DICAS ESSENCIAIS PARA UM SONO DE QUALIDADE

Você já parou para se perguntar por que os seres humanos precisam dormir? Para muitos, o sono é algo precioso e insubstituível. Já para os que desejam ter mais tempo do dia para realizar suas atividades, dormir é considerado “perda de tempo”. Pode parecer loucura, mas sim, existem pessoas que fariam de tudo para ter algumas horas a mais no dia. Porém para todos os tipos de pessoas, as que tem a vida mais corrida e as que não tem tantas obrigações assim, dormir é necessário!

Quando dormimos o corpo humano “recarrega as baterias”, ou seja, recupera todas as energias perdidas durante o dia. Pense no seu corpo como uma máquina, máquinas são capazes de operar, realizando suas atividades durante o período limite da sua bateria. Quando esse limite é alcançado, a máquina não é mais capaz de operar suas atividades e para que ela possa voltar a realizá-las é necessário que seja recarregada. Com o corpo humano funciona da mesma forma!

No fim do dia, o corpo precisa descansar para recarregar as energias que foram gastas durante a execução das atividades diárias. Quando o corpo não descansa é comum percebemos alguns sinais, como por exemplo: falta de concentração, dores de cabeça, leve tontura, visão embaçada, humor desregulado, surgimento de inflamações no corpo, reflexos lentos, crescimento corporal atrasado, sistema imunológico enfraquecido, aumento de peso; mas calma você não está com uma doença grave, só precisa dormir!

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Em casos isolados o paciente pode apresentar algum quadro de distúrbio do sono, mas esse só poderá ser prescrito por um médico especializado através de um exame de Polissonografia detalhado.

Dormir é uma atividade que faz parte do processo natural do corpo humano, por isso é impossível impedir o sono. Mas diferente das máquinas que simplesmente precisam ser carregadas para retomarem as atividades normais, os seres humanos não precisam apenas dormir para recuperar as energias, os seres humanos precisam ter um sono de qualidade, dormir bem, para que as funções naturais do corpo possam ser realizadas e a energia recuperada novamente.

O que acontece com o corpo quando estamos dormindo?

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Durante a noite, quando dormimos o corpo humano além de recuperar as energias, realiza a regulamentação do processo metabólico e dos hormônios corporais (como o hormônio do crescimento, por exemplo).

A memória também é trabalhada durante o sono, ou seja, durante o período de sono a memória é consolidada, melhorando a capacidade de aprendizagem do ser humano. Por isso quando não dormimos o tempo necessário que o nosso corpo necessita para descansar, apresentamos dificuldade de concentração, isso porque o corpo não descansou o suficiente para regular a capacidade de aprendizagem do organismo humano.

Seu corpo tem dificuldade de cicatrização? Sabia que isso pode estar ligado a qualidade do seu sono?

Durante o sono os tecidos do corpo humano são reparados, ou seja, o processo de cicatrização de feridas e recuperação dos músculos acontece durante o sono. Por isso dormir é considerado na maioria das vezes o melhor remédio para regeneração muscular. É importante se atentar aos sinais que o seu corpo apresenta de que o seu sono não está com a qualidade necessária para recuperação total das funções biológicas básicas. Algumas doenças como ansiedade, depressão e o envelhecimento precoce também são evitados com uma noite de sono de qualidade.

Mas como fazer para ter um sono de qualidade?

Ter um sono de qualidade é algo que só é possível se as particularidades de cada indivíduo, forem respeitadas. Isso porque não existe um guia que seja determinante, pois cada indivíduo possui um organismo diferente do outro.

Mas de uma forma geral algumas sugestões podem ser previamente ditas, para auxílio de uma noite de sono de qualidade.

As principais sugestões para obtenção de um sono de qualidade, são:

Evite ingestão de cafeína próximo ao horário de dormir

Pode parecer clichê, mas é sempre bom lembrar da ação que a cafeína tem no organismo humano. A cafeína é uma substância que age no sistema nervoso, acelerando o metabolismo, a produção de adrenalina, a produção de suco gástrico e deixando o corpo em estado de alerta.

Em outros contextos a ingestão controlada de cafeína pode se tornar algo benéfico, auxiliando na melhora do cansaço físico, melhora da concentração, cansaço mental, melhora do desempenho das atividades físicas e até no tratamento de algumas doenças como o diabetes.

Porém no que diz respeito ao sono, a cafeína age impedindo que ocorra a sinalização de cansaço ao cérebro, impedindo-o de realizar seu processo natural de descanso.

Por isso evitar a cafeína antes de dormir é fundamental para um sono de qualidade.

Mantenha um padrão entre os horários de deitar-se e levantar

Seu corpo possui um relógio biológico próprio, ou seja, consiste no ciclo de descanso e atividade, nos períodos noturnos e diurnos. Cada indivíduo possui seu próprio relógio biológico, por isso cada ser humano tem suas particularidades quanto ao horário mais adequado para dormir e acordar. Algumas pessoas “funcionam melhor” durante o dia, por isso, para essas o descanso noturno é essencial. Porém existem pessoas que “funcionam melhor” durante a noite, sendo para elas o descanso diurno indispensável.

O fato é que o organismo de cada pessoa está familiarizado com os horários comuns das atividades diurnas e noturnas, estipulando assim quando é hora de descansar e quando é hora de se manter acordado. Quando há alteração repentina  dos horários cotidianos de funcionamento das atividades do organismo , como por exemplo, quando é necessário acordar muito mais cedo do que a pessoa está acostumada a acordar, ocorre uma desregulamentação do relógio natural biológico, causando alterações nas funções biológicas do organismo e interrompendo as fases do ciclo de sono do indivíduo em questão.

Vale ressaltar que o sono é dividido em ciclos. Especialistas da área afirmam que para que o sono seja capaz de reparar todas as atividades necessárias do corpo humano devem ser cumpridos pelo menos cinco fases desse ciclo.

Portanto quando o indivíduo força seu corpo a acorda muito cedo ou dormir muito tarde, as fases do ciclo do seu sono são alteradas, causando todos os sintomas e desconfortos citados anteriormente. Sempre que possível, mantenha regulado os horários do seu relógio biológico, para que assim seu sono tenha melhor qualidade!