Como Não Perder um Candidato High Potential Durante o Processo Seletivo

O processo de recrutamento passou por várias mudanças e surgiu o grande desafio de encontrar o candidato mais adequado. Confira dicas para ser mais eficiente!

Empresas de pequeno porte dificilmente possuem um departamento específico para a área de recursos humanos, e então, o proprietário é quem fica responsável pela contratação de novos funcionários. 

Pode até parecer uma tarefa fácil, mas se a seleção for mal feita, pode resultar em grandes prejuízos, como, perda de dinheiro e tempo. 

Sem falar que, sem querer, o entrevistador pode perder um candidato High Potential sem ao menos perceber.

E, escolher uma nova pessoa para preencher a vaga que há na sua empresa vai muito além do que apenas analisar currículos e realizar entrevistas. 

A pessoa que está entrevistando precisa ter concentração, capacidade de ouvir com atenção, observar bem todas as reações (verbais e não verbais) que o candidato apresenta, fazer perguntas eficientes e entender as reações corporais do mesmo.

Portanto, para que você melhore os processos de seleção da sua empresa, nós trouxemos algumas dicas de extrema importância que vão ajudá-lo a não perder um candidato high potential durante os processos seletivos. Veja!

Dicas para não perder um candidato High Potential

Anúncio da vaga

Inúmeras empresas, ao darem início à um processo de seleção, fazem a divulgação das vagas de uma forma mais genérica, sem especificar corretamente quais serão as atribuições e responsabilidades diárias do candidato selecionado, o que é um grande erro. 

Afinal, quanto mais informações tiver, mais chances de atrair um candidato realmente apto para exercer todas as funções necessárias para o cargo, evitando a perda de tempo com candidatos que não serão úteis para o mesmo.

Competências

Durante o processo de seleção, realize testes que façam o candidato exercer atividades que sejam próximas das que ele deverá fazer quando for contratado. 

Dessa forma você verá se o mesmo possui todas as competências específicas necessárias, o que muitas vezes nem consta no currículo. 

Ouça

Muitos entrevistadores falam, falam e falam e mal deixam o candidato dizer algo. 

Então esteja disposto a ouvir mais do que falar, assim você poderá avaliar da melhor forma se o discurso do mesmo se trata de um candidato high potential e se tudo o que for dito está de acordo com o currículo e com as necessidades da empresa. 

O que eu não devo fazer?

Existem alguns erros que podem ser evitados durante o processo de seleção, os principais são:

  • Fazer a seleção dos profissionais sem antes definir a melhor descrição da vaga e um perfil detalhado do profissional que irá ajudar a empresa;
  • Selecionar o candidato apenas por ter sentido mais afinidade com o mesmo, uma vez que isso poderá acarretar em profissionais na empresa que possuem o mesmo perfil;
  • Aplicar provas/atividades dinâmicas que pouco tem a ver com o trabalho em si. 

Considerações finais

Após realizar todas as entrevistas, sente-se, coloque num papel todas as características e observações feitas a respeito de cada candidato e defina qual é o mais adequado para a empresa.

Não se esqueça de dar um feedback para aqueles que não foram aprovados. Além disso, lembre-se que o foco principal são sempre as pessoas, por isso conduza todo o processo de seleção com muito respeito e profissionalismo.