4 dicas para conseguir mais seguidores no Instagram

De acordo com alguns especialistas em marketing, o aumento do número de seguidores é o maior anseio dos usuários do Instagram. E existem muitas vertentes de como isso pode ser feito de graça, com mais compartilhamentos, likes e interações. As empresas de tecnologia HubSpot e Mention examinou mais de 49 milhões de posts na rede social e, partir disso, nos deu conselhos valiosos.

Após analisar esses posts e as contas de cerca de 307 mil principais usuários da rede, as empresas identificaram tendências no engajamento no uso de hashtags e notaram outros itens importantes para profissionais de marketing e também para empresas.

Aqui estão alguns dos pontos que eles encontraram:

  1. Posts de vídeo recebem o dobro de comentários do que imagens. Isso não é surpreendente, dado o foco em transmissões ao vivo e stories.
  2. A marcação de mais de cinco usuários em uma publicação não eleva o envolvimento dos usuários.
  3. 80% das marcas líderes consideram a taxa de engajamento nessa rede como o mais importante indicador de desempenho em uma publicidade.

Existem muitos programas, postagens e aplicativos para chegar até as pessoas no momento, hora e dia da semana em que você estiver procurando por esse tópico. A dica é: siga os números fornecidos pela plataforma. Graças às estratégias de marketing digital, existem muitos especialistas que podem guia-lo para conseguir seguidores sem custo.

A partir dos números, separamos quatro importantes formas de fazer do Instagram um sucesso. Dentre esses quatro pontos, você deve definir qual deles é o mais importante para você agora. Por exemplo, deve ser importante encontrar novos seguidores quando você tem poucos e está no começo da jornada. Já, se você já possui uma base de fãs e quer promover sua marca, é importante aumentar a interação com curtidas, comentários e compartilhamentos.

O que significa engajamento no Instagram?

como ganhar novos seguidores no instagram

Segundo o relatório da HubSpot e Mention, “engajamento é a quantidade de interações que um usuário tem com o conteúdo criado por você”. Isso, na maioria das vezes, vem como likes e comentários. Entretanto, como o Instagram passou por uma evolução e lançou novas ferramentas como IGTV e Stories, a interação agora pode incluir a quantidade de visualizações, compartilhamentos e directs.

A análise da Mention é uma das melhores já vistas sobre o que fazer com seu perfil no Instagram para ganhar novos seguidores. Mas não se trata apenas de números. Mas sim interação, relacionamentos e mais do que apenas contar seguidores. Segundo Alan Timothy analista de dados e CEO da i-Snapshot, (ferramenta de gestão de vendas), “a qualidade está na quantidade”. Você precisa ter os dois.

Para ganhar seguidores no Instagram, você tem que ser verdadeiro e isso pode levar muitos anos. Como gerente de negócios ou marketing, várias vezes você não tem tempo livre, por isso às vezes você tende a procurar por atalhos. Os atalhos éticos são certamente úteis, mas para poupar tempo e eliminar tarefas repetitivas diariamente. Embora destaquemos algumas das formas mais importantes baseadas em dados para aumentar o número de engajamento em seu perfil do Instagram, a realidade é que você precisa ir mais longe e ser mais real, sendo presente e verdadeiramente engajado com seus seguidores. Não é uma ciência exata, mas há números que sustentam esta afirmação.

Confira abaixo, 4 dicas para obter mais seguidores e likes no Instagram:

1. Postar vídeos

Poste vídeos, se você se identificar com isso. Caso contrário, tente adicionar mais vídeos do que o seu normal e use o recurso do carrossel. Entretanto, o relatório da HubSpot e Mention revelou nitidamente que vídeos superam quase todos os outros tipos de publicação.

2. Utilize hashtags

Seja moderado com as hashtags. Seja cauteloso e estratégico. Está provado que se usadas de forma excessiva, não geram engajamento. Há uma correlação clara: mais hashtags conduzem a menos interação dos usuários.

3. Não marque usuários demasiadamente

A mesma dica do tópico anterior se aplica aqui: marcar vários usuários na sua postagem não significa, essencialmente, mais interação ou mais seguidores.

4. Construindo comunidades e envolvendo pessoas

Se você tem dificuldade aumentar seus seguidores no Instagram, o relatório financiado pela HubSpot e Mention mostra que você não está só. A competição na plataforma aumentou, então pense em uma nova maneira de alcançar isso. É muito mais útil ter uma comunidade pequena e mais engajada do que milhares de seguidores que não tem interação com o conteúdo criado por você.

Por volta de 46% dos usuários da plataforma possui menos de mil seguidores. Segundo o relatório, “esses usuários representam o maior segmento de usuários; 33,5% possui entre 1.000 e 10.000 seguidores. Estes dois tipos de usuários representam a maioria dos usuários em toda a plataforma”.

Já pequenos influencers contabilizam 2,7% do total de usuários. Você possivelmente já ouviu falar dessas pessoas influentes de pequenas comunidades. A maior parte deles possuem entre 50.000 e 100.000 fãs, o que ainda é um número significativo para muitas marcas. Se você gostou das nossas dicas, escreva-nos nos comentários e compartilhe este artigo com seus amigos.