Como montar uma clínica odontológica?

como montar uma clinica odontologica

como montar uma clinica odontologica

Como montar uma clínica odontológica: o que é necessário?

Você acabou de se formar em odontologia ou então, já exerce essa profissão alguns anos é agora está decidido a abrir o seu negócio próprio, mas, não sabe como montar uma clínica odontológica?

Essa dúvida é mais comum do que você pode imaginar, afinal, na faculdade não é ensinado como abrir a sua clínica e do que você irá precisar para isso.

De fato, para você abrir a sua própria clínica, será necessário levar em consideração diversos fatores importantes, mas, apesar de não ser uma tarefa simples, não há segredos!

Portanto, caso esteja curioso para saber como montar a sua própria clínica odontológica, continue lendo esse conteúdo!

Como montar uma clínica odontológica?

como montar um consultorio odontologico
como montar um consultorio odontologico

Montar uma clínica odontológica não é tão simples e requer, além de um bom planejamento, um investimento inicial.

Em primeiro lugar você deverá considerar se irá abrir um clínica odontológica ou um consultório, pois, ambos possuem as suas diferenças e preços distintos.

Após definir o local em que será a sua clínica e escolher uma área específica para atuar, você deverá realizar os procedimentos obrigatórios para exercer a sua profissão legalmente.

Assim sendo, os documentos para abrir a sua própria clínica odontológica podem variar de acordo com cada região, no entanto, o valor incluindo os equipamentos odontológicos costuma ser:

·   Documentação na Junta Comercial;

·   Registro no Conselho Regional de Odontologia;

·   CNPJ, RG e CPF;

·   IPTU do imóvel;

·   Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;

·   Alvará de funcionamento;

·   Entre outros documentos específicos da cidade…

Após ter feito tudo corretamente, você deverá investir em móveis, equipamentos e instrumentos para trabalhar.

Vale lembrar que para tornar o seu serviço conhecido e atrair o seu público alvo, será necessário também investir em publicidade e estratégias de marketing, alcançando assim possíveis pacientes.

O que é necessário para abrir uma clínica odontológica? 

Antes de abrir a sua clínica odontológica, é preciso ter em mente que você terá, basicamente, dois custos: os fixos e variáveis.

Os custos variáveis são aqueles que não possuem um período para acontecer, portanto, ao abrir a sua clínica, você primeiro irá gastar com os custos variáveis, ao comprar todos os materiais e instrumentos necessários para poder trabalhar.

Desse modo, você poderá encontrar os materiais que precisará na NewDental produtos odontológicos.

A partir de então, você deverá arcar com os custos fixos, aqueles que acontecem, geralmente, por mês ou até mesmo por ano.

Os custos fixos são os responsáveis por manter a sua clínica funcionando, ou seja, é a conta de luz, água, internet, salário de outros funcionários, materiais para estoque, etc…

Qual a diferença de consultório odontológico e clínica odontológica?

Você está decidido a trabalhar por conta própria e abrir o seu negócio, mas, ainda não sabe qual nomenclatura é a correta.

Afinal, qual a diferença entre um consultório odontológico é clínica odontológica?

Basicamente, os consultórios são considerados mais limitados em relação ao atendimento.

Isso porque, o objetivo dos consultórios é prestar atendimento apenas para casos mais simples onde não precisará de cirurgias ou tratamentos mais complexos.

Normalmente em um consultório odontológico trabalha apenas o dentista e uma atendente que cuida da parte do agendamento.

Além disso, para abrir esse tipo de estabelecimento acaba sendo bem mais barato e sem burocracias, pois, não é necessário registrar CNPJ.

Já as clínicas odontológicas costumam ser mais abrangentes por realizarem cirurgias e outros tipos de tratamentos mais complexos.

Ou seja, basicamente as clínicas odontológicas oferecem uma série de serviços em um só lugar.

Contudo, para abrir uma clínica odontológica legalmente, será necessário um investimento maior é que o proprietário registre um CNPJ.

Desse modo, é possível afirmar que o consultório é mais barato e simples para abrir.

No entanto, as clínicas costumam render um lucro maior, já que são mais procuradas.

Quanto ganha dentista com consultório ou clínica própria?

Afinal, quanto ganha um dentista com consultório ou clínica própria?

Bem, um dentista que trabalha em seu próprio negócio, tanto em uma clínica quanto em um consultório, não ganha um salário fixo como outros dentistas, na verdade, o salário desse profissional tende a variar de acordo com diversos fatores, inclusive a região.

Isso porque, dentistas de cidades grandes, geralmente, cobram valores mais caros em comparação com os dentistas de cidades pequenas.

Ou seja, se um dentista do setor privado ganha cerca de R$ 3.000,00 por mês.

Esse valor pode variar para o profissional que trabalha em seu próprio negócio, alcançando até mesmo um pouco mais que esse valor, pois, além dos ganhos relacionados às suas consultas e procedimentos, também poderá ganhar sobre a contratação de outros dentistas.

Conclusão

Sem dúvida, a odontologia é uma área que tem crescido cada vez mais ultimamente, pois, a demanda por esses profissionais está cada vez maior.

Portanto, Sem dúvida, é uma área bastante promissora para atuar atualmente, no entanto, muitos profissionais ainda não sabem como montar uma clínica odontológica.

Esse procedimento, apesar de parecer complicado, basta apenas ter um bom planejamento e um investimento financeiro.

Além de legalizar toda a documentação, para que você possa começar a trabalhar por conta própria.

Assim sendo, caso ainda possua alguma dúvida em relação ao conteúdo ou queira acrescentar outra informação, não esqueça de deixar o seu comentário!