Como otimizar as vendas com Search Marketing

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O marketing digital é responsável por proporcionar diversas ferramentas e recursos para que um bom trabalho de divulgação seja realizado. 

O comércio eletrônico cresce cada vez mais com o passar do tempo, e essa expansão tem como principal motivo o fato da internet proporcionar um espaço de oportunidades para qualquer negócio.

Com um faturamento de R$ 53,2 bilhões em 2018, a expectativa é que em 2019 o crescimento desse segmento seja de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Ebit/Nielsen. 

Considerando isso, as empresas devem entender as diferentes formas de se trabalhar com marketing digital, para assim, construírem uma boa estratégia. A seguir, daremos algumas dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce com os meios digitais. Confira! 

Conheça o marketing digital

O marketing digital pode ser considerado um universo especializado e com os próprios termos. Por isso, existem diversos aspectos únicos que, ao serem analisados, ajudam a definir corretamente cada ponto da sua estratégia. Podemos destacá-los como: 

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para os mecanismos de busca. São diversas ações estratégicas que visam melhorar o posicionamento do site, aumentando consequentemente o tráfego vindo da busca orgânica feita nos buscadores.

O SEO faz parte das ferramentas mais eficazes. Pense em um meio segmentado e focado em um público específico. As palavras-chave são estudadas e o site é baseado nessa união.

Então, quando você anuncia seu óleo para cilindro hidráulico, cardan de caminhão ou um serviço de outsourcing de impressão, por meio de uma boa estratégia de SEO você pode ser encontrado por seus potenciais clientes. 

Persona

O marketing digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis criados se baseando em consumidores reais e que representam um comprador ideal. Dessa forma, é possível criar campanhas segmentadas e com uma comunicação mais assertiva.

Lead

Um lead se refere a uma nova oportunidade de negócio. Geralmente são contatos que deixam informações pessoais em troca de algum conteúdo fornecido pela sua empresa.

realizados com a sua empresa. Dessa forma é possível controlar o relacionamento. 

Landing Pages

As páginas focadas totalmente em conversão de leads são chamadas de landing pages. O seu objetivo é oferecer algum conteúdo de valor em troca de informações de contato do usuário. É uma das formas mais utilizadas para a captação de novos leads. 

Use o Google Adwords para impulsionar sua imagem

O Google Adwords é a ferramenta de anúncios pagos do Google, uma das maiores empresas de informação do mundo. Por meio dela, uma organização consegue aumentar a visibilidade do seu site, e a cobrança por isso é feita de acordo com o acesso das pessoas ao seu anúncio.

A publicidade feita no Google Adwords é responsável por 95% da receita do Google, segundo dados divulgados pela Wishpond em 2018. 

Isso mostra a importância dos diversos anúncios disponíveis em plataformas de comunicação, compostas por computadores, tablets e smartphones.

A ferramenta possibilita uma notoriedade maior para o seu site, e isso acontece em um curto período de tempo. Para entender ao certo o que são esses anúncios, podemos pensar em algo prático, pois você com certeza já viu algum deles quando estava navegando na internet.

Pense nas pesquisas que já fez! Ao procurar alguma coisa, por exemplo a palavra “mudança”, os primeiros resultados aparecem indicando a palavra anúncio antes do nome do site, já reparou alguma vez? Essa é uma das formas de atuação do Google Adwords, pois, as empresas que aparecem no topo pagaram por aquela posição.

Por isso, diferentemente da busca orgânica (sites que conquistaram relevância na internet a longo prazo e sem pagar por isso), que posiciona os sites por meio de estratégias de programação e conteúdos, a otimização por SEO, os anúncios não demoram para alcançar o destaque, e ficam no topo enquanto o cliente estiver pagando a campanha.

Busque formas de divulgar sua imagem

As empresas que buscam um alcance maior visando entender como vender pela internet possuem ferramentas e plataformas para essa tarefa.

Para isso, os canais de divulgação são grandes impulsionadores da imagem da sua indústria, e os mais adequados tem a capacidade de trazer um número maior de leads (potenciais clientes qualificados).

Com eles é possível transformar sua comunicação com as empresas, que no caso são os clientes industriais, em um fluxo de informações direcionadas às pessoas certas.

Entre os canais de divulgação mais eficientes estão os sites, blogs, redes sociais e emails, e cada um tem uma linguagem específica. 


De um modo geral, o site funciona como um cartão de visitas, e por isso deve conter as informações dos objetivos da sua empresa. Já os blogs são plataformas que possibilitam realizar a publicação de conteúdos educativos aos seus leads.

As redes sociais integram o grupo de maior expressão no que diz respeito à divulgação online, e por meio delas é possível engajar os seus potenciais clientes de forma leve e descontraída, com publicações divertidas como fotos e vídeos curtos.

Por fim, os emails são tão importantes quanto os outros canais. Isso porque com eles é possível alcançar um outro tipo de público, menos ativo em redes sociais e que passa menos tempo pesquisando as coisas que deseja.

Melhore seus negócios 

Como vimos ao longo deste conteúdo, é importante para a elaboração de uma boa estratégia de marketing digital. Tudo isso e o auxílio de uma gestão empresarial eficiente resultam em um crescimento no seu negócio.

Por isso, o Google Adwords é uma maneira de conseguir visibilidade para a sua empresa, de uma forma rápida e por um baixo custo. Existem 4 formas de se utilizar essa ferramenta, e são elas: a rede de pesquisas, a rede de display, o Youtube e os aplicativos de dispositivos móveis.

Em Essência, o Google Adwords funciona como um leilão, no entanto, existe uma pequena diferença estratégica determinante, e por este motivo, pagar mais não significa maior visibilidade. A qualidade do anúncio em conjunto ao pagamento, sim.

Além disso, o marketing digital permite a realização de trabalhos com personas, que são perfis de clientes ideais para o seu negócio baseado em consumidores reais. 

Seguindo esses pontos e se atentando às diversas funcionalidades do marketing digital, sua estratégia se torna mais assertiva, trazendo mais resultados e impulsiona a imagem da sua empresa. 

Saiba como trabalhar com SEO e melhorar suas vendas Assim, é possível alcançar um número maior de potenciais clientes e, consequentemente alavancar as vendas do seu e-commerce, tudo devido ao bom uso dos recursos existentes na sua estratégia de marketing digital.