Ferramentas de gestão de pessoas para usar no dia a dia da empresa

líder

No post de hoje vamos dar algumas dicas para melhorar a gestão de pessoas da sua empresa. Confira!

Há muitos fatores internos a serem levados em consideração para que uma empresa tenha sucesso e um deles, que vamos abordar neste post, é a gestão de pessoas. Esse é um ponto desafiador para líderes, gestores e profissionais de recursos humanos pois, é preciso balancear o desenvolvimento dos colaboradores, oferecimento de boas condições de trabalho e obtenção de resultados para a empresa.

Para que todos estes pontos sejam bem executados no dia a dia, é preciso processos eficientes. E eles envolvem desde a retenção de talentos e o desenvolvimento deles dentro da organização até o planejamento de carreira e motivação dos colaboradores.

E nesse campo entra a gestão de pessoas e as várias ferramentas que facilitam estes pontos no dia a dia da sua empresa. Separamos algumas dessas ferramentas e como elas podem ser incluídas na rotina empresarial. Continue lendo.

  • Programas de capacitação
  • Onboarding
  • Pesquisa de clima organizacional
  • Avaliação de desempenho
  • Feedback

Programas de capacitação

Para incentivar o desenvolvimento profissional dos funcionários, investir em programas de capacitação é uma ferramenta de uma boa gestão de pessoas. Por meio desse tipo de iniciativa você pode qualificar os colaboradores chave da empresa e elevar o nível do desempenho deles, trazendo muitos ganhos para a organização.

Quando falamos desses programas, eles podem ser treinamentos ou cursos específicos, que vão desde a preparação e formação de líderes até o desenvolvimento de talentos.

Onboarding

Entre as ferramentas que iremos abordar no post de hoje, o onboarding é uma das mais importantes. Ele diz respeito ao processo de ambientação e adaptação de um novo colaborador dentro da empresa, e é essencial para garantir a alta performance do funcionário desde o primeiro dia.

O onboarding também envolve processos burocráticos da admissão mas, é importante que seu novo funcionário conheça:

  • suas atividades principais;
  • divisão dos times;
  • suas funções e obrigações;
  • objetivos do trabalho e expectativas.

Pesquisa de clima organização

Essa é uma ferramenta de gestão de pessoas que irá te dar todas as informações para entender como a empresa está contribuindo para o desempenho dos profissionais. Com um simples questionário é possível saber dos funcionários se estão satisfeitos com a empresa e o quanto ela contribui para seus resultados.

Utilizando esta pesquisa e as sugestões que podem aparecer, você identifica pontos onde pode melhorar para que performance de cada funcionário seja a melhor possível.

Esse tipo de estratégia pode ser aplicada na periodicidade que preferir, trimestralmente, semestralmente ou anualmente. O importante é que os resultados sejam analisados e transformados em planos de ação.

Avaliação de desempenho

Esta também é uma ferramenta muito importante na gestão de pessoas e também é utilizada em forma de questionário. O objetivo aqui é medir como está a produtividade e resultados dos funcionários para identificar onde é possível melhorar.

Seja mensal, trimestral ou semestral a avaliação de desempenho deve levar em conta os valores e cultura da empresa e com os resultados você deve elaborar ações práticas, para que ela gere benefícios tanto para a organização quanto para as pessoas dentro dela.

Feedback

Quando o assunto é ferramenta ou técnica de gestão de pessoas, logo vem à cabeça o famoso feedback. Ele é a hora onde você como empresa (gestor, profissional de RH, etc) oferece um retorno positivo ou negativo à um funcionário.

Esta atitude é feita com base nas atitudes e desempenho do colaborador e é essencial para que ele entenda seus pontos fortes e fracos. Para que seja bem aproveitada, a dica é que seja uma prática frequente e levando boas práticas em consideração, como:

  • retornos detalhados;
  • nunca o fazer em público.

O que achou das nossas dicas de estratégias de gestão de pessoas? Deixem nos comentários e nos vemos no próximo post. Até!