Confira como o marketing de conteúdo pode alavancar sua empresa

Em meio aos diversos recursos associados que caracterizam as táticas digitais, é importante observar o quanto que o marketing de conteúdo tem um grande potencial para a atração e envolvimento da audiência nos mais variados setores.

As grandes vantagens dessa forma de marketing estão relacionadas, essencialmente, com um de seus pilares: a criação de conteúdos que agreguem algum tipo de valor para os clientes e consumidores em potencial.

Naturalmente, para que os benefícios sejam devidamente usufruídos, não basta que conteúdo seja gerado, é preciso que o público seja segmentado e o material compartilhado e amplificado.

Seja na estratégia a partir de uma empresa que realiza tradução juramentada ou de qualquer outro setor, é preciso que o direcionamento do conteúdo seja, de fato, de grande contribuição para os consumidores.

Dessa maneira, as informações têm uma distância notável de propaganda, pois os dados sobre os produtos e serviços não são os protagonistas.

Desse modo, o engajamento ocorre essencialmente a partir de publicações como dicas, curiosidades, entre outras possibilidades.

Benefícios do marketing de conteúdo

Anteriormente o conceito básico do marketing de conteúdo foi apresentado, porém, nesse ponto é interessante explorar seu potencial de uma forma mais ampla.

A seguir, confira quais são as principais contribuições da tática com os empreendedores que desejam alavancar os negócios:

Educação de mercado

É válido citar que com conteúdos enriquecedores há a possibilidade de promover a educação de mercado, o que contribui com uma conexão valiosa para as empresas.

Não é sempre que os clientes em potencial ou até mesmo consumidores antigos possuem todas as informações necessárias sobre as soluções ideais para suas necessidades.

Imagine nesse ponto um profissional responsável pelo planejamento de eventos que se depara com dicas sobre modelos para o aluguel de tendas SP

Certamente, é uma das possibilidades que podem agregar algo em suas habilidades profissionais e em sua escolha. Por essa razão, é algo que também está relacionado com o engajamento.

Reconhecimento da marca

O quanto e como a sua empresa é reconhecida pelos clientes? Esses são dois pontos cruciais avaliados no brand awareness, também chamado de consciência de marca.

Uma grande vantagem do marketing de conteúdo é justamente contribuir com que o reconhecimento seja gerado ou fortalecido, uma vez que a produção de materiais valiosos está relacionada com o ganho de autoridade e percepção positiva.

O mais interessante para os profissionais, nesse caso, é que as pessoas apresentam uma maior tendência de procurarem as marcas que possuem certa identificação e/ou gostam.

Por exemplo, se um empreendedor já consome o conteúdo de determinada marca que atua com sistema SAT fiscal, ao necessitar desse tipo de solução, essa provavelmente será sua escolha.

Além dos aspectos apresentados, é de grande importância citar que uma das consequências de estratégias eficazes de marketing de conteúdo é a potencialização das chances de lealdade.

Dessa maneira, mesmo que o consumo não seja constante, o cliente pode recomendar a empresa para outras pessoas sempre que possível.

A importância de conhecer a persona

O entendimento da persona é de grande importância para uma abordagem compatível com a audiência, assim como com um direcionamento mais adequado de outros aspectos da estratégia.

Afinal, as características do perfil de cliente de uma empresa que trabalha com segurança, como projeto de incêndio, serão distintas de outros setores.

É algo comum e que deve ser sempre considerado pelos profissionais, uma vez que a eficácia do marketing de conteúdo está relacionada com a entrega de algo que tenha valor para a pessoa certa e no momento mais adequado.

Acrescenta-se a esse contexto a necessidade de diferenciar a persona de público-alvo, uma vez que o segundo conceito abrange, principalmente, questões demográficas e socioeconômicas.

Já a persona é um perfil semi fictício do cliente ideal e, para sua definição, aspectos como os seguintes são levantados em conta:

  • Rotina;
  • Objetivos;
  • Uso de redes sociais;
  • Trajetória profissional;
  • Dores.

Naturalmente, outras informações podem ser levantadas de acordo com a estratégia de cada empresa.

De qualquer forma, é importante que esteja claro que pesquisas aprofundadas devem ser realizadas.

Por esse motivo, muitas vezes a persona é colocada como uma forma humanizada de chegar ao público-alvo, principalmente por permitir um conhecimento mais claro dos modos de consumo de conteúdo e contratação de serviços.

