Dentista de sucesso: 7 hábitos que funcionam

Você sabe como ser um dentista de sucesso? Considerando que o ramo é um dos mais competitivos do Brasil, é essencial aprender quais são os principais hábitos que ajudam a se destacar no mercado.

Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo inteiro. Por causa disso, é seguro dizer que o mercado odontológico está um pouco cheio e que um profissional da área precisa se destacar muito para ter sucesso.

No entanto, também é fato que existem certos hábitos que ajudam a pavimentar o caminho para uma carreira odontológica bem-sucedida.

Se você quer aprender como ser um dentista de sucesso, confira abaixo os 7 principais hábitos dessa profissão!

1. Ter um atendimento personalizado e de qualidade

Quem nunca viu uma série, novela, filme ou livro em que um dos personagens precisa ir ao dentista, mas morre de medo disso? Especialmente em desenhos, é comum ver a retratação da consulta odontológica como algo assustador.

E não é por menos: alguns dos equipamentos de um cirurgião-dentista realmente dão medo, especialmente em uma região sensível como a boca.

Portanto, um dos segredos de como ser um dentista de sucesso é investir em um atendimento personalizado e de qualidade, de modo a conquistar a confiança dos pacientes e torná-los fidelizados à sua clínica.

Isso é especialmente importante no caso da odontopediatria no Rio de Janeiro, já que as crianças são particularmente suscetíveis a ideia de que os dentistas são “assustadores”.

Por isso, se for trabalhar com o público infantil, invista em equipamentos divertidos, uma sala colorida e um ambiente acolhedor para que elas não se assustem.

2. Investir em especialização dentro de um ramo da odontologia

Nós já vimos que o Brasil é o país com o maior número de dentistas do mundo. Isso não é nenhum segredo, claro. Portanto, uma das maneiras de saber como ser um dentista de sucesso é investir em especialização.

Assim, você poderá se destacar mesmo em um mercado competitivo, pois será visto como uma autoridade e especialista em determinada área.

É o caso, por exemplo, do Dr. Guilherme Rothier, especializado em Dentística e Estética. Em vez de ficar apenas com a formação de odontologia, o Dr. (que atende no Rio de Janeiro), realizou uma série de pós-graduações (em Estética, em Endodontia, em próteses e em Cirurgia Pré-Protética). Hoje em dia, ele é visto como o principal profissional na área de odontologia estética do Brasil.

3. Ter organização para saber como ser um dentista de sucesso

Um bom dentista precisa ser um profissional extremamente organizado, uma vez que a profissão exige uma série de processos que não aparecem à primeira vista.

Um dentista precisa, por exemplo, organizar e higienizar a sua sala para atender o próximo paciente, realizar os procedimentos necessários, repetir o processo de higienização, atender o paciente com atenção e dedicação, encomendar novos insumos, orientar os estagiários e mais uma infinidade de tarefas.

Por isso, a organização é essencial para garantir que tudo sairá da maneira correta e que nenhum cliente ficará insatisfeito.

4. Aprimorar-se constantemente dentro da sua área

Um dos hábitos dos dentistas de sucesso é se aprimorar de maneira constante dentro da sua especialização odontológica.

Não é positivo, por exemplo, achar que já se sabe de tudo e que não há mais nada a aprender. Mesmo que você seja um pHD em determinado ramo da odontologia e principal autoridade mundial no assunto, ainda há alguma coisa para aprender em termos de atendimento ao cliente, gestão de negócios ou outras áreas.

E por falar nisso…

5. Ter uma boa gestão de negócios é essencial para um dentista

Ter a sua própria clínica odontológica não é fácil. Além da parte médica, de atender os pacientes e preparar os procedimentos, ainda é necessário dominar conceitos de gestão de negócios.

Um dentista de sucesso precisa saber como controlar a contabilidade da clínica, pagar os funcionários, quando comprar insumos, qual regime tributário escolher e muito mais.

Pode parecer muita coisa mas é um conhecimento essencial para ter sucesso na sua atuação profissional.

6. Possui um plano de marketing é vital para ter sucesso na área

Uma das maneiras de ter sucesso em qualquer ramo é encontrar um bom fluxo de clientes para alimentar a sua atuação profissional.

Para isso, é importante ter um bom plano de marketing. Assim, um dentista de sucesso precisa saber como fazer impulsionamentos nas redes sociais, investir em links patrocinados e outras técnicas para atrair clientes para a sua clínica.

7. Amar a profissão é o segredo de como ser um dentista de sucesso

Como vimos, não é fácil saber como ser um dentista de sucesso. É necessário ter muita dedicação e vontade de aprender, além de dominar conhecimentos de outras áreas, como gestão, contabilidade e marketing.

Para poder fazer tudo isso, só amando muito a profissão. Por isso, não poderíamos deixar de mencionar que amar a odontologia é o hábito mais importante em quem quer se tornar um dentista bem-sucedido.

E aí, aprendeu como ser um dentista de sucesso? De fato, o caminho pela sua frente não será fácil. No entanto, ser bem-sucedido na área em que se ama é uma gratificação enorme.

O que você achou dos hábitos de sucesso de um profissional odontológico? Comente abaixo com a sua opinião!