Como planejar as publicações do seu blog

A maior parte das pessoas, quando resolvem criar um blog, acaba se  apegando a ideia de que essa é uma tarefa extremamente simples e que pode ser feita de qualquer forma.

Assim, é normal se acreditar que basta criar o blog, começar a escrever os conteúdos e publicá-los, sem nenhum planejamento.

É por conta disso que tantos blogs por aí não conseguem tráfego e a maioria das pessoas desistem após alguns poucos meses da ideia de fazer a publicação de conteúdo.

Sendo assim, o objetivo nesse artigo é mostrar a você algumas ideias importantes sobre como planejar as publicações do seu blog.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Planejamento de publicações do seu blog: Veja como fazer!

·      Crie um calendário editorial

A primeira etapa de como planejar as publicações do seu blog é criar um calendário editorial ou a linha editorial.

Mas o que seria isso?

Um calendário editorial nada mais é do que um cronograma de conteúdos que você irá seguir para saber o que irá publicar em cada período (seja diário, semanal ou quinzenal, por exemplo).

Assim, você terá controle, entre outras coisas, sobre quais os temas de conteúdos, as palavras-chave que já utilizou anteriormente, as datas de publicações, etc.

Desse modo, sabendo de antemão os conteúdos e os prazos para publicação, você garante que conseguirá ter mais tempo para criar um conteúdo mais rico.

Fora isso, ainda é possível evitar problemas como a repetição de conteúdos ou de palavras-chave usadas anteriormente.

Há diversas ferramentas que você pode utilizar para criar seu calendário editorial, como planilhas ou o Google Calendar.

Caso você não queira fazer isso sozinho, você pode contratar um freelance web designer.

·      Definir a frequência das publicações

Dentro do calendário editorial, um dos tópicos mais importantes para planejar bem as publicações do seu blog é, justamente, definir qual será a frequência das mesmas.

A melhor forma de manter seu blog sempre atualizado e, desse modo, permitir um maior engajamento do seu público-alvo é fazer postagens constantes.

Por isso, indico postagens, pelo menos, duas a três vezes por semana, mas realmente veja se você possui condições de cumprir a periodicidade estabelecida.

·      Encontrando ideias para seus conteúdos

Agora que você criou seu calendário editorial, um dos passos mais importantes para planejar as publicações do seu blog, a próxima etapa é encontrar ideias para seus conteúdos.

Muitas vezes é normal que as pessoas não consigam ter novas ideias para fazer publicações em seus blogs, o que atrapalha, inclusive, o desenvolvimento do calendário editorial.

Assim, você precisa saber onde é possível pesquisar para ter ideias mais ricas e garantir que seu blog sempre terá conteúdos novos, sem repetições constantes.

Uma ótima dica é buscar em blogs estrangeiros do seu nicho de atuação, e como poucos brasileiros falam outro idioma, escrever esses conteúdos em português trará muita audiência para você.

Outra dica, é acompanhar comentários em redes sociais e em outros blogs, e até mesmo os do seu, para ver quais as dúvidas principais do seu público-alvo.

Desse modo, você vai poder garantir que irá criar conteúdo que realmente ele deseja consumir, o que traz maior chance de atrair um maior tráfego ao seu blog.

Por último, você também pode procurar por novas ideias para suas publicações em fóruns da internet, como é o caso do Yahoo Respostas e do Reddit.

·      Crie seu banco de ideias

De nada adiantará você ir encontrando novas ideias de conteúdos para fazer publicações em seu blog se não realizar uma gestão das mesmas.

Sendo assim, uma excelente dica é realizar a criação de seu banco de ideias, que é o local onde serão anotadas todas as ideias encontradas, seguindo o tópico anterior.

Isso permite, por exemplo, que você crie categorias para enquadrar essas ideias, de modo a compreender aquelas que possuem mais publicações já realizadas.

Dessa maneira, você poderá, em postagens futuras, dar uma ênfase maior naquela categoria que vem sendo negligenciada em termos de criação de conteúdo.

Essa também é uma forma de controlar o uso das palavras-chave, evitando utilizar demais algumas, ao mesmo tempo em que outras não têm tanto uso.

Com isso, você irá garantir um maior equilíbrio e que os conteúdos do seu blog sejam mais variados, o que trará mais atenção e gerará mais tráfego.

Conclusão

Como você viu, realizar o planejamento das publicações pode fazer toda a diferença se o seu blog terá ou não sucesso na internet.

A maior parte dos criadores de conteúdo fracassa por não planejar-se quanto à criação de conteúdos e as publicações realizadas.

Neste texto, portanto, o objetivo foi mostrar para você dicas importantes para realizar o planejamento das publicações do seu blog com eficácia.

Se você está buscando por uma empresa que lhe auxilie na criação de sites, então não deixe de conhecer o trabalho da Web no Rio.

Gostou do artigo de hoje sobre como planejar as publicações do seu blog?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.