No caso de empresas que atuam no mercado B2B (Business to Business), em que as transações são realizadas entre pessoas jurídicas, parte das informações necessárias também sofre impacto.

Essa é a situação de uma empresa que realiza a manutenção de ambientes industriais e busca por fornecedores de materiais como epóxi autonivelante.

Afinal, nesse caso, o conhecimento da audiência pode ser diferenciado, assim como a duração do ciclo de vendas, volume de transações, hábitos e metas.

Portanto, os termos utilizados ao longo do texto, estrutura, pontos levantados, redes sociais e demais ferramentas utilizadas podem variar de forma significativa para alcançar a persona de um modo eficaz.

É válido dar ênfase ao fato de que ao alinhar o conhecimento da persona, mercado e da empresa, há possibilidade de criar estratégias de marketing de conteúdo assertivas.

Desse modo, há um valor detectado nos materiais que é decisivo para que as vendas ocorram e para que os negócios apresentem uma evolução notável.

Em que canais o marketing de conteúdo pode ser aplicado?

A elaboração estratégica de conteúdo pode ter como finalidade os mais variados canais, o que reforça a necessidade de definir a persona.

Afinal, a partir das informações levantadas será possível observar aspectos sobre o modo de consumo de informação e as plataformas mais utilizadas. Em meio aos canais de maior destaque, é possível citar:

Redes sociais

As redes sociais ganham destaque ao abordar o marketing de conteúdo por causa da interatividade viabilizada entre a empresa e sua audiência.

A partir das redes sociais há possibilidade de compartilhar publicações em formatos variados e potencializar o tráfego de outras plataformas da empresa. Ainda mais, é um dos principais meios para engajar o público. 

Para se ter uma ideia, uma empresa que comercializa e aluga máquina de café automática pode investir em enquetes, estimular comentários, curtidas e compartilhamentos.

Blogs

Os blogs possuem grande importância nesse cenário, principalmente pelos recursos que podem ser empregados para gerar leads, que são clientes em potencial que em algum ponto expressaram desejo pela empresa.

Além disso, são plataformas de grande versatilidade, nos quais os mais variados conteúdos podem ser desenvolvidos.

O mais comum é que os blogs estejam vinculados com o site da empresa, o que pode contribuir com o aumento do tráfego em ambos.

A principal diferença é que no site de uma empresa de limpeza de reservatório de água, por exemplo, são encontradas as informações de maior relevância sobre sua história, serviços, formas de contato, entre outras possibilidades.

Já no blog, comumente são explorados assuntos variados sobre a área de atuação, dicas, curiosidades e demais temas que potencializam o engajamento.

E-mail

Acrescenta-se a esse cenário o e-mail, uma ferramenta considerada tradicional no marketing e que carrega grande potencial, principalmente por ser uma forma de comunicação direta.

Normalmente, o contato é estabelecido após a concessão do cliente em potencial e o mais comum é que ocorra por meio do preenchimento de um formulário em troca de um conteúdo de valor.

A partir desse momento, conteúdos valiosos podem ser compartilhados também pelo e-mail, além de ser um canal que também permite enviar novidades sobre a empresa, publicações do blog, ofertas exclusivas e muito mais.

Quais segmentos podem investir?

O mais interessante é que essa estratégia não apenas pode ser empregada em conjunto com outras táticas de marketing digital como também atende as necessidades dos mais variados segmentos.

Sendo assim, desde uma pequena empresa que comercializa cosméticos até uma grande corporação que promove treinamentos de segurança do trabalho, como treinamento NR 35, há possibilidade de apostar no marketing de conteúdo e obter resultados satisfatórios.

Afinal, o meio digital tornou-se crucial para a jornada de compra, em que o conteúdo é – muitas vezes – decisivo.

Conforme abordado, é algo que está relacionado desde melhores oportunidades para que as empresas sejam encontradas até a conquista de um lugar de destaque no mercado.

De qualquer maneira, trata-se de uma tática versátil. Porém, devido às particularidades de cada empresa, não há um padrão a ser adotado.

Dessa forma, pode-se dizer que há grandes chances de alavancar qualquer modelo de negócio com esse tipo de tática, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Entre os pontos de atenção é possível destacar a necessidade de investir em um time de profissionais qualificados, compreender o mercado e acompanhar os resultados das estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.