Como um empreendedor deve aproveitar férias

Aproveite suas férias para se divertir, relaxar, estar com seus familiares queridos e refletir sobre sua vida.

Você é empreendedor?

Férias. Uma bela palavra que muitas vezes não existe no dicionário de um empreendedor. Nunca mais teve os meses de férias que você tinha quando estudava; um dia ou dois fora do escritório parece uma loucura, absurdo e impensável. Como sobreviverá o meu negócio se eu não estou? O que farão os meus colaboradores na minha ausência? O que acontece se um cliente me procura e eu perder uma oportunidade por não está lá?

A realidade é que tudo vai dar certo: você, sua empresa, seus funcionários e seus clientes. E é verdade também que, tanto você como os seus colaboradores, precisam se afastar um tempo do trabalho para pensar e fazer as coisas que vocês gostam, deixar um pouco a vida de pecar ônibus ou trânsito caótico. Então, se você já se convenceu de dar uma breve férias merecida (apesar de não poder ir para a praia), veja as 10 coisas que você não pode esquercer de fazer:

Leia um bom livro

As exigências e deveres do dia-a-dia fazem com que nos esqueçamos das coisas que mais gostamos. Se você é um apaixonado pela leitura, aproveite esse período para ler aquele livro que você espera em sua prateleira ou um bom amigo te ofereceu. Além de relaxar e passar um bom momento, certamente obterá ensinamentos que irão ajudá-lo a ser melhor no próximo ano.

O mesmo ocorre com seus programas favoritos: estes dias podem ser perfeitos para ver as temporadas de suas séries que, por falta de tempo, não conseguiu completar.

Durante as férias, divida o tempo com sua família e amigos

Sim, parece um pouco óbvio, porém, o mais certo é que, durante os primeiros meses do seu negócio, tenha negligenciado até as relações mais próximas que falham à pena. Então, nesses dias, dê um tempo e faça de conta que não tem nem notebook e nem smartphone. Aproveite que a cidade está um pouco vazia para ir à parques ou em lugares que sua esposa ou esposo, seus pais ou filhos quiseram ir durante o ano e não foram. Agora é a chance!

Não esqueça a seus melhores amigos, aqueles que estiveram com você, nos maus e nos bons momentos e organize um encontro com eles. Você vai perceber o quanto eles te faziam rir… Aproveite para beber uns drinques com eles, que são pessoas que te querem bem e em que você confia.

Saia do sofá

Sair do sofá é um boa viu?
Sair do sofá é um boa viu?

Fazer exercício é bom para a sua saúde, astral e foco. Pratique algum esporte que você realmente goste, quer seja umas aulas de zumba ou de yoga, caminhada, natação, bicicleta, dentre outros. A ideia é que você possa se exercitar e que, ao mesmo tempo, você fortaleça seus músculos e ossos, que provavelmente passaram boa parte do ano, sentados incomodados em frente à tela do notebook.

Desconecte-se

Novamente, nada vai acontecer se você se ausentar apenas um dia, um fim de semana ou uma semana inteira. Antes de tirar uma folguinha, informe aos seus clientes e funcionários que estará ausente em tais datas e que eles só devem entrar em contato com você em caso de emergência. Além de tudo isso, é importante também que defina o que é urgente e tentar limitar ao máximo esso. Evite a tentação de checar suas mensagens e-mails, retornar as ligações e responder às mensagens.

Respire a natureza

Isso é uma boa para quem está de férias!!!

Para os vivem nas grandes capitais, com São Paulo e Rio de Janeiro, um ar fresco pode mudar completamente nosso dia. Aproveite seus dias de descanso para ir à parques ou áreas naturais próximas. Você vai se surpreender com a quantidade de espaços como estes nas metrópoles. Para citar alguns, estão o Parque da Pampulha ou Parque Ibiapuera, em São Paulo. Nesses lugares, você pode relaxar e inspirar-se para estar a sós consigo mesmo e encontrar boas ideias.

Escreva

O exercício da escrita não só pode ser tranquilizante, mas também uma pequena terapia para diminuir o estresse e liberar sua criatividade. Escreva em seu computador ou em um caderno sobre as melhores experiências que você teve, este ano e quais são seus sonhos para o ano novo. Colocar as coisas por escrito as torna um pouco mais reais. Além disso, talvez você se dê conta que você pode transformá-lo em um hábito e que é uma excelente ideia para abrir um blog para como promover-se como empreendedor ou um especialista em seu setor.

Faça cartões de agradecimento

O fim de ano é uma boa época para refletir. Aproveite este impulso para escrever à mão cartões em que agradeça a todas as pessoas que te ajudaram a alcançar os seus objetivos durante este ano. Pode ser desde seus colegas e parceiros, até aos seus familiares, amigos, pessoas da empresa, fornecedores, etc. Ao seguir esta técnica o mais provável é que você descubra que existe muita gente que te apoia e facilita a vida.

Presenteei você mesmo

Sim, você provavelmente tem um orçamento muito apertado e seu negócio está absorvendo todo o seu capital. A ideia não é emprestar ou gastar mais, mas dar a você mesmo um pequeno agradecimento e uma recompensa pelo que trabalhou que tem feito. Pense em uma coisa que você realmente deseja e compre. Pronto!

Conserte coisas em sua casa

Não soa a coisa mais divertida do mundo, contudo provavelmente há coisas em sua casa que estão “capengando” e que você não teve tempo para corrigir. Isso irá melhorar a sua produtividade e o humor nos meses seguintes e, talvez até descobrir que era muito mais fácil do que imaginava. Você também pode arrumar as gavetas e seu armário, separar as coisas que você não usa mais para que sejam distribuídas para os mais necessitados.

Lembra daquilo que gosta? Então faça!

Como empreendedor, você certamente vai achar divertido o seu trabalho: ao fim do dia, você está fazendo o que você gosta, não é? Mas se bem que dizem que se você fizer o que você gosta não vai trabalhar NUNCA, o certo é que, por perseguir este sonho você teve que sacrificar algumas coisas que te divertiam. Use esses dias para retomar o que te diverte, seja sair com seus amigos, jogar futebol, sair para algum restaurante próximo, visitar um museu, ler um HQ, montar um quebra-cabeça, ir ao cinema, jogar videogame ou pular de pára-quedas. Qualquer atividade que você gosta, mas não faz há um bom tempo.

Pois é amigo e amiga, espero ter ajudado você com esse artigo, espero que goste desse aqui também: Como aprender Hipnose em SP.