Dicas de empreendedorismo: Potencialize sua performance como empreendedor

planejando negócio

Com apenas algumas dicas de empreendedorismo, saiba como você pode potencializar a sua performance como empreendedor de maneira rápida e fácil com apenas algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia.

Se engana quem pensa que empreendedor vive no bem bom, porque é ele quem está à frente de tudo. De criar um ambiente adequado, de aprendizado e engajamento da equipe, atribuir trabalho para os colaboradores, tomar decisões certas, além de reconhecer os esforços de cada um.

Não é fácil liderar e dar conta de toda a burocracia que um empreendimento exige, por isso que fizemos esse texto, para te dar dicas de empreendedorismo e potencializar sua performance como empreendedor, siga os seguintes passos:

1.Saiba seus pontos fortes e fracos

2.Tenha a equipe certa

3.Conheça seu nicho de mercado

4.Pense antes de tomar uma decisão

5.Crie uma rede de apoio

Dicas de empreendedorismo: Os cinco passos para potencializar sua performance como empreendedor

1.Saiba seus pontos fortes e fracos

Saber o que você é bom e gosta de fazer, já é meio caminho andado. Sabe aquelas atividades que você faz com gosto, te deixa totalmente envolvido que você até perde um pouco da noção do tempo? Além de saber exercer essa função muito bem? Essas são as atividades que você precisa focar e estar 100% envolvido.

Analise o seu dia a dia e observe o contrário também. Tudo aquilo que você detesta fazer, ou que tem muita dificuldade, você deve deixar de lado e determinar que alguém faça isso para você. Mas não quer dizer que vai abandonar tais tarefas, só vai terceirizar ou delegar algum colaborador que exerça bem tal função.

Afinal, tentar ser bom em tudo é dar um tiro no próprio pé. Por isso, identifique seus pontos fortes e fracos para saber lidar e resolver cada um deles, da melhor maneira, sem prejudicar o seu negócio e muito menos se sabotar.

2.Tenha a equipe certa

Contratar um funcionário errado te faz perder muito tempo e dinheiro. O processo de buscar a pessoa ideal para o seu negócio já é demorada por si só, mas é melhor do que ter pressa e acabar contratando alguém que não tenha a ver com a função oferecida, ou até mesmo com o seu negócio.

Os critérios técnicos são extremamente importantes, mas leve em conta também algumas características que você acha primordial para que o seu funcionário tenha. Duas delas que você deve buscar nos candidatos, com toda certeza são resiliência e curiosidade.

3.Conheça seu nicho de mercado

Saber a fundo quem são os seus clientes, colaboradores e até mesmo os concorrentes é peça chave para que o seu empreendimento consiga alavancar, porque só assim, você vai saber onde e como pode atuar no mercado e fazer a diferença.

Para ficar mais próximo dos clientes é fácil, converse bastante, dê abertura para sugestões e melhore o que for preciso no seu empreendimento. Também é legal investir em mimos para eles, seja um chocolate, um cartão de boas festas, ou até mesmo algum desconto na loja, por exemplo.

Com os seus colaboradores é mais fácil ainda, sempre seja presente e aberto, proponha almoços com toda a equipe para vocês descontraírem e também falar sobre negócios. Também é importante reconhecer esforços, seja por meio de uma palavra motivacional, ou até mesmo presentes.

Agora descobrir sobre os concorrentes é um pouco mais difícil, mas não impossível. Uma dica de empreendedorismo é ficar de olho nas redes sociais para ver qual a estratégia que eles estão usando.

4.Pense antes de tomar uma decisão

Você que empreende, sabe que é importante investir, planejar e lutar pelo que se quer a longo prazo. Mas não deve se esquecer que o futuro, se faz com as decisões de hoje. Por esse motivo, antes de dar a palavra final, se pergunte: O que eu estou fazendo hoje, vai me trazer resultados no mês, no ano ou em um década?

Com a resposta, você vai conseguir encontrar a melhor solução para o seu problema, sem impactar o seu negócio ao longo do tempo.

5.Crie uma rede de apoio

Nossa última dica de empreendedorismo vai fazer com que você não desista do seu grande sonho. Para isso, você precisa descobrir as pessoas certas que vão caminhar com você nesta longa jornada.

Selecione bem os seus amigos, parceiros e colaboradores para aprender com eles, compartilhar metas e encontrar soluções para os problemas diários, para que você não perca o foco do seu objetivo.

Além disso, se inspire em pessoas que são referências no mercado empreendedor e também no nicho em que você atua. E não se esqueça de sonhar sempre grande, para ir além do que se pode ver. Se desafie a ser sempre melhor!

Gostou das nossas dicas? Aplique no seu dia a dia e você vai perceber uma melhora de desempenho como empreendedor.