente no seu consultório

Uma gestão eficiente envolve muitos assuntos e claro, depende das especificidades de cada empresa, mas existem alguns pilares que devem ser priorizados a todo momento.

Diante disso, acompanhar esse pilares com frequência é essencial para identificar necessidades, como os recursos estão sendo empregados, como controlar gastos, onde investir, dentre outros.

Para a gestão do seu consultório ter eficiência, faça o seguinte:

1.   Monte um planejamento

Um planejamento é primordial quando o assunto é montar e gerir um consultório, por isso faça listagens de custos fixos, variáveis, precificação de tratatamentos e claro, gastos não esperados.

O seu planejamento não deve ser inflexível, pois em alguns casos será necessário o improviso.

Mesmo assim, monte planejamentos de curto, médio e longo prazo. Planejar significa que o seu consultório quer e deve chegar a algum lugar. Funcionando assim, as chances de êxito são maiores.

2.   Cuide do fluxo de caixa

Quando se tem absoluto controle sobre os recebimentos e os gastos por meio do sistema financeiro do consultório, as chances de tudo dar certo aumentam de forma considerável

Basicamente, categorize suas despesas (fixas e variáveis). Por exemplo, o preço da lente de contato dental não é o mesmo de um tratamento de canal e também e menos comum.

Neste caso, o ideal é planejar para que o caixa da empresa nunca fique comprometido nem quando as demandas estiverem menores.

3.   Conheça sua área de atuação

Conhecer o seu negócio e segmento engloba muita coisa.

Primeiramente, saiba qual é o serviço ou produto que você vende, como seus pacientes o procuram por ele e também, como o seu consultório ajuda pessoas.

Outro ponto fundamental é, mais do que desenvolver um bom trabalho, procure gerar valor aos seus clientes. E isso não envolve oferecer um melhor preço sobre quanto custa um implante dentário ou algo do tipo, mas sim fazê-lo enxergar vantagem em estar com você.

4.   Use a tecnologia

O sistema de gestão dispensa a necessidade de uma equipe grande pois automatiza processos, o que é ótimo para a saúde financeira do seu consultório.

Quando escolher o sistema de gestão para o seu consultório tenha em mente sua realidade bem como necessidades, mas em geral prefira aqueles que possuem integração com:

  • Financeiro;
  • Agenda;
  • Relatórios inteligentes;
  • Estoque;
  • Pacientes.

A gestão define o sucesso do seu consultório

No decorrer deste conteúdo você descobriu um pouco mais sobre a gestão do seu consultório, quais são seus pilares e como trabalhá-la para obter sucesso a curto, médio e longo prazo.

Antes de implantar novas estratégias para o seu consultório, tenha um planejamento bem definido, se necessário conte com o apoio de pessoas que estão consolidadas no mercado e oferecem o serviço de consultoria, assessoria ou mesmo mentoria.

Fato é que toda empresa de sucesso tem uma gestão eficiente de acordo com sua realidade e objetivos, e esse é o melhor caminho para que o seu consultório seja relevante no mercado.

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto