Como usar um cartão de crédito

Para saber como usar um cartão de crédito e, embora pareça óbvio, devemos começar pela base de que o que é usado é dinheiro emprestado por alguma instituição. Ou seja, é um empréstimo que deve ser pago em algum momento e cuja dívida pode crescer quando esse compromisso não for cumprido.

Portanto, o uso da cota da conta de crédito disponível, que pode chegar a milhões de reais prontos para serem gastos no momento, deve ser sempre consciente. O pagamento com esse sistema deve responder ao realismo do nosso bolso e às condições concretas de nossas finanças.

Dito isto, para saber como usar um cartão de crédito, alguns elementos devem ser considerados antes, durante e após o uso.

Antes do pagamento com cartão

Alguns pontos a serem considerados antes do pagamento com cartão são:

  • Avalie se você pode comprar em dinheiro. Dependendo do estado das finanças pessoais, é necessário avaliar se o produto pode ser comprado em dinheiro. Em geral, recomenda-se que o pagamento por cartão seja feito para bens e / ou serviços duráveis, ou que envolvam um custo alto.
  • Descubra o comércio associado. Dependendo do tipo de instituição que lhe deu o cartão, existem lojas comerciais que possuem determinados descontos ou benefícios ao usar esta ferramenta.
  • Esteja atento às promoções e / ou benefícios. Os bancos e instituições que emitem os cartões realizam campanhas de fidelização de clientes em condições que favorecem quem usa seus produtos. Muitas promoções são notificadas por email, mas sejam quais forem os meios de divulgação, as condições e os custos associados devem ser explicados.
  • Veja se lhe convém comprar online ou pessoalmente. Atualmente, as lojas têm preços diferentes para o mesmo produto e as duas formas de compra contêm opções de pagamento com cartão de crédito.

Durante o pagamento com cartão

Quando você já escolher seus produtos e concluir a transação, é recomendável o seguinte:

  • Se o seu pagamento for online, verifique se o site é uma transação segura. Isso pode ser verificado no URL da página (que aparece no espaço superior do navegador, onde o nome do site está escrito). Uma letra s deve aparecer após o “http” clássico . Ou seja, deve ser “https” .
  • Quando a transação for presencial, não perca de vista o cartão. Tente passar apenas por uma máquina. Se houver muita suspeita, digite um código errado, pois se a compra for aceita, isso significa que você pode ser vítima de um crime.
  • Determine o valor das taxas de acordo com prazos e valores razoáveis ​​que você pode cobrir. Se for possível pagar em uma única parcela, faça-o, pois você economizará juros e comissões aplicados ao pagamento mensal.
  • Cuide da privacidade da sua senha. Não compartilhe sua senha com ninguém! Nesse sentido, nenhum banco ou instituição comercial solicitará essas informações por email.

Após o pagamento com cartão

Depois que a transação for concluída, considere os seguintes pontos:

  • Pague a fatura do cartão de crédito antes da data de cobrança. Tente cumprir esse prazo, pois isso poupará juros e cobranças adicionais e você poderá enfrentar o bloqueio de sua linha de crédito, se não pagar.
  • Evita o pagamento mínimo da taxa. Uma vez que esta opção faz com que juros e comissões sejam pagas e não implica necessariamente uma redução na dívida adquirida. Tente sair da dívida o mais rápido possível!
  • Sempre guarde o comprovante do valor total da compra. Isso permitirá que você o compare com o extrato da conta e faça as reivindicações relevantes quando houver um erro.
  • Verifique o extrato da conta. Isso garantirá que você veja as operações realizadas, acompanhe suas despesas e planeje os pagamentos comprometidos.
  • Em caso de suspeita ou evidência de fraude ou clonagem, notifique imediatamente seu banco.

Dadas essas dicas para saber como usar um cartão de crédito,