Dicas de como vender mais no Dia dos Namorados

Se você está procurando ideias do que vender no Dia dos Namorados e como se preparar para faturar nesta data, você chegou no lugar certo.

O cenário de vendas deste ano está diferente para os empreendedores e empreendedoras, pois muitos deles tiveram que se reinventar e começar a investir nos canais digitais, já que as portas das suas lojas físicas foram fechadas devido às medidas de isolamento decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Segundo o Movimento Compre e Confie, a busca pelo e-commerce aumentou muito e segue em crescimento desde o começo da quarentena. Por isso, acompanhando essa mudança de perspectiva do pequeno comércio e as novas tendências de vendas, escrevi algumas dicas focadas no ambiente digital, para você aprender como e o que vender no Dia dos Namorados.

1.  Venda pelas Redes Sociais

Aposte nas vendas online para continuar vendendo nessa data que tanto movimenta o comércio. Comece desde já a enriquecer sua página nas redes, fazendo postagens sobre o Dia dos Namorados, divulgando promoções e descontos especiais que você fará em comemoração a essa data.

Lembre de prestar um bom atendimento online e direcionar corretamente os clientes que se interessam pelos seus produtos. Para quem está começando, este passo pode parecer complicado. É natural, pois você tinha o costume de realizar todo atendimento pessoalmente e direcionar para o caixa. Agora, você deve parametrizar muito bem como funcionará sua operação de vendas online.

Exemplo:

  1. Seu cliente pode se interessar por um produto pelas postagens que você faz nas Redes Sociais. Ele pode perguntar o preço nos comentários ou por mensagens inbox.
  2. Esteja atento para responder a tudo e, se for o caso, direcione o seu cliente para tirar dúvidas por Whatsapp. Lembrando que é sempre importante registrar qual é o seu horário de atendimento nas Redes Sociais, assim você cria uma rotina, como acontece na sua loja física, e as pessoas saberão quando você estará disponível.
  3. Deixe claro sobre como funciona seu sistema de entrega. Você pode usar aplicativos de entrega, como Rappi, Ifood ou Uber Eats. Ou ter sua própria entrega. Além disso, o cliente também pode retirar o produto com você.
    Independente de qual opção você escolher, todas devem seguir as normas de restrição da quarentena, como o contato apenas com o uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel no momento da entrega ou retirada da compra.
  4. Uma dica bônus para fidelização é prestar também um atendimento pós-compra, perguntando se a mercadoria chegou bem e se mostrando disponível para auxiliá-lo caso ocorra qualquer imprevisto ou em futuras compras. Assim, você cria uma relação de confiança com o seu cliente.

Leia mais sobre como vender pelas Redes Sociais, clicando aqui!

2.  Crie kits personalizados

Você pode aproveitar essa data para montar kits com alguns produtos parados em estoque. Para isso, seja criativo e crie combos pensando no romance que envolve esse dia, podendo oferecer um kit com produtos que agrade o casal. Se você tem um público alvo focado em um gênero específico, foque no parceiro e tente brincar com a ideia dos namorados ou namoradas adquirirem um kit especial para presentear seu grande amor.

Assim vai ter um monte de gente mandando o link das suas publicações para seus namorados como indireta e até marcando no comentário das suas publicações.

3.  Use seu perfil nas Redes Sociais como Vitrine

Perto dessa data especial, todo comerciante já estava preparado para começar a personalizar a vitrine da sua loja física. Mas esse costume não precisa acabar.

Você pode usar sua Página nas Redes Sociais como vitrine, postando fotos dos seus produtos especiais para o Dia dos Namorados, do kit personalizado e das mercadorias que você costuma vender nesta época.

O importante é que você tente montar um cenário especial para ambientar as fotos. Você pode escolher objetos com tons de vermelho ou rosa, colocar elementos especiais como flores e velas, entre outras coisas. Você também pode usar algum programa fácil de edição, como o Canva, para adicionar elementos nas fotos dos seus produtos.

Lembrando que todas essas postagens são uma ótima forma de gerar conteúdo sobre o tema.

4.  Estabeleça uma política de Trocas de Devoluções

Nessa data, as pessoas estão buscando presentear outras pessoas. E nem sempre o que elas escolhem agradam o outro, né? Acho que todo mundo já passou por isso. Então você deve se antecipar e deixar claro no ato da compra como funciona sua política de trocas e devoluções.

Sabemos que muitos comerciantes têm medo de sair no prejuízo na hora de realizar trocas e devoluções, pois isso pode gerar algum erro logístico, problemas de fechamento de caixa, insatisfação e até falha no estoque. Para ler tudo o que você precisa saber da Lei de Defesa do Consumidor sobre as trocas por defeito ou arrependimento, dicas de regras eficientes para este processo e sobre emissão de notas fiscais, clique aqui.

5.  Invista em vales-compra

Como eu mencionei ali em cima, presentear alguém especial não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, escolher o presente perfeito gera muita insegurança. Por isso, comercializar  vale-compra nessa data é uma boa ideia! Dessa forma, você facilita a vida de muitos casais.

Pense em como o vale-compra funcionará estrategicamente com a sua operação de vendas online. Você pode começar divulgando imagens de vales-compra personalizados com a cara da sua loja nas Redes Sociais, chamando a atenção do seu público para esta ótima solução que você está oferecendo. Fiz um exemplo de postagem no Canva, usando apenas recursos gratuitos, para você se inspirar:

Determine como você exercerá o controle dos vales-compra:

  1. Você pode gerar um código de resgate do presente que deve ser apresentado na retirada pela pessoa presenteada.
  2. O próprio nome da pessoa que será presenteada pode se tornar um código. Assim você pode fazer uma lista com esses nomes para consultar de forma eficiente na retirada.
  3. Você pode usar sua imagem feita no Canva, por exemplo, e adicionar o nome da pessoa que ganhou o código. Essa é uma ótima forma de deixar o vale-compra ainda mais personalizado, e a pessoa só precisa enviar para você a imagem na hora da retirada.

Lembre-se que o mais importante é fazer o controle dos dados desses vales-compra e deixar todas as informações bem anotadas, para que na hora do resgate tudo flua muito bem! Por isso preparei uma Dica Bônus para te ajudar nesse assunto. Confira abaixo.

6.  Dica bônus: Gerenciamento de vales-compra

Use os recursos Cadastro de Clientes e o Controle de Créditos do Programa NEX para gerenciar seus vale-compra.

●    Cadastro Completo com Foto

Usando o Programa NEX, você pode cadastrar seus clientes de forma simples, preenchendo dados como: nome, telefone, data de nascimento, endereço, e-mail e etc. Quanto mais informações, melhor você atende cada cliente, aumentando as chances de fidelização.

Veja como é fácil fazer o cadastro de clientes, clicando aqui!

Para gerenciar as vendas dos seus vales-compra, você pode cadastrar o cliente que comprou ou a pessoa que será presenteada no Programa, deixando esse valor em crédito para ser resgatado depois.

●    Controle de Crédito de Clientes

Com o NEX você pode deixar valores em crédito para os seus clientes. A cada nova compra, o total de crédito aparece na tela de venda. Para controlar o saldo em crédito, acesse o extrato de créditos no próprio cadastro do cliente. E você também pode fazer o mesmo com valores em débitos!