Empreendedorismo e liderança: como manter a interação com meus funcionários?

equipe reunida

Quando se fala em empreendedorismo, logo vem em mente a palavra liderança. Sendo esta, uma das mais importantes características atribuídas para quem quer embarcar nessa aventura que é abrir o próprio negócio.

E conforme vai crescendo, você empreendedor, precisa lidar com mais desafios e mais pessoas que vão surgindo para agregar na sua equipe.

Muitas vezes você pode se deparar com problemas de como continuar a ser um líder de qualidade, para manter a produtividade dos seus colaboradores e o sucesso do seu negócio.

A resposta é simples, você precisa estar em constante interação com os seus liderados. Seja individual ou coletivamente, você precisa manter o foco nas metas da sua empresa e sempre inspirá-los para que eles possam desenvolver um melhor trabalho.

Mas como inspirar cada colaborador no meu empreendimento?

Para liderar pessoas, você precisa usar a razão e a emoção. Por isso, fique atento nas virtudes individuais e coletivas do seu negócio.

Dessa maneira, você vai conseguir motivacionar cada um da maneira certa, fazendo com que eles percebam que você se preocupa e se interessa pelo trabalho que estão desenvolvendo.

Mas para isso, você precisa estar sempre presente, ter boa postura e conduta, além de agir com ética, para servir de exemplo para aqueles que o cercam. Ou seja, para inspirar, você precisa ser a inspiração.

O líder coach consegue trabalhar conceitos humanos e éticos para desenvolver os seus colaboradores. O desafio que fica é aprender a ser um líder coach, e por esse motivo, o Sebrae MS possui cursos de capacitação voltados para isso.

Quais atitudes devo ter para manter a interação com meus funcionários?

Para você já se ambientar, separamos as três principais atitudes que deve tomar, a partir de agora, para estabelecer uma relação ótima entre líder e liderados.

Anote as nossas dicas sobre tais atitudes:

  • Atitude 1 de um bom líder empreendedor: Ser amigável
  • Atitude 2 de um bom líder empreendedor: Ser um bom ouvinte
  • Atitude 3 de um bom líder empreendedor: Seja exemplo em seu meio

Atitude 1 de um bom líder empreendedor: Ser amigável

Isso não significa que você precisa ser íntimo de seus colaboradores, mas precisa estabelecer relações de amizade, atreladas com o profissionalismo. Afinal, o seu papel é ser educado e distribuir demandas.

Evite ser agressivo e mau-humorado, já é um grande passo. Seja compreensivo, acessível e seja claro ao se comunicar.

Assim, fica mais fácil que as pessoas tenham a liberdade de chegar até você para conversar. Ou seja, sempre preze pela confiança dos seus funcionários.

Eles precisam se sentir úteis e pertencentes ao propósito do seu negócio e isso só vai ser possível se você conseguir transmitir a importância de cada um ali.

Além disso, ser amigável também colabora para que o ambiente de trabalho seja mais leve, motivador, alegre e colaborativo.

Atitude 2 de um bom líder empreendedor: Ser um bom ouvinte

Praticar atitude de ser amigável, já vai fazer com que os seus funcionários tenham liberdade de ir até você, mas escutá-los não é o suficiente, você precisa sempre estar disposto a ouvir.

A diferença é que um bom ouvinte vai absorver tudo aquilo que chega no ouvido dele que possa contribuir de alguma forma com o negócio. Afinal, nenhuma empresa é perfeita, mas você precisa estar sempre em busca de melhorias.

Seus olhos, ouvidos e coração devem estar centrados na sua empresa e no motor de propulsão dele, seus colaboradores. Seja um canal aberto para comunicação e use isso para que seu negócio cresça cada vez mais.

Atitude 3 de um bom líder empreendedor: Seja exemplo em seu meio

Muito além do que ter boas ideias, ser amigável, saber se comunicar e estar aberto para ouvir opiniões, você também precisa ser exemplo no seu meio.

Você como líder sempre precisa ter a iniciativa de resolver problemas, interesse em cumprir prazos, realizar mudanças quando necessário e atribuir metas para o seu negócio e a sua equipe.

Por esse motivo, manter as boas práticas dessa função como líder, você vai estar inspirando e influenciando aqueles que estão ao seu redor.

Dessa maneira, use essas atitudes a seu favor para construir o seu caminho rumo ao sucesso, junto com os seus colaboradores.

Gostou das dicas? No blog do Sebrae MS você confere essas e outras dicas para alavancar o seu empreendimento.