Como vender mais na sua concessionária

Quem empreende no setor automotivo precisa aprender como vender mais na sua concessionária, especialmente em um momento como o atual, em que a pandemia do novo coronavírus afeta diretamente as vendas de veículos. Em 2019, o país vendeu quase 2,3 milhões de carros. Em 2020, o número provavelmente será muito menor do que isso, uma vez que a pandemia gerou uma queda considerável de vendas.

Ao mesmo tempo, o momento atual da crise deverá expandir o número de vendas em uma retomada econômica significativa. Isso porque muitas pessoas querem comprar carros pois é uma maneira mais segura de se locomover durante o cenário de pandemia. Na China, esse pensamento levou a um aumento considerável da demanda por automóveis, o que ajudou o mercado local a se recuperar rapidamente.

Quer saber como vender mais na sua concessionária usando esse pensamento e outros mais? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como vender mais na sua concessionária adotando apenas 4 passos

1. Tenha parceiros de valor para atender seus consumidores

Vender é um processo intrinsecamente subjetivo, claro, mas é também uma questão objetiva. Na verdade, o número de vendas de uma empresa pode ser resumido a uma conta matemática na subtração entre o número de leads gerados e o número de leads perdidos. O resultado é o total de clientes convertidos.

Portanto, aumentar as vendas consiste em modificar esses elementos para poder gerar um resultado final maior. Como mencionado, é uma questão subjetiva, mas também objetiva.

Nesse caso, um dos elementos que aumenta o número de leads gerados é a quantidade de valor que os consumidores enxergam nos seus produtos. E uma das formas de aumentar esse valor é ao oferecer mais produtos ou vantagens na hora de fechar negócio.

É interessante firmar parcerias com empresas do mesmo ramo ou que influenciam na compra de alguma forma. Por exemplo, uma loja de pneus e outros itens automotivos pode oferecer descontos em produtos como óleo sintético, pneus, revisões e muito mais para os seus clientes. Ao mesmo tempo, seguradoras, bancos e financeiras podem oferecer facilidades para financiar o automóvel. Tudo isso aumenta a percepção de valor, gera mais leads e consequente mais vendas.

2. Treine os seus vendedores constantemente

Se a nossa primeira dica ajuda a aumentar a demanda dos consumidores, a segunda ajuda a converter mais. Afinal, lembre-se que vender mais é como uma conta matemática: se você aumenta a demanda e mantém a taxa de conversão, vende mais. Se mantiver a demanda e aumentar a taxa de conversão, também venderá mais.

Uma das melhores formas de aumentar a sua conversão é ao treinar mais os seus vendedores, especialmente com cursos modernos, que utilizam técnicas de neurovendas e outras estratégias.

Isso fará com que menos leads sejam desperdiçados e mais negócios sejam fechados. Com isso, os vendedores se tornando mais eficientes e, certamente, mais felizes com o trabalho.

3. Invista em novas plataformas de conversão

Uma maneira de melhorar tanto o volume de demanda quanto a conversão, é investir em novas plataformas de conversão. Isso permite que a sua concessionária esteja em mais lugares e, por consequência, possa captar mais clientes e aproveitar mais oportunidades.

Mesmo que essas novas plataformas tenham uma taxa de conversão menor, normalmente uma ou duas vendas costumam ser o suficiente para a estratégia ser lucrativa.

Uma boa ideia, inclusive, é criar um sistema digital de vendas pela Internet. O WhatsApp (que está em 99% de todos os celulares) é uma ótima plataforma para isso, pois conta com recursos em vídeo, áudio, texto, imagens e integração natural com anúncios nas redes sociais.

4. Mapeie o seu processo completo de vendas

Toda concessionária tem um complexo sistema de vendas que começa na aquisição de automóveis, passa pelo seus esforços de marketing, o ganho de marketing indireto das montadoras, todos os pontos de contato com os clientes, as negociações, os fechamentos e fracassos e o pós-venda.

Toda essa estrutura é enorme, com múltiplos cenários para cada ponto específico. No entanto, por maior que ela seja, é essencial mapeá-la adequadamente para que o seu negócio possa ter os dados necessários para identificar gargalos nesse fluxo.

Os gargalos são pontos em que a conversão cai muito abaixo da média, o que significa que seu negócio está perdendo vendas. Assim, quando identificados, é interessante agir de modo a conseguir alargar os gargalos de conversão. No entanto, só é possível identificá-los com esse mapeamento complexo.

Agora você já sabe como vender mais na sua concessionária e quais são as principais estratégias para poder aumentar a demanda do seu negócio. A ideia mais importante é entender quais são os pilares que movimentam a demanda interna da sua concessionária e como usar essas informações para traçar estratégias que tragam mais pessoas para dentro do seu negócio.

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