Dicas para desenvolver sites na Internet

Hoje em dia ter um site na internet é fundamental para qualquer empresa ou profissional autônomo. Porque ele ajuda a criar a sua marca na internet e a conquistar clientes.

No entanto, algumas pessoas não tem ideia de como desenvolver sites na internet devido à falta de experiência, mas felizmente graças à tecnologia qualquer pessoa pode criar um site para o seu negócio com facilidade e rapidez.

Para isso, observe aqui o passo a passo para criar um site profissional.

Passos para desenvolver sites na internet

Para criar um site profissional você precisa seguir os passos abaixo.

  1. Escolha o tipo de site

Uma das primeiras dicas para desenvolver sites na internet é a definição do tipo de site que será criado. Essa escolha é muito importante que você possa dar continuidade ao seu projeto.

Portanto, defina se o site será uma loja virtual, um blog, portal de notícias ou site institucional para a sua empresa. Depois disso, vá para o próximo passo.

  1. Faça o registro do domínio

O segundo passo é fazer o registro do domínio do seu site. O domínio é seu endereço na internet, por exemplo, www.portaldesenvolvedor.com .

O registro deve ser feito com o nome do seu negócio e ele pode ser feito em alguma plataforma de registradora como Godaddy ou Registro.BR. Mas primeiramente faça uma pesquisa dentro dessas plataformas para saber se o domínio escolhido está disponível para registro.

Depois disso, basta seguir o passo a passo para fazer a contratação.

  1. Contrate uma hospedagem de sites

Após registrar o domínio você precisa contratar uma hospedagem de sites, ela é que ficará responsável por armazenar o conteúdo e deixar o seu site 24 horas por dia no ar pronto para receber visitas.

No entanto, antes de fazer a contratação observe os planos que são oferecidos pelas as empresas de hospedagem e escolha aquele que atenderá melhor o seu projeto.

Algumas hospedagens são pagas mensalmente e outras anualmente.

  1. Construtor de sites

Para começar a desenvolver o seu site você precisa de um construtor de sites como Joomla ou WordPress. No entanto, está segunda opção é mais utilizada no mundo por ser mais versátil e profissional.

Para instalar o WordPress e criar o seu site a própria hospedagem de sites oferece um recurso de auto instalação, assim você precisa acessar o Cpainel e clicar em WordPress.Org.

Siga o passo a passo até que o site esteja instalado e pronto para ser configurado.

  1. Configuração do site

Após instalar o site você precisa começar a configurá-lo instalando um tema, criando as páginas, inserindo as informações de contato. A configuração do site deve ser feita de acordo com o seu projeto, por exemplo, se você criou uma loja virtual é necessário cadastrar os produtos, instalar as formas de pagamento e entre outros elementos necessários.

O que você precisa saber antes de desenvolver sites na internet

Antes começar a desenvolver o seu site você precisa ter em mente que para ele ter sucesso na internet alguns elementos são importantes. Esses elementos são:

  • Site responsivo

O site precisa ser responsivo para que ele se adapte a todos os dispositivos móveis como celular e tablet. Quando o site não é responsivo as sua páginas não se adaptam ao tamanho das telas e com isso a navegação dos usuários é comprometida.

  • Design e usabilidade

É importante o site tenha uma boa aparência para agradar os visitantes e uma usabilidade para que as pessoas possam navegar com facilidade.

  • Conteúdo

O conteúdo é fundamental para que a sua empresa seja vista como autoridade no mercado. Portanto, crie conteúdo de valor relacionado ao seu nicho de mercado.

Conclusão

Essas dicas para desenvolver sites na internet são apenas para você ter uma direção certa para criar o seu próprio site sem precisar contratar um programador para isso.