Como ter resultados com marketing de conteúdo

Se você tem a intenção de gerar tráfego orgânico para suas páginas, então com certeza já deve ter se perguntado como ter resultados com marketing de conteúdo. Isso porque essa é uma estratégia central para gerar visitas.

De fato, usar marketing de conteúdo vale a pena. Ele pode não somente incrementar em muito as vendas de um site, mas também gerar mais autoridade e aumentar a presença na web.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostramos algumas estratégias de marketing de conteúdo para prospecção de clientes. Explicamos como você pode aplicá-las agora mesmo. Confira na leitura!

Estudando as dores e desejos do público-alvo

Antes de elaborar qualquer conteúdo, é preciso entender para quem ele deve ser produzido.

É a partir desse questionamento que é possível entender as dores do público-alvo do negócio, de modo a proporcionar a ele um conteúdo que vá de encontro a suas expectativas.

Para se chegar a um conhecimento aprofundado do público do negócio é possível utilizar algumas estratégias, como o desenvolvimento de pesquisas online.

O objetivo das pesquisas deve ser identificar os interesses e desejos dos possíveis clientes.

Analisar os sites dos concorrentes também facilita na hora de identificar temas e palavras-chave que mais geram engajamento.

Escolhendo os melhores canais para publicar conteúdos

Atualmente, são muitos os canais que podem ser utilizados para a publicação de conteúdo.

Diante de tanta variedade, como escolher os mais adequados à realidade de um negócio?

Para responder a essa pergunta é necessário saber quais os sites e plataformas mais utilizados pelo púbico-alvo do negócio.

Por isso, é preciso resistir à tentação de fazer perfis em todas as redes sociais e canais possíveis.

Esse tipo de iniciativa pode dificultar o gerenciamento de redes sociais e dispersar esforços que poderiam estar dando resultados com estratégias bem direcionadas.

Lembre-se que a relevância dos conteúdos é sempre mais importante do que a quantidade produzida.

E, para que esses conteúdos sejam relevantes, eles precisam ser divulgados nos canais onde se encontra a audiência certa.

Ademais, é preciso ter em mente que para cada tipo de site um tipo de conteúdo pode ser mais indicado. Desse modo, as estratégias de marketing de conteúdo são diferentes das utilizadas nas redes sociais.

Da mesma forma, fazer um bom marketing de conteúdo para blogs exige técnicas específicas para esse canal e assim por diante.

Cuidados com a apresentação do conteúdo

“Para que seja possível ter resultados com marketing de conteúdo é necessário também estar atento à experiência que o site oferece ao usuário.”

Um dos fatores que pode influenciar a navegação é a legibilidade dos conteúdos.

Por esse motivo, é fundamental que se tenha cuidado ao escolher as fontes dos textos. Elas devem ser atraentes para o público-alvo das negociações.

Além disso, os assuntos desses conteúdos devem estar devidamente organizados em títulos e subtítulos, o que facilita a leitura.

Deve-se também utilizar imagens nas postagens, haja vista que fotos tendem a chamar mais atenção e contribuem para uma melhor experiência de navegação.

Marketing de conteúdo usando Storytelling

O storytelling pode ser definido como um conteúdo em forma de história, na qual o narrador tenta transmitir uma mensagem.

Essa técnica pode trazer muitos resultados, sendo muito eficiente para se comunicar com uma audiência.

Mas por qual motivo esse tipo de conteúdo é tão eficiente para trazer resultados para um negócio? O segredo está na abordagem diferenciada e na capacidade de criar uma ligação afetiva com a audiência.

Por conta disso, a história se fixa mais fácil na memória dos consumidores e a identificação com a solução oferecida pelo site se torna mais fácil.

Todos esses processos mentais tendem a influenciar bastante na decisão de compra.

Utilizando ferramentas de marketing de conteúdo

Entre as estratégias de marketing de conteúdo que geram resultados podemos indicar a utilização de ferramentas específicas.

Com elas, é possível fazer análises de dados hospedados em vários tipos de páginas e verificar que tipos de conteúdos são mais eficientes para gerar leads e engajamentos.

Há ainda ferramentas que sugerem títulos de conteúdos a partir de palavras-chave específicas, o que facilita na hora de encontrar assuntos.

Pensando estrategicamente para ter resultado com marketing de conteúdo

Nesse artigo, você pôde perceber que atrair clientes com conteúdos exige o uso de estratégias específicas. Elas englobam tanto o desenvolvimento de uma persona do negócio, quanto o uso de ferramentas de análise.

No entanto, o marketing de conteúdo traz inúmeros benefícios em um médio/longo prazo. Com ele, é possível também construir uma audiência sólida e se tornar uma autoridade na web.

E você, conhece outras formas de se conseguir alavancar vendas e ganhar mais clientes com o marketing de conteúdo? Comente!