Estratégias de marketing para atrair clientes durante a crise

O medo de todo empreendedor ou empresário consolidado é vivenciar uma crise financeira em seu país.

Isso por que em períodos de crise a demanda cai drasticamente, prejudicando diretamente o faturamento da empresa.

Uma empresa com faturamento baixo geralmente demite alguns funcionários, isso faz com que a empresa produza menos, venda menos e uma bola de neve é criada, agravando a crise do país.

O que pouco se fala é que os consumidores não deixam de consumir em tempos de crise, eles simplesmente consomem em menor quantidade.

Por esse motivo, manter a visibilidade da empresa em alta, pode fazer com que o faturamento seja o mesmo, e, pasme, até maior.

Isso pois, em tempos de crise de mercado, a empresa com maior visibilidade é a que conseguirá obter clientes, independente do ramo de atuação.

Estratégias de marketing digital para atrair clientes durante a crise

Existem inúmeras estratégias de marketing digital que podem alavancar a visibilidade e as vendas de uma empresa, independente de crise de mercado.

As estratégias citadas nesse artigo são genéricas, porém, eficazes, e, podem ser aplicadas em qualquer tipo de empresa, independente do segmento, seja uma loja de bateria automotiva ou uma grande marcenaria.

1. Site institucional

Um site institucional é fundamental para uma empresa, independente do porte, é impossível falar de estratégias de marketing digital sem antes falar de um site, até por que, algumas estratégias dependem de um site funcional para poderem funcionar.

Pense no site como sua empresa disponível 24h na internet, com informações de endereço, telefone e serviços oferecidos.

Além disso, você pode exibir uma página de portfólio para passar mais credibilidade quanto a qualidade dos seus serviços, ou, depoimentos de clientes caso trabalhe com produtos.

2. Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é muito valiosa e fundamental para um site.

Postar conteúdo no seu blog para educar ou ensinar sua audiência não só agrega valor ao seu produto ou serviço como também ajuda a proporcionar vendas e propagar a sua marca.

Existem diversas estratégias de produção de conteúdo, e, independente da estratégia escolhida, sua empresa será beneficiada.

3. Otimização do seu site

A otimização de sites ou SEO consiste em informar ao Google que o site da sua empresa é mais relevante do que os sites da concorrência.

Com isso, seu site é posicionado nas primeiras posições do Google quando as pessoas pesquisarem pela sua marca, produtos ou serviços.

A otimização de sites é responsável por atrair muitas visitas orgânicas ao site, e, se aliada a uma estratégia de produção de conteúdo e/ou otimização para conversão, seu site pode receber uma infinidade de leads.

Um detalhe importante sobre o SEO é que todo o trabalho realizado é cumulativo, ou seja, você continua com a mesma performance após concluir a campanha, o que torna interessante manter sua campanha ativa por muito tempo, para tornar seu site relevante para diversas palavras-chave.

4. Redes sociais

As estratégias de marketing incluindo redes sociais são chamadas de social media, o marketing nas redes sociais são os mais recomendados para melhorar a autoridade da marca, ou, como também é conhecido, branding.

Não obstante, muitas empresas conseguem obter vendas através do Facebook, Instagram e até mesmo Youtube.

Alie uma estratégia de social media com outra estratégia de marketing digital e você perceberá o quão benéfico isso será para sua empresa em médio e longo prazo.

5. Links patrocinados

Os links patrocinados ou tráfego pago é a estratégia de marketing digital mais antiga e mais utilizada no mundo.

Investir em tráfego pago basicamente consiste em aparecer em forma de anúncio quando alguém buscar pela sua marca, serviços ou produtos, então, você paga por cada clique que seu anúncio receber.

Essa estratégia é de curto prazo, e o ideal é que seja aliada a qualquer outra estratégia de marketing digital.

Vale ressaltar que para obter um bom retorno sobre o investimento através dos links patrocinados é necessário contratar um bom profissional, para evitar receber cliques de pessoas que não realizarão compra no seu site.

Também ocorre, infelizmente, da concorrência clicar nos seus anúncios para te gerar custo e nenhuma receita, porém, atualmente os algoritmos conseguem reconhecer alguns desses “cliques fake” e não atribuem um custo a eles.

Conclusão

Citamos as principais estratégias de marketing digital que são suficientes para aumentar a visibilidade e vendas da sua empresa, independente da área de atuação.

Ressaltamos que é fundamental contratar uma agência de marketing ou um profissional com experiência comprovada para obter o melhor retorno sobre o investimento.

Lembre-se que a maioria das estratégias de marketing digital proporcionam retorno a médio ou longo prazo, a depender da estratégia escolhida, portanto, os resultados podem demorar alguns meses ou até mesmo um ano para começarem a gerar receita. Esperamos que esse conteúdo ajude você a investir corretamente em marketing!