Coronavírus e o atendimento digital dos bancos durante a crise

O código caixa foi um dos aplicativos mais usados recentemente. Também não é para menos, pois, o atendimento digital dos bancos cresceu durante a crise.

Com a chegada do coronavírus, muitas pessoas foram obrigadas a se trancarem dentro de casa, evitando sair para não causar aglomerações em ambientes públicos.

Dessa forma, para evitar ir ao banco, as pessoas acabaram optando por usar os canais digitais para realizar diversas atividades como: tirar um extrato, fazer uma transferência, pagar um boleto.

A caixa, como sendo um dos bancos de maior abrangência no país também não poderia ficar para trás e por isso o aplicativo código caixa foi um dos mais utilizados recentemente.

Como funciona o atendimento digital dos bancos?

Os bancos estão liberando para seus clientes diversos canais digitais para resolver os mais variados problemas. Até mesmo aquelas questões que antes só podiam ser resolvidas indo até uma agência bancária.

Para se ter uma ideia, o Itaú disponibilizou uma opção no seu aplicativo onde somente tirando uma foto do cheque o depósito é realizado.

Ou seja, o cliente não precisa ir até uma agência para depositar o cheque em um caixa eletrônico. Ele pode simplesmente nominar o cheque, tirar uma foto e pronto. O cheque será compensado em sua conta.

Além disso, os limites de transferência e pagamento de boletos também foram ampliados para evitar que os clientes se desloquem até uma agência bancária.

A Caixa que está procurando ajudar os seus clientes com prorrogação nas parcelas de empréstimo também está disponibilizando todo o serviço por meio digital.

O que é o código caixa?

O código caixa é um aplicativo da Caixa Econômica Federal que é compatível com todos os smartphones da atualidade.

Esse aplicativo permite que você acesse de forma segura todas as suas aplicações usando uma senha temporária de uso único conhecida como OTP.

Em outras palavras, o código caixa é uma customização do FreeOTP Authenticator. É importante, porém não confundir esse aplicativo com outros códigos que também são gerados pelo banco para outros serviços.

Código caixa – outros números e outras finalidades

Além do aplicativo, existem outros códigos de banco. Um deles é o número do banco, também conhecido como código banco.

Esse número é usado quando uma determinada pessoa precisa fazer uma transferência de valores para outra, sendo que o banco da conta de origem é diferente do banco da conta de destino.

O código caixa nesse caso é o número 104. Fora isso, também existe o código que está sendo disponibilizado pelo aplicativo Caixa Tem para que as pessoas possam sacar o auxílio emergencial.

Neste momento, é normal que a Caixa, por ser um banco estatal acabe sendo um dos bancos mais acessados em virtude dos benefícios oferecidos para todos brasileiros.

Atendimento digital aponta como uma tendência

O atendimento digital dos bancos já vinha sendo apontado como uma tendência nos últimos anos. Inclusive, de três anos para cá vimos surgir os chamados bancos digitais que sequer possuem uma agência bancária física.

No entanto, se antes essa mudança estava sendo gradual, agora com a chegada do coronavírus houve uma intensificação na procura por bancos que atendam os clientes digitalmente.

De olho nessa tendência, os próprios bancos tradicionais estão mudando o foco do serviço oferecido para seus clientes. Portanto, as instituições bancárias estão procurando ao máximo ampliar os serviços oferecidos no aplicativo.

Afinal, a maioria dos clientes não está acessando os serviços bancários pelo notebook, mas sim pelo próprio smartphone. Isso está mudando a forma como o banco está atuando e a maneira como irá atuar daqui para frente.

O atendimento digital tornou-se uma tendência em diversos setores

Assim como o setor bancário está sendo obrigado a se reinventar para atender os seus clientes durante a crise, diversos outros setores também estão se vendo obrigados a mudarem o rumo dos seus negócios.

O comércio físico que já vinha apresentando quedas sucessivas de faturamento, simplesmente se viu em uma encruzilhada. Os comerciantes precisam urgentemente mudar a forma de atuação.

É preciso, portanto, focar mais nas vendas online, criar aplicativos, usar as redes sociais para divulgação de seus produtos bem como repensar uma estratégia logística para fazer o seu produto chegar o mais longe possível.

Afinal, ainda não se sabe até quando o coronavírus irá continuar trancando as pessoas dentro de casa. Embora cientistas do mundo todo estejam neste momento estudando a cura, ela ainda não existe.

Desse modo, a Caixa Federal assim como todo o comércio e demais instituições financeiras, está sendo obrigada a repensar a sua forma de trabalho.

É bem possível que mesmo após a pandemia acabar nada mais será como antes. Muitas profissões irão se manter no formato home office, muitos empresários irão continuar focando as vendas pela internet, e os bancos irão simplesmente tornarem-se digitais.

Se já havia uma tendência das agências bancárias acabarem, agora essa tendência simplesmente se intensificou.

Qual a sua opinião sobre isso? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.