Como reutilizar a água da lavagem de roupa e economizar na conta?

Os impactos ambientais gerados pelo homem são debates cada vez mais frequentes na sociedade, resultando em um maior engajamento por parte dos governos com compromissos voltados à causa. Cidadãos comuns também vêm fazendo a diferença no ecossistema com atitudes simples.

Ideias criativas e práticas para o cotidiano muitas vezes resultam em uma economia financeira no final do mês. A exemplo, a lavagem de roupas em tanquinhos e lavadoras gera uma quantidade considerável de água que pode ser reutilizada para a limpeza de outras áreas da casa ou mesmo de objetos.

Segundo o Instituto Akatu, uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua na conscientização do consumo, apenas reutilizar a água das lavadoras promove uma poupança mensal de cerca de 5% dos litros consumidos pela residência. Para tornar essa ideia mais prática para o dia-a-dia, recomenda-se a adoção de um sistema próprio para isso, que pode ser adquirido de acordo com a sua situação financeira ou, ainda, feito por você mesmo.

Sistemas de reaproveitamento

Balde

Todas as máquinas de lavar disponíveis atualmente no mercado contêm um filtro de drenagem, geralmente localizado atrás do aparelho. Basta colocar a mangueira de saída em um balde antes de programar a lavagem para que você possa coletar e usar a água para limpar seu quintal, garagem ou veículo.

É importante lembrar que, ao optar por recipientes pequenos como balde ou até mesmo uma bacia, o ciclo utilizado pela lavadora, tais como o modo rápido ou de tirar manchas, deverá gerar pequenas quantidades de líquidos. Alguns modelos também permitem regular a quantidade de água a ser manipulada.

Tanque

Se o seu intuito for reaproveitar uma quantidade ainda maior de água, uma solução mais viável é conectar a mangueira da máquina de lavar ao tanque para limpar objetos como tapetes de carros, brinquedos de plástico e vasos de plantas, por exemplo. Outra dica é: caso a água seja gerada apenas pelo enxágue e esteja sem amaciante, existe a possibilidade de ela ser aproveitada para regar plantas e para a manutenção da parte interna da casa, como a higienização dos pisos dos banheiros.

Tambor

Para aqueles que não gostam de água parada à mostra, investir em um tambor de água é uma excelente opção. Por um custo médio de R$100, você poderá adquirir um recipiente com capacidade de 200L que armazenará a água até a próxima limpeza. Deve-se ressaltar que a água deve ficar guardada por um período de até 48 horas. Após isso, ela ficará com mau cheiro, não sendo aconselhada sua utilização, uma vez que o odor impregnará o mesmo.

Máquinas Ecológicas

As máquinas ecológicas já são uma realidade no comércio. São modelos que economizam na lavagem com apenas um toque do botão e, ao mesmo tempo, são facilmente configurados para armazenar a água em vez de despejá-la. Nesse caso, uma luz do painel acenderá e indicará que você precisa remover o componente antes da próxima leva de roupas. 

 Casa sustentável

A ideia de uma casa sustentável faz cada vez mais parte da realidade mundial. São moradias projetadas para serem autossustentáveis e que, portanto, demandam um alto investimento, mas que promovem mensalmente uma bela economia.

Nessas residências, além das clássicas placas solares dispostas no telhado, um sistema de reaproveitamento está embutido entre as paredes. Assim, a água da máquina e até mesmo das pias da cozinha e banheiros são automaticamente ecoadas e liberadas na descarga da privada, gerando uma economia de até 12 litros por acionamento.

Outras formas de reaproveitar água dentro de casa

Do Aquário

Você tem um aquário em casa? Na hora de trocar a água dos peixinhos, aproveite a antiga para regar o jardim, por exemplo. A água do aquário é rica em nitrogênio, recurso essencial para a fotossíntese, funcionando como um fertilizante. Mas, isso só vale se a água não for salgada e não estiver muito suja.

Das refeições

Algumas receitas pedem uma quantia de água que sempre sobra. É o caso do macarrão e legumes cozidos, por exemplo. Esta água nutritiva é excelente para fazer uma sopa ou irrigar as plantas.

Antes do banho

Se o seu chuveiro demora muito para esquentar, enquanto espera, colha com um balde a água limpa que cai para ser empregada mais tarde em outras funções da casa.