Descubra a importância do Marketing Digital para dentistas

Sabemos que o Marketing Digital está presente na maior parte das produtos e serviços que consumimos, mas você sabia que essa estratégia também pode ser muito útil para consultórios odontológicos? Continue a leitura e descubra o por quê!

Sabemos que um dos pontos principais de uma empresa é a prospecção de novos clientes. Afinal, se não houver pessoas para comprar o que você oferece, a sua empresa não se sustenta.

E na área da saúde, mais precisamente da odontologia, não é diferente. Embora os dentistas possuam alguns pacientes fixos, utilizar estratégias de posicionamento online pode ser uma ótima forma de atrair novas pessoas.

Atualmente, muitos consultórios de odontologia buscam no Marketing Digital a construção de uma boa imagem do seu negócio e de fato, conseguem. Vamos entender como?

O que é o Marketing Digital?

Marketing Digital baseia-se num grupo de campanhas e ações realizadas de forma online para atrair e converter usuários.

Atualmente, é um dos principais meios para obter uma vantagem competitiva no mercado, uma vez que o uso da internet cresce exponencialmente. Diariamente, mais de 3 bilhões de pesquisas são realizadas nos buscadores da internet.

Diante de dados como esse, é essencial ter um bom posicionamento e uma boa estratégia para que seja possível atrair muitos destas pessoas em busca de conteúdo.

Por que escolher o Marketing Digital?

Sabemos que existem várias outras formas de divulgação, mas então, qual a importância do Marketing Digital para a divulgação dos consultórios?

Por se tratar de uma área que envolve a confiança do paciente e a credibilidade que o profissional transmite, é fundamental alavancar a sua marca para que as pessoas consigam perceber a relevância do seu trabalho.

Assim, será possível fazer com que o seu consultório se torne a primeira opção quando uma pessoa precisar de serviços como implantes dentários.

Quer saber como faz isso? Separamos duas estratégias que andam lado a lado no Marketing Digital. Confira:

Inbound Marketing

É um conjunto de estratégias e planejamos com o intuito de atrair a persona. Através do uso do Inbound Marketing, você consegue criar ações capazes de fazer o cliente chegar até você de forma espontânea.

Isso pode ser através de posts em redes sociais ou em artigos publicados em blogs, como esse que você está lendo. Por não ser uma forma invasiva, é um dos métodos mais bem aceitos. Afinal, sabemos que aqueles pop-ups saltando na tela acaba gerando um grande desconforto.

Marketing de Conteúdo

Ao falarmos de Marketing de Conteúdo, estamos dizendo da prática do Inbound Marketing. Aqui, você transforma as ações que estavam no papel, através de  textos, vídeos, artes, eBooks e muitas outras possibilidades.

Fique atento ao temas abordados. Afinal, não é porque você quer que os números de pacientes aumentem que é necessário apenas fazer conteúdos de autopromoção.

O principal foco deve ser a informação. Não é fazer um conteúdo só por fazer, ele deve ter um propósito. Caso contrário, o seu site não terá credibilidade. Sem contar que quanto mais aprofundado o seu conteúdo, mais atrativo será.

Entenda quais são as palavras-chave mais pesquisadas pela sua persona e desenvolva em cima disso. Por exemplo, se você descobriu que o seu público está pesquisando muito por “quanto custa um implante dentário”, é recomendado que você acrescente este termo em seu texto.

Descobrindo as principais vantagens

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância do Marketing Digital, que tal se aprofundar em suas vantagens?

O conteúdo certo para a pessoa certa

O Marketing Digital permite que você escolha para qual público enviar determinada publicação. Através de um estudo de persona, você entende quais são as pessoas que utilizam o seu serviço e consegue criar conteúdos exclusivos para elas.

Também é possível atrair as pessoas corretas, ou seja, você não desperdiça o seu tempo com pessoas que não fazem parte do seu público-alvo e não se interessam pelo o que você tem a dizer. Gerando então, maior resultado.

Afinal, não é nada agradável ser ignorado, não é mesmo?

Maior alcance

Diferente do marketing offline, o Marketing Digital consegue atingir várias pessoas, não somente aquelas que estão ao redor do ponto físico, no caso, o consultório.

Através da internet, é possível que pessoas de todo o lugar te encontrem por meio dos seus conteúdos e anúncios.

Dessa forma, você terá um alcance muito maior do que se fizesse a distribuição de flyers do seu consultório pelo bairro.

Menor custo

Para aplicar o Marketing Digital, é preciso ter profissionais qualificados e especializados em conteúdo estratégico, contudo, o valor que você irá desembolsar é muito menor do que quando comparado ao que você gastaria com mídias offline.

Atualmente, existem diversas agências terceirizadas capazes de criar uma ótima estratégia de marketing para você e a sua clínica.

Trabalhando com assertividade

Vale ressaltar também que o retorno do meio digital é maior e mais assertivo. Uma vez que você pode segmentar as suas ações e estudar o comportamento do seu público para adaptar seus conteúdos de forma quase que instantânea – algo que a mídia offline não permite.

Por exemplo, você decide criar um anúncio em um jornal sobre aplicação de lente nos dentes. Agora imagine se seria possível ter o número de quantas pessoas que realmente leram e foram impactadas?

Na internet, através das métricas, você consegue ter acesso a esses e muitos outros dados de resultado.

Por fim

Depois de apresentar o Marketing Digital, podemos concluir que não importa o tamanho ou o segmento da empresa, é possível alcançar bons resultados através de uma estratégia bem estruturada e de qualidade.

Sabemos que estar entre os líderes do mercado não é uma tarefa fácil. Mas ao colocar em prática tudo o que abordamos anteriormente ou então, contratando uma equipe especializada, você estará tornando o caminho muito mais fácil de se trilhar.

E assim, além de todos os seus pacientes fixos, você poderá contar com novas pessoas chegando até você a todo momento de forma orgânica e natural. Fazendo com que o futuro de sua carreira esteja mais tranquilo e estável.

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto.