6 dicas brilhantes para a sua economia de luz funcionar

dicas para a sua economia de luz funcionar

Seus hábitos diários podem estar desperdiçando muita energia, e isso custa dinheiro e prejudica o meio ambiente. As pessoas consomem energia principalmente para dispositivos elétricos e iluminação, transporte e aquecimento ou resfriamento. Dicas simples ajudarão a reduzir o consumo de energia e ter um economia de luz em toda a linha, e farão uma diferença real na sua carteira e no planeta.

Começa pela iluminação

Substitua quaisquer lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas ou LEDs, especialmente onde as luzes estão acesas por longos períodos. Os LEDs são os mais recentes em tecnologia de iluminação. LEDs usam aprox. 80% menos eletricidade do que os globos halógenos, e duram em média cerca de 25.000 horas! Eles também operam a uma temperatura muito mais baixa que qualquer outro globo e assim fazendo uma economia de luz maior. Agora você tem a opção de atualizar seus downlights de halogênio tradicionais para LED e isso pode ser feito sem a necessidade de um eletricista.

Abrace a luz natural

Abra suas cortinas e deixe o sol brilhar! Usar luz natural sempre que possível, em vez de depender de iluminação artificial, pode ter uma economia de luz que você usa durante o dia. O mesmo acontece se você trabalha em um escritório ou passa seus dias em casa. A exposição à luz natural também aumenta a felicidade, dando-lhe um incentivo ainda maior.

  • Tente organizar seu espaço de trabalho para que a luz natural irradie sua mesa. Mantenha as luzes do teto apagadas quando possível. Quando precisar de iluminação extra, use uma lâmpada de mesa de baixa potência.
  • Compre cortinas ou persianas em um tom claro. Eles ainda permitirão a entrada de luz, mas também proporcionarão privacidade quando você precisar.

Desconecte todos os dispositivos que não estão em uso

Você sabia que os eletrodomésticos que estão conectados continuam usando energia, mesmo quando estão desligados? Até mesmo um aparelho tão pequeno quanto uma cafeteira continua a consumir energia lentamente a cada momento em que permanece ligado.

  • Desligue seu computador e desconecte-o no final do dia. Os computadores usam muita energia e, quando ficam conectados, você está desperdiçando energia e dinheiro.
  • Não deixe sua TV ligada o tempo todo. Pode parecer inconveniente desconectá-lo quando terminar de assistir, mas a economia de luz vale a pena.
  • Desconecte seu sistema de som e alto-falantes. Estes são alguns dos piores culpados quando se trata de consumir energia extra quando eles não estão em uso.
  • Não se esqueça de aparelhos pequenos, como carregadores de telefone, utensílios de cozinha, secadores de cabelo e qualquer outra coisa que você usa com eletricidade.

Substitua aparelhos antigos por modelos mais econômicos

Quando aparelhos mais antigos eram fabricados, as empresas não estavam tão preocupadas em uma economia de luz. Modelos mais novos são projetados para economizar energia, reduzindo os custos domésticos e diminuindo a pegada de carbono. Se você tiver uma geladeira mais antiga, fogão elétrico e forno, máquina de lavar louça, máquina de lavar e secar roupa ou outro aparelho grande, procure substituí-lo.

  • Se substituir seus aparelhos não for uma opção, ainda há muitas maneiras de mudar sua rotina para que você use o mínimo de eletricidade possível.

Aparelhos que não funcionam corretamente também são um gasto de energia em sua casa. Certifique-se de verificar se todos os aparelhos estão limpos, conservados e funcionando adequadamente.

Use menos água quente no verão.

A água quente exige muita energia. Não é necessário tomar banhos frios, mas tamém banhos longos quentes durante o verão são desnecessários, tenha em mente a quantidade de água quente que você usa e como a água está sendo aquecida pode economizar muita eletricidade e dinheiro.

  • Certifique-se de que o seu chuveiro elétrico está isolado para que não perca muito calor.
  • Tome banhos mais curtos. Gastar 20 minutos no chuveiro consome muita eletricidade.

Use o ar condicionado com menos frequência.

Às vezes, é inevitável usar o ar-condicionado, mas não há motivo para usá-lo durante todo o inverno por exemplo, sem nunca desligá-lo. Além do clima já está frio, encontre outras maneiras de se refrescar quando possível.

Lembre-se que as manutenções são a chave para uma economia de luz do seu ar condicionado! O processo de substituição dos filtros de ar ajuda a garantir que seu sistema esteja funcionando de maneira ideal, o que utiliza menos energia do que um sistema com filtros sujos. Isso reduz o trabalho que seu sistema de climatização precisa fazer, por sua vez, tem uma economia de luz e reduz a quantidade que você terá que pagar em sua conta de eletricidade.

Use energia renovável. Antes apenas grandes empreendimentos tinham olhos para a energia renovável, mas hoje é cada vez mais fácil de encontrar em residências. Procure obter sua energia de uma empresa que usa energia renovável, como energia eólica ou solar. Muitas empresas que fornecem esse serviço são pequenas, então você pode ter que procurá-las. A troca pode ser cara no começo, mas você e