Como otimizar a estratégia de pagamentos na sua loja

Uma loja no Brasil, seja em forma física ou digital, depende da taxa de conversão dos clientes para sobreviver. Quanto mais pessoas se tornam clientes, mais sua empresa cresce. E como otimizar a estratégia de pagamentos na sua loja?

Afinal, a etapa de pagamento é a que mais afasta clientes, seja pelo preço ou por não ter as melhores condições de pagamento. Contudo, dá para melhorar essa etapa ao aplicar estratégias para cobrança no processo de pagamento.

E quais são elas? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre como otimizar a estratégia de pagamentos na sua loja!

Por que é importante otimizar o seu processo de pagamento?

Se o seu cliente percebe que não há nenhuma estratégia para melhorar o pagamento da sua loja, ele tende a abandoná-la.

Como dito anteriormente, o processo de pagamento é o que mais afasta clientes da sua loja. Alguns problemas que podem ser observados nessa etapa são: falta de formas de pagamento para clientes e condições de pagamento desfavoráveis.

Para ter sucesso nos negócios, você precisa superar essas dificuldades e tornar o seu negócio mais eficiente. Isso traz benefícios práticos e aprimora a imagem profissional da sua loja.

Ao otimizar seu processo de pagamento, você ganha transparência, eficiência e rapidez nas compras!

Como otimizar a estratégia de pagamentos na sua loja?

Para crescer como loja, você deve aprimorar todas as etapas na transação financeira com seu cliente. Você deve aplicar ótimas estratégias para cobrança, de forma a facilitar o pagamento pelo cliente e o recebimento do seu dinheiro.

Por isso, aqui vão algumas dicas para melhorar as condições de pagamento!

Entenda o processo de pagamento

Num processo ou cadeia de pagamentos, é possível apontar diversos personagens: gateways, antifraudes, adquirentes, bandeiras, bancos emissores, etc. O funcionamento independente deles acaba gerando um grande volume de dados.

A melhor opção é conectá-los e integrá-los numa única plataforma e ferramenta de pagamentos.

Amplie suas formas de pagamento para clientes

As formas de pagamento para clientes são os métodos utilizados para concluir a compra. Na sua loja, deve apresentar o maior número possível de métodos, de forma que todo cliente possa concluir a compra.

Alguns dos mais populares são:

·         Cartão de crédito;

·         Cartão de débito;

·         Boleto bancário;

·         Transferência online;

·         Carteiras digitais.

Segundo o Banco Central (BC), em 2019, havia 123 milhões de cartões de crédito e 132 milhões de cartões de débito no Brasil. Por serem umas das formas mais usadas, sua loja pode dar mais atenção a elas.

Para transação financeira com cartão de crédito ou débito, pode utilizar a máquina Zoom Pay, que oferece as melhores tarifas do mercado para os dois.

Conheça as falhas no processo de pagamento

Se a taxa de conversão de clientes da sua loja não está boa, algo de errado pode estar acontecendo no seu processo de pagamento. É importante que trate de resolver possíveis problemas rapidamente, de forma a converter a transação financeira com o cliente.

Uma boa ideia é já ter uma noção antecipada de possíveis problemas – e formas de resolvê-los rapidamente.

Localize devedores

Uma das melhores estratégias para cobrança é contar com parceiros especializados em obter informações de contato de devedores. No Brasil, há empresas que atuam com banco de dados de informações de consumidores e comerciais.

Isso permite que localize devedores indevidos e receba dívidas não pagas. É uma ótima estratégia para pagamentos com boleto bancário e outros.

Garanta compra com segurança

Deve existir na sua ferramenta de pagamentos sistemas e metodologias de segurança para pagamentos. Uma compra com segurança reduz o risco de fraude e de chargeback, sendo algo essencial para pagamentos.

Adote pagamento recorrente

Uma forma de melhorar os pagamentos da sua loja é adotar a metodologia de pagamento recorrente. Nessa metodologia, o cliente realiza compras de maneira periódica, sendo cobrado dentro desse período.

Dessa forma, a compra é realizada de maneira pré-programada, ou seja, automaticamente.

Torne mais fácil o estorno e cancelamento de transações

Para otimizar a estratégia de pagamentos na sua loja, você deve tornar mais fácil o estorno e cancelamento de compras, sem falhas nesse processo. Ao automatizar isso, você melhora o atendimento e garante a satisfação do consumidor.

A sua loja, seja física ou virtual, deve oferecer a melhor metodologia de pagamento, de forma a aumentar a taxa de conversão de clientes. Como fazer isso? Tornando mais simples cada etapa do processo de pagamento.

Agora que entende como otimizar a estratégia de pagamentos na sua loja, pode perceber que tudo se trata sobre tornar mais simples. Ao tornar mais simples para o consumidor, mais as vendas ocorrem!